Um ponto de grande destaque em uma obra corporativa deve ser o isolamento térmico do projeto. Diversos são os fatores que podem determinar a importância desse investimento, os quais vão da segurança à saúde dos colaboradores. Mais do que isso, porém, há inúmeras vantagens que a prática pode trazer ao escritório. Sendo assim, seja nas paredes, no forro ou no telhado, é interessante verificar sua necessidade.
Para entender mais sobre isolamento térmico, fique atento aos parágrafos abaixo. Neles, poderá entender o que é esse conceito, como ele funciona, qual sua importância e como aplicá-lo na prática.
O que é isolamento térmico?
De forma bastante direta, pode-se definir o isolamento térmico como uma técnica para reduzir a entrada ou saída de calor. Ela pode ser instalada nos mais diversos projetos, mas apresenta uma grande importância no ambiente comercial. Em especial, isso se dá por conta do maquinário utilizado, bem como os materiais ali presentes e a saúde dos colaboradores.
Algumas são as maneiras de investir nessa estratégia, existindo mais de uma possibilidade para isso. É possível escolher entre várias opções, as quais podem variar de acordo com a obra e as necessidades específicas de sua empresa. Da mesma forma, cada alternativa pode apresentar características, custos e tipos de instalação diferentes.
Qual a importância do isolamento térmico?
Como pode-se imaginar, há mais de um motivo para investir no isolamento térmico em uma empresa. Locais mais frios tendem a aplicar essa estratégia para evitar que o calor saia dos escritórios. O contrário também é verídico, visto que em lugares mais quentes, como o Brasil, utiliza-se da técnica para prevenir a entrada das altas temperaturas no espaço comercial.
Com isso, é possível compreender que uma de suas principais funções é a de garantir o bem-estar dos colaboradores no que diz respeito ao clima. Além disso, há diversos outros benefícios que podem ser verificados ao apostar nessa prática. Estes, como você verá mais abaixo, podem estar ligados a inúmeros pontos, que vão da economia de energia à saúde de sua equipe e a redução de custos.
Quais são as vantagens do isolamento térmico?
Sem dúvida alguma, investir no isolamento térmico pode trazer diversas vantagens, não somente à empresa, mas também a seus empregados. A justificativa para isso está nos inúmeros pontos que podem ser afetados ao se aplicar tal tecnológica no ambiente corporativo. Assim, pode-se citar como os mais importantes benefícios da estratégia itens como os que seguem.
Isolamento termoacústico
Ao mesmo tempo em que a temperatura é um problema comum, principalmente em indústrias, os ruídos também podem atrapalhar. Dessa forma, o isolamento térmico apresenta relevância similar ao isolamento acústico. O que pouca gente sabe, entretanto, é que as duas situações podem ser solucionadas com a mesma ideia.
Dos tipos de isolante que você conhecerá mais abaixo, alguns possuem a capacidade de te auxiliar nos dois casos. Isso significa que, com um investimento, você pode se livrar das altas temperaturas, bem como dos barulhos que tanto interferem na rotina de sua organização. Dessa forma, esse se apresenta não somente como um, mas dois diferenciais da prática.
Saúde dos colaboradores
Como explicado em alguns pontos este texto, a temperatura no ambiente de trabalho pode interferir diretamente na saúde de sua equipe. Não é difícil, por exemplo, ouvir histórias de profissionais que sofreram com pressão baixa e até desmaios por conta do espaço abafado. Logo, investir em soluções para isso representa uma preocupação, também, com a saúde de seus colaboradores.
Indiretamente, porém, esse tópico pode trazer muitos outros benefícios, já que com a saúde boa, os empregados podem se focar no trabalho. O clima organizacional como um todo ficará melhor, bem como a produtividade da companhia, que será menos influenciada por fatores externos.
Normas e Segurança
Se faz preciso destacar que existem normas para o funcionamento de uma empresa, e elas incluem a temperatura no ambiente de trabalho. Conhecida como NR-17, a lei determina que esta deve estar entre 20°C e 23°C para garantir o bem-estar dos profissionais. Com isso, entende-se que essa passa a ser também uma exigência legal.
Por outro lado, há uma legislação no que diz respeito à segurança dos funcionários e de todo o entorno de uma indústria. Sabendo disso, é interessante verificar as normas específicas para seu caso. Em muitas situações, determinados equipamentos e ferramentais necessitam de isolamento térmico para não afetarem a comunidade local.
Sustentabilidade na empresa
Passando agora para um ponto mais natural, é legal ter como foco de sua empresa a sustentabilidade. Em especial no mundo atual, levantar essa bandeira e, de fato fazer algo por ela, representa muito, inclusive em termos de imagem. Dessa forma, por que não trocar os aparelhos de ar-condicionado por uma solução que gaste menos energia?
Essa é uma das ideias por trás da aplicação do isolamento térmico em espaços comerciais. Isso se dá porque, ao aderir a tal prática, você consegue, com menos investimento, diminuir a temperatura de espaços fechados, trazendo todos os benefícios aqui citados e ainda auxiliando o planeta e a natureza.
Redução de custos
Seguindo a lógica do tópico acima, fica bastante simples compreender que esse investimento trará uma considerável economia de energia. Por consequência, então, a conta de luz da empresa será muito mais baixa, refletindo diretamente nos custos da organização para se manter ativa e operante.
Entende-se, portanto, que a substituição, ainda que gradual, de um ar-condicionado para empresas pelo isolamento térmico é extremamente benéfica. Não que uma solução acabe por completo com a necessidade da outra, mas qualquer impacto nesse sentido pode te trazer economia, além da sustentabilidade mencionada anteriormente.
Onde aplicar o isolamento térmico?
Outra dúvida bastante comum quando há essa discussão está no local ideal para se aplicar o isolamento térmico. A verdade, porém, é que não existe uma única opção para isso, sendo possível investir na instalação da técnica no telhado e nas paredes de uma construção. Em geral, a primeira opção é mais indicada para locais com clima extremamente quente.
Essa, entretanto, é apenas uma das variáveis utilizadas para definir a melhor alternativa. Para ter mais certeza e acertar na hora da definição, o mais indicado é contar com um escritório de arquitetura corporativa para te auxiliar. Esse tipo de empresa terá os profissionais com conhecimento e experiência para definir o que é melhor para você.
Quais são os tipos de isolamento térmico?
Definido o local que receberá o isolamento térmico, chega o momento de compreender qual o tipo de material será utilizado. Novamente, sugere-se o acompanhamento de um profissional, em especial porque muitas são as possibilidades disponíveis no mercado. Das mais baratas às mais caras, das mais sustentáveis às mais poluentes, das mais modernas às mais clássicas. De fato, opção aqui é o que não falta, como você pode ver na lista a seguir:
- Aglomerado de cortiça;
- Espuma de poliuretano;
- Fibra de vidro;
- Hidrossilicato de cálcio;
- Lã de poliéster;
- Lã de rocha;
- Manta de fibra cerâmica;
- Perita expandida;
- Poliestireno expandido;
- Poliestireno extrudado;
- Vidro celular.
Há outras formas de melhorar o isolamento térmico?
Um ponto de destaque nesse discussão está na possibilidade de investir no isolamento térmico de maneira indireta. Na verdade, o foco aqui está em garantir uma redução da temperatura interna do escritório sem, necessariamente, realizar uma reforma. Para isso, você precisará de conhecimento para buscar por soluções interessantes com este fim.
O próprio projeto arquitetônico pode te auxiliar aqui, com mais janelas, locais abertos e boa circulação de ar. Itens como divisórias de cobogó conseguem deixar o clima mais agradável, assim como colocar mais plantas no escritório. Há outras soluções próprias para isso que podem ser encontradas facilmente, como mantas térmicas e até mesmo pisos frios.
Como escolher o isolamento térmico ideal?
Com todo esse conhecimento adquirido nos parágrafo acima, é natural querer descobrir a melhor opção para seu caso. O que ocorre, porém, é que essa é uma resposta que apenas uma empresa de arquitetura corporativa ou arquiteto terão. Como explicado, diversos itens devem ser analisados antes de se chegar a essa decisão.
O primeiro a se avaliar é a posição da construção no terreno e a incidência solar no escritório. Além disso, a quantidade de pessoas que ficarão no espaço e sua localização geográfica também interferem diretamente na escolha. Não à toa, todo esse estudo deve ser feito logo no início do projeto para permear todo seu restante.
Invista em um bom isolamento térmico para sua empresa!
Não é novidade alguma que a temperatura dentro de um ambiente pode interferir diretamente no bem-estar e na produtividade de um profissional. Sabendo disso, nada mais lógico do que investir em maneiras de garantir o isolamento térmico de seu escritório e, assim, oferecer o melhor espaço a seus colaboradores. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!