Uma das maiores dificuldades de grandes empresas está em conciliar a Geração X no trabalho junto aos demais profissionais. Como um resumo, pode-se dizer que esses são colaboradores mais experientes, com anos de carreira e muito conhecimento. Todas essas características, porém, não os salvam da evolução incontrolável da tecnologia nas últimas décadas.
Enquanto na comparação com os Baby Boomers eles são inovadores, e realidade é oposta com outros públicos. Ao se juntar às gerações Y e Z, as diferenças ficam muito evidentes, complicando sua situação no mercado. A dúvida que fica, então, é sobre a maneira como tanto o Brasil quanto outros países irão lidar com esses profissionais. Extremamente capacitados, eles não podem ser simplesmente descartados.
Para entender melhor toda a situação envolvendo a Geração X, confira os parágrafos a seguir. Neles, poderá compreender mais afundo seus atributos, bem como as dificuldades para eles e para as empresas nessa relação.
Quem é a Geração X no trabalho?
Antes de iniciar a discussão a respeito da Geração X no mercado de trabalho, se faz preciso, primeiro, compreender quem são essas pessoas. Ainda que existam dúvidas sobre o período correto, tem-se como padrão considerar estes os nascidos entre o final da década de 1960 e o início da década de 1980. Dessa forma, são colaboradores que se encontram, hoje, com algo entre 42 e 62 anos.
Muitos deles começaram a trabalhar cedo, fazendo com que já tenham mais de 30 ou 40 anos de carreira. Com isso, apresentam muita experiência e um grande conhecimento técnico sobre produtos, serviços e estratégias. Ainda assim, demonstram dificuldades para se manter atualizados, principalmente com a tecnologia. Também contam, em geral, com salários mais altos e mais benefícios. Infelizmente, então, são substituídos no ambiente corporativo por profissionais mais jovens e que ganham menos.
Quais as características da Geração X no mercado de trabalho?
Para entender melhor toda essa situação, se faz preciso compreender as características desse público. Somente assim é possível analisar a situação em que esses trabalhadores se encontram e, dessa forma, buscar por soluções. Com isso em mente, abaixo você poderá encontrar alguns dos aspectos mais marcantes da Geração X e como eles influenciam em sua imagem no mercado.
Experientes e conhecedores
Em sua grande maioria, as pessoas da Geração X que estão no mercado de trabalho contam com uma vasta experiência. São anos e anos, mais de décadas atuando nos mais diversos setores, realidades políticas, financeiras e sociais. Por conta disso, esses são profissionais que dificilmente se depararão com algo em que não tenham alguma experiência. Dessa forma, se apresentam como grandes aliados em momentos de crise, guiando os mais novos pelos caminhos mais fáceis. Os quais descobriram sozinhos, com esforço e sofrimento próprio.
Gostam de estabilidade
Uma das grandes diferenças desses profissionais para os mais jovens está na valorização da estabilidade. Em sua grande maioria, eles procuram não se arriscar e gostam de aproveitar a previsibilidade. Na prática, então, evitam fazer grandes mudanças de carreira, até por conta de suas vidas. Boa parte deles conta com famílias para sustentar e, por isso, não se podem dar ao luxo de errar, ao contrário da Geração Y. Para as empresas, essa é uma característica importante e que dá segurança para projetos duradouros.
Focados e eficientes
A Geração X é muito respeitada no mercado de trabalho, e motivos para isso não faltam. Além dos pontos citados acima, vale ressaltar que esse é um grupo extremamente focado nas empresas, sempre buscando exercer da melhor maneira suas atividades. Não à toa, muitos deles se encontram em cargos de liderança, já que conseguem aliar todas as suas qualidades para guiar os demais. E isso, para as corporações, representa produtividade, algo extremamente valioso. Contar com tais profissionais se apresenta, então, como um grande diferencial competitivo.
Despreocupados com a saúde
Um ponto que desfavorece muito a Geração X no trabalho é que estes indivíduos, em sua maioria, deixaram de cuidar da saúde para focar em suas carreiras. Nos seus anos de auge não sentiram nenhum problema, mas hoje começam a sofrer os efeitos dessa escolha. Tanto emocionais como físicas, essas limitações podem atrapalhar seu desenvolvimento dentro de uma empresa, ainda que apresente resultados favoráveis. Felizmente, muitos já perceberam este ponto e investem em formas de melhorar sua saúde.
Quais os desafios da Geração X no trabalho?
Descritas suas principais características, chega o momento de entender as dificuldades da Geração X. Para isso, se faz preciso compreender não apenas suas limitações, mas a forma como o mundo ao seu redor se desenvolveu e as outras gerações surgiram. A somatória desses dois pontos traz desafios importantes e que explicam a situação dos profissionais atualmente.
Lidar com tecnologia
Não é novidade para ninguém que grande parte dos participantes dessa comunidade tem sérios problemas ao lidar com a tecnologia atual. Há, entretanto, inúmeras justificativas para isso, visto que grande parte dos itens utilizados hoje em dia não existiam quando estes começaram suas carreiras. Por conta disso, há um enorme desafio não somente em utilizar, mas também em entender o funcionamento e a lógica dos gadgets. E, quanto mais ela evolui, maiores são as dificuldades.
Concorrer com os mais jovens
Parece muito simples notar que, ao longo dos anos, a competitividade no mercado de trabalho cresceu muito. Para se diferenciar, então, os mais jovens investem o que tem e o que não têm em seus currículos. Com isso, é comum encontrar profissionais com menos de 30 anos, duas graduações, uma pós-graduação, um MBA, três idiomas e experiência internacional. Ainda que dependam da experiência prática, eles apresentam conhecimento teórico que a Geração X não dispõem. Dessa forma, essa concorrência, hoje, em dia, acaba dificultando ainda mais as coisas.
Atuar de forma multifuncional
Outro desafio nesse contexto diz respeito à multifuncionalidade, ou seja, conseguir exercer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Enquanto a Geração X no trabalho é ótima em ser focada, os mais novos fazem diversas tarefas ao mesmo tempo. A explicação lógica para isso está em sua vivência, com televisão ligada, celular na mão no WhatsApp e Facebook e ainda conversando com os presentes. Em um mundo que obriga a produtividade, este é um fator negativo para o grupo dos mais experientes.
Se adequar aos ambientes informais
Por fim, se faz preciso destacar que, há algumas décadas, os ambientes corporativos eram extremamente formais. Ternos, gravatas, vestidos, salto alto e uma requintada maleta faziam parte do código de vestimenta. O próprio vocabulário e a forma de se expressar eram mais sérios. Imagine, portanto, quem cresceu nesse mercado tentar se adequar a uma startup inspirada no Google. Bermudas, chinelo, trabalho home office e mesas de ping pong no meio do escritório. Essa é uma realidade muito distante e ilógica para este grupo.
Quais os desafios das empresas ao contar com a Geração X no trabalho?
Ao mesmo tempo em que os membros da Geração X enfrentam inúmeros desafios, as empresas também quebram a cabeça. Em geral, elas querem aproveitar de todo esse conhecimento e experiência para prosperarem. O que acontece, porém, é que encontram dificuldade em se adequar a esse público, em especial no sentido tecnológico. Outros pontos a se destacar são os que seguem.
Simplificar processos burocráticos
Analisando tudo o que foi descrito acima, é simples compreender que processos complicados e burocráticos podem afastar os profissionais da Geração X. Em especial, pode-se considerar os que contam com tecnologia como os mais difíceis. Assim, diversas são as companhias que visam simplificar esses processos e torná-los mais fáceis para auxiliar esse público. Mas do que isso, investem em treinamentos corporativos para disponibilizar as ferramentas necessárias para que haja esse entendimento.
Incentivar o diálogo intergeracional
Uma situação bastante comum, principalmente em grandes empresas, é que se formem pequenos grupos. Mais costumeiro ainda é quando os colaboradores mais experientes são excluídos dessas panelinhas. Com isso, ocorre uma divisão, fazendo a Geração X ficar distante no trabalho. Incentivar no diálogo intergeracional, então, se apresenta como uma excelente alternativa. Dessa forma, os profissionais entram em contato com os demais, criam vínculos e passam a entender melhor a realidade dos outros. Por fim, acabam aceitando suas diferenças e trabalhando melhor em equipe.
Valorizar esses colaboradores
Existe uma linha muito tênue no que diz respeito à valorização de um colaborador dentro de uma empresa. Em alguns casos, investe-se no conceito da meritocracia, enquanto em outros há um manual mais claro. Independentemente da estratégia, é preciso valorizar os profissionais da Geração X, seja com salário e benefícios, seja com cargos e premiações. A maneira como se age aqui não é o foco, mas sim a presença ou não dessa visibilidade aos funcionários com mais tempo de casa. Normalmente, se sentem importantes e tendem a render mais com tal situação.
Se preocupar com a saúde
Obviamente, junto com a idade surgem os problemas de saúde, principalmente em um grupo que se descuidou dela, como visto em suas características. Com isso, as empresas devem, sim, investir em formas de adaptar o ambiente para seus colaboradores mais experientes. Melhorar a ergonomia de todo o escritório é uma decisão sábia, não somente para eles, mas para toda a equipe. Da mesma forma, apostar em benefícios que incluam convênio médico, odontológico e de atividades físicas também se apresenta como uma excelente alternativa.
Como lidar com a Geração X no mercado de trabalho?
Infelizmente, ocorre atualmente um grande preconceito contra os profissionais da Geração X no trabalho. Um termo, inclusive, já foi criado para descrever tal fato: etarismo. Com isso em mente, as empresas devem compreender a importância dos mais velhos na formação de uma grande organização. Mais do que isso, devem prover a eles a estrutura necessária para que possam render o esperado. Para isso, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
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