Ginástica Laboral? Antes de começarmos, vale a pena ressaltar o que é. Essa ginástica consiste em uma atividade que se destina aos colaboradores de uma empresa durante sua jornada de trabalho. Possui um curto período de tempo, de aproximadamente 10 ou 15 minutos. Essa atividade irá apresentar técnicas de alongamento, percepção corporal, respiração, postura corporal e melhor funcionamento dos músculos.
Há inúmeros benefícios da ginástica laboral, tais como: auxílio em alguns sistemas do organismo, como cardíaco, respiratório e esquelético; precaução de doenças relacionadas ao cotidiano no trabalho, conhecidas como ocupacionais; ajuda também com a consciência corporal; auxilia no combate a fadiga, esgotamento e monotonia do trabalho.
As empresas que prezam pela saúde dentro e fora de seus recintos, acabam ganhando em diversas áreas, afinal, um colaborador saudável irá produzir muito mais! Do contrário, quando a organização deixa de focar na saúde de seu funcionário, ignorando seus problemas, os mesmos podem sofrer por fatores que irão influenciar nos resultados. Uma vez que poderão vir a sofrer com má postura, esforços repetitivos e com o tempo, desenvolver LER (lesão por esforços repetitivos) isso tudo irá repercutir na empresa, pois passará a ter colaboradores exaustos e com baixo rendimento.
Após essa apresentação, vamos então conhecer um pouco mais sobre a ginástica laboral! Uma atividade simples, praticamente sem custos e que irá afetar de maneira positiva a empresa e seus colaboradores!
História da ginástica laboral
Ao que se trata da origem, é importante nos atentarmos para o significado do nome. Laboral significa trabalho, logo, consiste em uma ação realizada dentro do contexto de trabalho. Tudo começou na Polônia, em 1935. Inicialmente se chamava ginástica de pausa, e somente na década de 60 que a ginástica laboral ganhou o mundo, chamando mais a atenção nos países da Europa e no Japão, e neste último, a GLC (Ginástica Laboral Compensatória) passou a ser uma atividade obrigatória nos escritórios.
Leia também: 10 plantas ideias para se ter em escritório
Aqui no Brasil essa atividade ganhou forma através da escola de educação FEEVALE, após a criação de um projeto chamado GLC e recreação e se aperfeiçoando ainda mais com as colocações do americano Kenneth Cooper trazendo a dinâmica de maneira mais adequada com o nosso contexto. Podemos então traçar uma definição simples de programa de recuperação e manutenção da qualidade de vida e a promoção do lazer, estruturada e focada no local de trabalho!
Conheça algumas formas de ginástica laboral
Ginástica Preparatória
São alguns exercícios realizados no início da jornada de trabalho. Possuem duração de 10 a 20 minutos e seu objetivo principal consiste no preparo do colaborador para sua respectiva tarefa, sendo assim, irá aquecer a musculatura que será trabalhada com mais intensidade ao longo do dia, favorecendo assim o despertar para a rotina.
Essa fase irá aumentar a pressão sanguínea fazendo com que os músculos estejam prontos para iniciar uma atividade. Com a oxigenação dos músculos e a mente desperta e focada na ação, a disposição e capacidade de concentração do sujeito são elevadas e ele estará pronto para o trabalho!
Ginástica Compensatória
Com uma duração também de 10 a 20 minutos, visa interromper a monotonia operacional. Visando compensar os esforços repetitivos e as posturas incorretas por meio das pausas e exercícios específicos.
Ginástica de Relaxamento
Essa ginástica acontece no fim do expediente e possui o mesmo tempo de duração das outras já citadas.
O objetivo dessa atividade é focado em alongar e oxigenar as estruturas musculares realizadas nas tarefas durante a jornada de trabalho, a fim de evitar o acúmulo de ácido láctico e então, prevenir as prováveis instalações de lesões.
Como funciona?
Normalmente quem conduz são profissionais capacitados, como educadores físicos e fisioterapeutas. Afinal são condutas que não precisam de aparelhos ou lugares específicos, podem ser realizadas dentro do escritório ou na própria estação de produção.
Como acontece nas academias, em que o treinador ajusta os exercícios para cada indivíduo, de forma única, é importante que os instrutores da ginástica laboral também adequar os exercícios para seu público alvo, levando em conta o ambiente, o número de pessoas, a intensidade dos exercícios e suas respectivas funções. Tais atividades são simples, focando no alongamento e relaxamento, de forma prática e precisa para que não se torne inoportuna e exaustiva.
Benefícios da ginástica laboral
– Prevenção de doenças: A cada ano aumenta o número de pessoas de diversas idades que apresentam sinais e agravamentos de doenças como Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Aumenta também as complicações lombares, dores nas costas e doenças crônicas na coluna, por decorrência de má postura e tempo excessivo nessas posturas. Portanto a inserção de atividades laborais antes, durante e ao fim do expediente de trabalho visão a melhora para essas complicações.
-Fortalecimento e relaxamento muscular: Para quem fica em uma única posição o dia todo, é importante que ocorra o fortalecimento de alguns músculos específicos para tais funções, uma vez que aconteça esse fortalecimento muscular, a oxigenação fará com que as células estejam adaptadas para realizar tarefas durante um longo período. Bem como o relaxamento fará com que essas regiões musculares possam ter uma pausa e então trabalharem novamente de maneira menos desgastante. Novamente a oxigenação se torna uma grande aliada na prevenção de enfermidades.
– Aumenta a qualidade de vida no trabalho (QVT): Uma vez que o colaborador está realizando atividades físicas constantes, irá liberar uma substância denominada endorfina. Com bons níveis de endorfina, acontecerá a redução de estresse e aumento do bem-estar, o que tornará o ambiente menor aversivo e mais gratificante para o sujeito, portanto a vida na empresa passará de exaustiva para agradável!
– Diminuição nos afastamentos e faltas dos colaboradores: Com a melhora na qualidade de vida dentro da organização, os índices de afastamento e ausências no trabalho tendem a diminuir. A atividade física no contexto de trabalho auxilia na prevenção e combate do sedentarismo. Afinal resistência muscular e cardiorrespiratória são trabalhadas e melhoradas, diminuindo assim o afastamento por pressão alta e crises diabéticas, além do combate ao estresse e ansiedade.