estacionamento em empresas

Um dos grandes problemas da vida moderna é a presença de estacionamento em empresas, ou melhor, a sua falta. Com as cidades cada vez maiores e mais movimentadas, o transporte se torna um grande desafio para profissionais de todas as áreas. Ao se pensar no assunto, porém, o que se vê é uma enxurrada de dúvidas, as quais muitas vezes acabam por impedir a evolução de tal discussão.

Afinal, as organizações são obrigadas pela legislação a oferecer o benefício a seus empregados? Se sim, qual é a política para isso, e quais os padrões devem ser seguidos? Mais do que isso, de quem é a responsabilidade sobre os veículos, e a quem recorrer em casos de roubo ou furto? Pois é, o tópico é mais complicado do que parece, mas os questionamentos não são exclusivos de sua empresa.

Para te ajudar a entender sobre estacionamento em empresas, abaixo você poderá encontrar as principais informações a respeito do tema. Assim, aproveite os parágrafos a seguir para compreender a importância desse conhecimento, as normas que deve seguir e como aplicar o conteúdo na prática.

O que é o estacionamento em empresas?

Basicamente, quando se fala em estacionamento em empresas pode-se destacar dois pontos distintos. O primeiro se refere às vagas destinadas aos clientes, o qual não é o foco deste texto, ainda que possa aparecer em alguns momentos. O segundo, porém, é o grande destaque do artigo. Este diz respeito aos espaços destinados aos carros dos próprios funcionários que trabalham no espaço corporativo.

o que é um estacionamento em empresas
Ter um estacionamento em sua empresa é um grande diferencial.

Diversas são as maneiras de oferecer tal benefício aos colaboradores, e é aqui que as dúvidas aparecem. Em algumas companhias, elas são oferecidas no formato de 90° e cobertas, enquanto em outras são em 45° e descobertas. Há também regras que mudam de localidade para localidade. Só é permitido parar de ré, ou ainda as chaves devem ficar no veículo. Mas, então, qual seria o padrão a ser seguido em cada situação?

Qual a importância do estacionamento em empresas?

Para entender a importância que oferecer um estacionamento em empresas possui hoje, é necessário analisar a realidade brasileira. O país contava, em outubro 2021, de acordo com Ministério da Infraestrutura, com mais de 59 milhões de automóveis em circulação. Pode-se adicionar a eles as 8 milhões de caminhonetes, além das 3,8 milhões de camionetas e as 24,5 milhões de motocicletas.

vagas de garagem em grandes cidades
O volume de veículos atual é muito grande.

Com tantos veículos em circulação, é natural perceber que falta espaço para que todos encontrem-se estacionados. Dessa forma, oferecer essa área a um colaborador se apresenta como um enorme benefício. Em algumas grandes metrópoles, uma única vaga mensal pode representar 300 reais do suado dinheiro do trabalhador. Assim, fica simples entender a economia de ter um espaço gratuito dentro da própria corporação.

O que diz a lei sobre estacionamento em empresas?

Sem dúvida alguma, um dos maiores questionamentos relacionados a esse tema tem a ver com a obrigatoriedade. Ou seja, os contratantes são obrigados a oferecer um estacionamento nas empresas para seus colaboradores? A realidade, então, é que não há, na legislação, qualquer disposição legal que obrigue as companhias a disponibilizar tal espaço para quem vai trabalhar utilizando veículo próprio.

legislação de estacionamento em empresas
Não é obrigatório por lei oferecer as vagas.

Ainda assim, é bom destacar que se faz preciso criar mecanismos que auxiliem na chegada e saída destes profissionais. Para isso, se requer o fornecimento de um vale-transporte (obrigatório), ou ainda uma ajuda nos custos do combustível (opcional). De qualquer maneira, esse é um poderoso aspecto durante e negociação de uma posição em aberto.

Quais as políticas comuns a respeito do estacionamento em empresas?

Mesmo não sendo obrigatório por lei, é preciso destacar que o estacionamento em empresas se tornou um poderoso argumento de contratação. Imagine, por exemplo, ser um candidato em busca de um novo emprego. Na hora da entrevista, descobre que seu posto de trabalho é longe de sua casa e não há estacionamento. Ao fazer as contas, pode ser que, financeiramente, essa posição não seja interessante justamente pela falta da vaga.  

políticas de garagem corporativa
Em algumas empresas, parar de frente é proibido.

Com isso em mente, o departamento de Recursos Humanos de grandes empresas se esforça para buscar benefícios interessantes. A oferta de um espaço para o colaborador deixar seu veículo é um enorme diferencial, em especial em grandes cidades. Nas regiões centrais de municípios como São Paulo, Rio de Janeiro e tantas outras capitais, encontrar uma vaga na rua pode ser mais complicado do que buscar por um novo emprego.

Não à toa, é comum que diversas organizações façam o possível e o impossível para garantir esse direito aos profissionais. Para isso, elas podem se utilizar de inúmeras estratégias, as quais serão mais explicadas abaixo. Além disso, é normal que as companhias invistam também no auxílio combustível citado anteriormente para conquistar e reter talentos.

Regras para o estacionamento em empresas

O que pouca gente sabe a respeito deste tema é que, assim como quase tudo, há normas a se seguir na hora de construir ou reformar um estacionamento em empresas. Para isso, se faz necessário seguir a ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas —, referência no assunto. Ainda que não sejam obrigatórios, estes são direcionamentos bastante úteis no momento de investir nesse espaço.

VeículoAlturaLarguraComprimento
Pequeno2,10 m2,00 m4,20 m
Médio2,10 m2,10 m4,70 m
Grande2,30 m2,50 m5,50 m
Moto2,00 m1,00 m2,00 m
Padrão de medidas de acordo com a ABNT.

Se faz importante destacar, também, que cada cidade pode definir valores de referência para a presença de cada um dos itens acima. Em São Paulo, os números sugeridos são de 45% para veículos de pequeno porte, 40% para médio porte e 4% para grande porte. Além disso, completam a lista 10% para motos e 1% para vagas de acessibilidade.

Normas específicas para estacionamento em empresas

Já foi possível perceber, de acordo com os parágrafos acima, que há regras definidas pela legislação e pela ABNT para estacionamentos em empresas. Pode-se, porém, adicionar outras normas ao funcionamento deste ambiente dentro de um espaço corporativo. Aqui, o foco está nas recomendações que a própria empresa passa a seus colaboradores.

normas para estacionamento em empresas
Existem normas para definir as medidas de cada vaga.

Em geral, essas determinações estão relacionadas a protocolos de segurança e à organização desta. Uma das mais conhecidas, então, é a obrigatoriedade de estacionar de ré, facilitando a saída em caso de evacuação. Outro ponto que depende de cada estabelecimento diz respeito à responsabilidade pelo veículo. Ainda que a área seja da companhia, o profissional fica responsável pelos pertences no automóvel, bem como pelo veículo em si.

Opções para estacionamento em empresas

Um ponto bastante interessante de se salientar nessa discussão se relaciona à disponibilidade de espaço. Muitas vezes, ainda que haja a vontade de oferecer tal benefício, a realidade não torna possível sua oferta. Nesse momento, é bom saber que existem algumas possibilidades para que seus colaboradores contem com as tão valorizadas vagas.

Estacionamento próprio

Como o nome sugere, o estacionamento próprio em empresas é de posse e responsabilidade da própria organização. Isso significa que o terreno em que os veículos ficam dispostos pertence ou é alugado pela companhia. Mais do que isso, todo o controle da área é feita pela corporação. É comum que, na realidade, não haja nenhum controle, sendo este apenas um espaço disponibilizado aos funcionários. Em outros casos, porém, há certa segurança, ou ainda pessoas responsáveis pela rotina do local.

estacionamento em empresas próprio
Se tiver um espaço disponível, pode utilizá-lo como estacionamento.

Estacionamento terceirizado

Outra possibilidade bastante interessante é a de terceirizar o estacionamento em algumas empresas. Em geral, essa é uma oportunidade para quem possui o terreno, mas não quer ter nem o trabalho nem a responsabilidade de cuidar dos veículos. Para isso, contrate-se um especialista no assunto, uma empresa que conheça a rotina e saiba administrar o negócio. Normalmente, esta se beneficia por meio da cobrança do período em que os veículos passam na área, enquanto a corporação se favorece por ter uma preocupação a menos.

garagem terceirizada corporativa
Também é possível contar com auxílio externo.

Parcerias privadas

Há, entretanto, situações em que a companhia não possui um terreno para disponibilizar para este fim. Com isso, a dúvida não se encontra mais em quem irá administrar ou cuidar do espaço. O problema, agora, é onde encontrar tal área para auxiliar seus colaboradores a resguardar os veículos. Surge, então, a possibilidade de fechar parcerias com outras empresas, em especial estacionamentos próximos a edifícios comerciais. Aqui, se faz possível pagar pela estadia dos funcionários, ou ao menos negociar um valor mais em conta. De qualquer forma, é uma maneira de garantir um espaço para os veículos.

parcerias de estacionamento em empresas
Outra possibilidade é fazer parcerias.

Vale-transporte e Auxílio combustível

Por fim, se faz preciso mencionar a situação de simplesmente não haver como ofertar um estacionamento em empresas. Nesse caso, nenhuma das opções acima atende às necessidades, nem da companhia nem dos profissionais. Dessa forma, a diretoria pode seguir dois caminhos. No primeiro, encerra o assunto e entende que não há o que se fazer. No segundo, porém, os gestores compreendem que, se não podem oferecer esse benefício, devem compensar de alguma outra maneira. Para isso, o mais comum é disponibilizar o vale-transporte mesmo para quem vai ao trabalho de carro, ou ainda auxiliar no combustível para diminuir os custos do colaborador.

vale combustível carro vermelho
Se nada der certo, pode-se auxiliar nos custos.

Como oferecer estacionamento em empresas?

Por conta das características da vida moderna e a das condições de transporte atual, grande parte dos profissionais se utiliza de seus carros para ir ao trabalho. Sabendo disso, é natural que, como uma forma de satisfazer seus empregados, as organizações busquem por um local para que fiquem os veículos. O processo, porém, é mais complicado do que parece e, portanto, se faz necessário o auxílio de um parceiro. Para isso, o mais indicado é contar com quem traga experiência e conhecimento ao projeto.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares