O investimento em iluminação LED para escritório tem crescido muito, em especial na última década. Os benefícios da tecnologia são inúmeros, o que fez com que consumidores de todos os perfis buscassem por essa alternativa. De projetos residenciais a corporativos, a utilização desse pequeno ponto de luz se tornou tendência onde quer que se vá.
A lógica para isso está em diversos fatores, que vão da sustentabilidade à economia de custos. Mais do que isso, essa é uma solução versátil, se adaptando facilmente a qualquer situação. Seu espaço de home-office pode ter uma fita sobre a escrivaninha, assim como uma grande sala de reuniões pode ter a tecnologia no teto. Em ambos os casos, porém, o resultado é benéfico para você e para o meio ambiente.
Para entender mais sobre a iluminação LED para escritório, confira o texto abaixo. Nele, compreenderá o que é essa ferramenta, quais seus diferenciais, suas vantagens e como utilizá-la. Com isso, terá tudo para modernizar seu ambiente de trabalho e trazer mais luz a ele!
O que é iluminação LED para escritório?
Antes de se aprofundar na aplicação de todo esse conceito na prática, se faz preciso compreender seu funcionamento. Assim, é bom entender que o LED — Light Emitting Diode, do inglês — é um componente eletrônico capaz de emitir luz visível. Para isso, ele transforma a energia elétrica em energia luminosa por meio do processo de eletroluminescência.
Sua lógica, então, é que a fita de iluminação LED para escritório dentro da lâmpada gera luz quando percorrida por uma corrente elétrica. A ausência do filamento torna possível que esse modelo não produza tanto calor quanto seus concorrentes. Dessa forma, é possível dizer que essa é uma tecnologia mais limpa, segura e confiável. Não à toa, sua utilização em ambientes comerciais é extremamente indicada, em especial pela luz mais confortável.
Qual a diferença entre iluminação LED para escritório e outros modelos?
Na hora de optar pela iluminação de escritório ideal, são 3 as principais opções que você encontrará. Em geral, serão ofertadas a você lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de LED. A primeira possibilidade deixou de ser fabricada, ainda que esteja à venda em alguns locais. Para entender melhor cada uma delas, então, nada melhor do que uma comparação entre suas principais características.
- Incandescente: Oferece baixo custo de aquisição, porém um consumo extremamente elevado. Transforma apenas 5% da energia em luz e o resto em calor, o que explica a baixa qualidade e luz amarelada. Sua vida útil chega no máximo às 1.000 horas.
- Fluorescente: Disponível tanto em modelos tubulares quanto compactos, oferece 8 vezes mais duração. Com isso, chegam às 8.000 hora de visa útil, com luz clara e qualidade relativamente boa. Apresenta custo mediano entre as 3 opções.
- LED: A iluminação LED para escritório pode ser a mais cara, mas compensa isso com sua durabilidade. O modelo oferece 80% mais economia de energia e vida útil de 20.000 a 50.000 horas. Também são ecologicamente corretas, apresentam luz branca e não emitem calor.
Vantagens da iluminação LED para escritório
Com o que foi dito acima, é possível compreender que existem muitas vantagens em optar pela iluminação LED para escritório. Ainda assim, esses benefícios vão além do que você já sabe, podendo atingir os mais diversos departamentos de uma empresa. Por isso, pode-se mencionar como os principais os que seguem:
Qualidade da luz
Quando comparada a outros modelos, a lâmpada de LED apresenta uma qualidade de luz superior. Isso significa, na prática, que você pode aumentar a produtividade de sua equipe apenas mudando a iluminação. O motivo para isso está relacionado ao cansaço visual que os demais causam, principalmente pela presença de mercúrio. Em especial, utiliza-se essa estratégia em grandes corporações, em que os colaboradores ficam unidos em espaços amplos e precisam de foco. Ainda falando da luz, é bom citar que a tecnologia apresenta a opção de modificar a tonalidade do ambiente apenas com um toque no controle remoto.
Segurança
Um ponto importante a se destacar nessa discussão diz respeito à saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Diferentemente das outras opções, a iluminação LED para escritório não emite radiação ultravioleta nem possui substâncias tóxicas como o mercúrio. Além disso, a tecnologia também apresenta baixa irradiação térmica, o que significa menos calor no espaço. Indiretamente, portanto, é uma solução viável para problemas de calor e mais barata que o ar-condicionado. Por fim, as lâmpadas necessitam de baixa voltagem, diminuindo drasticamente as chances de choques e acidentes na hora de sua troca.
Economia
Não é possível falar de lâmpadas LED e não mencionar a economia de custos que elas oferecem. Esta pode vir nos mais diversos momentos e situações, como o caso da temperatura mencionado acima. Mais do que isso, porém, sua durabilidade faz com que as trocas constates sejam coisa do passado. Também pesa aqui a economia de energia que elas geram, que pode chegar aos 80%. Sendo assim, mesmo que o valor de instalação da iluminação LED para escritório seja um pouco maior, seu custo-benefício compensa ao longo dos anos.
Durabilidade
Este é um ponto já mencionado mais de uma vez nos parágrafos acima, mas que merece um tópico somente seu. De fato, as lâmpadas com a tecnologia LED apresentam uma vida útil muito superior a qualquer outro modelo disponível no mercado. Como comparação, ela dura cerca de 25 vezes mais que a incandescente e 3 vezes mais que a fluorescente. Na prática, isso significa que seu uso em horário comercial pode levar a mais de 10 anos sem necessidade de troca. Por isso, na hora da reforma do escritório, pense em quanto você poderá economizar na próxima década com esse investimento.
Sustentabilidade
Outro ponto a se destacar aqui está no fato de a iluminação LED para escritório ser muito mais sustentável. Obviamente que os fatores mencionados acima, como durabilidade e economia de energia auxiliam. Mas isso não é tudo que a tecnologia oferece ao meio ambiente. Não há substâncias tóxicas em sua composição, e em seu processo de fabricação não são emitidos poluentes. Além disso, quase 98% do item pode ser reciclado, o que representa menos lixo e desperdício. É bom ressaltar também que, muito mais que uma estratégia de comunicação, a sustentabilidade representa o futuro da sociedade como um todo.
Como usar iluminação LED para escritório?
Na hora de iluminar seu ambiente de trabalho, há diversas maneiras de utilizar as lâmpadas LED. Um dos grandes diferenciais dessa tecnologia, inclusive, é sua versatilidade, já que pode ser aplicada em diversos pontos do escritório. Mais do que isso, há formas diferentes de se aproveitar da técnica dependendo da situação ou do cômodo.
Iluminação de LED direta
Para iluminar um espaço grande, como uma sala de reunião, muitas empresas optam pela iluminação direta. Nesse caso, a luz é direcionada sobre o elemento que necessita dela, como a mesa desse ambiente. Com isso, há mais praticidade para evidenciar dados ou analisar relatórios. Há que se ter, entretanto, muito cuidado ao aplicar a técnica. Em especial, tome cuidado com o direcionamento da luz, para que esta não atrapalhe os presentes. Da mesma forma, tenha atenção ao seu posicionamento, evitando que ela forme sombras que atrapalhem o trabalho.
Iluminação de LED indireta
Em alta tanto em residências quanto em espaços corporativos, a luz indireta é uma das tendências do momento. Sua função é contrária ao do tópico acima, já que visa suavizar a iluminação. Seu objetivo, então, não está em destacar um elemento em específico, mas sim criar um ambiente mais acolhedor, intimista e confortável. Se utilizada com maestria, pode ser complementada com móveis para escritórios que repliquem esses sentimentos. Para isso, o mais comum é ser instalada em gesso rebaixado ou em forros de teto. Ainda assim, pode se adaptar a outras superfícies tranquilamente.
Fitas de iluminação de LED
Uma moda que surgiu na internet e conquistou empresas de arquitetura corporativa e arquitetos é a fita de LED. Aqui, utiliza-se de faixas com o luminoso para destacar pontos específicos de um ambiente, normalmente de maneira indireta. Muito úteis na decoração de escritórios, se apresentam como um elemento barato, de fácil aplicação e baixa manutenção. Não à toa, já se tornaram os preferidos em muitos casos de iluminação LED para escritório. Pesa a seu favor também o fato de poderem apresentar diversas cores, o que faz com que o ambiente possa se adaptar a diferentes situações.
Iluminação de LED decorativa
Ainda que as fitas de LED possam ser utilizadas para decorar, elas não são as únicas possibilidades. Em alguns casos, o desejo é destacar algum elemento que não necessariamente tenha a ver com o espaço. Este pode ser uma estátua, um quadro para escritório ou mesmo uma planta. Aqui, não há um objetivo prático, mas somente estético, o que não diminui em nada sua importância. Por meio de spots ou mesmo abajures, se faz possível realçar um objeto e reafirmar a harmonia da decoração.
A iluminação LED para escritório é mais que uma tendência!
Muitos podem pensar que essa é apenas uma moda, ou ainda uma tendência que passará com o tempo. A realidade, porém, é que a iluminação LED para escritório é um elemento que veio para ficar na arquitetura corporativa. Motivos para isso não faltam, o que torna essa uma aposta mais do que certa. Para conseguir bons resultados, entretanto, o mais indicado é contar com parceiros que te auxiliem ao longo de todo o processo.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!