Chegando à sua vigésima edição, a Expo Revestir 2022 aconteceu entre os dias 8 e 11 de março, em São Paulo. O evento, um dos mais importantes para casa, decoração, arquitetura e design, reuniu alguns dos principais fabricantes e fornecedores do mercado. Não à toa, milhares de pessoas se dirigiram ao Transamerica Expo Center para conferir de perto os lançamentos. Ainda seguindo os protocolos de segurança e sanitários por conta da pandemia, a feira atraiu a atenção da mídia e do público especializado.
Ficou interessado? Confira nos parágrafos a seguir o que de melhor aconteceu na Expo Revestir 2022. Das tendências apresentadas aos lançamentos mais aguardados, esse foi um evento para começar o ano com o pé direito.
O que é a Expo Revestir?
Para quem não está familiarizado, a Expo Revestir é a principal feira do setor, misturando arquitetura, design, inovação e negócios. O evento chegou à sua 20ª edição com bastante expectativa após uma versão 100% virtual em 2021. Agora, a estratégia foi dividir a experiência em duas, física e virtual. A ideia, portanto, era de atingir aos mais diversos públicos, além de oferecer essa vivência ao maior número possível de interessados.
Pela primeira vez no modelo híbrido, o evento pôde levar suas apresentações a todos os cantos do país e do mundo. Enquanto presencialmente era possível analisar de perto novos produtos, no online uma seleção de conteúdo era apresentada a profissionais, estudantes e empresas do ramo. Com isso, ao longo dos 4 dias de duração, os visitantes e espectadores puderam adquirir conhecimento, fazer network e se atua
lizar.
A Expo Revestir 2022 presencial
Ao optar por dividir a feira em duas, os desafios da Expo Revestir foram maiores em 2022. Para o evento presencial, o investimento foi grande, contando com cerca de 200 expositores na capital paulista. Dentre estes, encontravam-se grandes nomes do mercado, como Coral, Deca, Duratex, Portinari, Portobello, Quatzolit e Tarkett. E, como esperado, as empresas não pouparam esforços para se destacar.
Os estandes, além de muito bem apresentados, contavam com peças para os mais diversos gostos e necessidades. De divisórias diferenciadas a lindos porcelanatos, passando por rodapés iluminados e incríveis banheiras, de tudo era possível encontrar. De fato, este foi um prato cheio para quem se interessa pela arquitetura e deseja inovar em seus próximos projetos.
A Expo Revestir 2022 virtual
A segunda modalidade do evento contou com um formato já conhecido para os que acompanharam a última edição. Realizado totalmente de modo virtual por meio do site da Expo Revestir, a versão online da feira se provou uma inteligente tática. Nela, por exemplo, ocorreu o FIAC — Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção. Aqui, palestrantes do Brasil e de fora apresentaram suas ideias aos espectadores.
Um ponto legal, também, é que a Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres — ANFACER — pensou em tudo. Ainda no site da feira, conteúdos exclusivos foram criados por parceiros, dando uma cara mais pessoal a tudo isso. Assim, seja in loco ou do conforto de suas casas, todos os que prestigiaram o evento aproveitaram da experiência.
Tendências e Lançamentos da Expo Revestir 2022
Obviamente, a grande expectativa estava nos produtos que seriam apresentados ao público ao longo da exposição. E, de fato, não há do que reclamar, visto que inúmeros lançamentos foram feitos durante esses 4 dias. Mais do que isso, foi possível analisar, ao passar pelos estandes, as tendências da arquitetura para os próximos anos. Grande parte delas, inclusive, podem ser utilizadas em projetos corporativos.
Utilização de cores
Novidade para ninguém, as cores foram o grande destaque a Expo Revestir de 2022. As tonalidades foram utilizadas nas mais diversas superfícies, de lindas cubas a revestimentos incríveis. Dos tons mais neutros e pasteis a estandes todos com cores chamativas, era possível encontrar de tudo. Sem dúvida alguma, a personalização é uma tendência que vem forte, com cada vez mais itens à escolha do consumidor.
As paletas de cores compunham cenários de filme, independentemente do estilo a ser seguido. Ambientes mais minimalistas contavam com detalhes mais discretos, enquanto havia espaços todos decorados para alegrar os visitantes. Ao mesmo tempo, dividiam o destaque com desenhos, figuras e outros elementos que enriqueciam ainda mais as peças. Com isso, a harmonia que se via era digna de prêmio.
Ambiente natural
A todos que visitaram os estandes da feira, ficou claro a presença constante de elementos naturais nos itens. Folhagens, flores, muito verde e formas orgânicas eram encontradas em quase todos os expositores. Mais do que apenas uma tendência, essa é uma maneira de trazer o espaço externo para dentro de casa. E isso podia ser visto na união das peças com uma decoração com muitas plantas.
O mais interessante deste tópico, porém, está na forma como esses elementos foram trazidos. Ao contrário do que se pode imaginar, eles integravam ambientes dos mais diversos estilos de arquitetura. Assim, sua utilização pode ser útil tanto em áreas mais sérias e formais quanto em cômodos de lazer. Para isso, basta adaptar a ideia à sua necessidade e se aproveitar do grande leque de opções.
Formas orgânicas
Seguindo a lógica do estilo natural, as formas orgânicas dominaram grande parte dos estandes da Expo Revestir 2022. Para isso, as empresas investiram em linhas direcionadas somente à ideia, o que resultou em produtos delicados, naturais e de extremo bom gosto. Ao misturá-los com cores mais pasteis e discretas, o efeito visto pelos presentes era incrível.
Boa parte dessa amostra segue uma tendência também já explorada há alguns anos, de tornar as casas cada vez mais aconchegantes. Pensando nisso, saem os grandes efeitos e cores de destaque para um visual mais harmônico e uma estética mais calma. Em tempos de estresse com tantos problemas mundo afora, as marcas investem em soluções para tranquilizar seus consumidores.
Viés sustentável
Todo esse verde espalhado pelos quatro cantos do Transamerica Expo Center não era apenas decorativo. Diversas iniciativas traziam a sustentabilidade aos projetos de maneira a agregar consciência às peças. Dessa forma, era comum encontrar materiais reciclados, bem como itens com menor consumo de energia elétrica. Com certeza, são pontos que podem facilmente ser integrados ao ambiente corporativo.
A própria utilização de vidros para a entrada de luz natural corrobora com tal iniciativa, diminuindo assim o impacto ambiental dos projetos. Soma-se a isso o tópico anterior, do visual natural, e o que se tem é um espaço que não somente parece sustentável, mas de fato traz esse apelo em sua aplicação. Com uma demanda cada vez maior, essa é uma tendência que deve crescer ainda mais no futuro.
Tecnologia embarcada
Outro ponto alto da Expo Revestir, e que já era de se esperar, foi a quantidade de tecnologia embarcada nos produtos. Do processo de fabricação às funcionalidades, era nítida a utilização da ferramenta nas peças. As empresas conseguiram, então, se aproveitar de novos softwares e maquinários para melhorar ainda mais o que ofertam ao público final.
Boa parte dessa tecnologia se encontrava nos estandes de fabricantes de metais, como torneiras e chuveiros, por exemplo. No primeiro caso, foi possível compreender que finalmente os consumidores poderão ter em casa as torneiras touchless que já viam no mercado corporativo. Além disso, chuveiros com jatos mais suaves e torneiras de ozônio eram apresentados como destaques em algumas marcas.
Design assinado
A era das colaborações chegou, enfim, ao setor de revestimento e decoração, como ficou evidente no evento. Para isso, diversas empresas uniram suas forças com grandes nomes da arquitetura, do design e da arte para oferecer itens cada vez mais exclusivos. Dessa forma, as colaborações apareceram em inúmeros estandes, especialmente com artistas brasileiros.
Grandes marcas, como Portobello, Ceusa, Deca e Docol aderiram à tendência, convidando pessoas de fora para auxiliarem. Com isso, era simples encontrar linhas inteiras assinadas por grandes profissionais do mercado, os quais transferiam sua visão para os produtos. Para os clientes, peças mais exclusivas, diferentes, autênticas e elegantes chegam ao mercado para agradar a todos.
Exclusividade e requinte
Com um público cada vez mais ávido por luxo, nada mais natural que a Expo Revestir trazer um pouco desse requinte a São Paulo. Para isso, inúmeras marcas apostaram pesado em linhas de alto luxo, ou ainda na imagem e no status de riqueza. Para isso, investiram em produtos exclusivos, assinados por grandes nomes do mercado e com valores mais altos.
Sem dúvida, essa é uma estratégia interessante, em especial para os mais afortunados e o mercado corporativo. Algumas empresas, afinal, necessitam dessa sensação para passar valor a seus clientes. E, com este objetivo, é mais do que lógico que haja uma movimentação no mercado para ofertar tais produtos a elas.
Adaptação de materiais
Por fim, em uma volta rápida pelos estandes e por toda a estrutura do evento, era simples verificar itens que pareciam, mas não eram de fato. Essa explicação visa destacar os produtos feitos para ter a aparência ou a textura de outros materiais. E essa foi uma técnica aproveitada pela grande maioria dos expositores.
Revestimentos que imitam pedras ou cristais, ripas de poliestireno que se parecem com madeira. Enfim, uma grande variedade de possibilidades para aqueles que gostam do visual de um material, mas não tanto de sua usabilidade. Mais do que isso, é também uma maneira de baratear e tornar acessível ao público geral opções que antes somente eram destinadas aos com maior poder aquisitivo.
Aplique as tendências da Expo Revestir em sua empresa!
A cada ano as empresas se esforçam mais e mais para trazer novos produtos ao mercado. Visitar eventos como a Expo Revestir é uma chance única de visualizar tudo isso de uma só vez e já planejar sua próxima reforma. Para isso, entretanto, o mais indicado é contar com bons parceiros ao seu lado, que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!