Em busca de inspiração, diversos profissionais buscam por escritórios de startup, os quais costumam se destacar. Seja no estilo ou nas cores, na utilização do espaço ou mesmo no clima organizacional. De fato, há algo de diferente no ambiente que essas novas empresas estão apresentando ao mundo. Não à toa, são referência para aqueles que desejam dar uma renovada na área de trabalho de sua equipe.
Toda essa inovação que as companhias de tecnologia — em sua maioria — exalam encantaram os demais. Dessa forma, inúmeras são as empresas que procuram em plataformas como o Pinterest maneiras de se igualar. Mais do que apenas o ambiente, porém, diversos são os fatores que tornam essa cultura das startups tão relevante para os dias atuais.
Para entender melhor todo esse conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá entender o que são essas organizações e como elas funcionam. Além disso, confira algumas das principais características que as destacam no mercado.
O que são os escritórios de startup?
Antes de qualquer outro ponto, é preciso iniciar essa discussão entendendo mais sobre o que é uma startup. Assim, pode-se descrever esta como uma empresa inovadora e que apresenta um alto potencial de crescimento. A utilização do termo se iniciou nos Estados Unidos ainda na década de 1990, e tinha como foco as companhias consideradas emergentes. Naturalmente, boa parte delas era do ramo de tecnologia.
De acordo com o SEBRAE, elas também podem ser descritas como “Uma empresa que nasce em torno de uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza”. Sendo assim, essas organizações, que começaram com gigantes como Google, Apple e Microsoft, hoje contam com um enorme destaque. E uma boa justificativa para isso, entre tantas outras, é a cultura que elas aplicam.
Em geral, os escritórios de startups apresentam um clima muito mais descontraído e informal. E isso faz parte da missão pela qual tais empresas atuam: ser diruptivas. A ideia é justamente fazer diferente, arriscar, tentar algo novo. E pelo que se tem visto até aqui, a estratégia está dando resultados muito mais do que positivos. Assim, por que não se inspirar neste novo conceito para repensar seu ambiente de trabalho?
Quais as principais características de um escritório de startup?
Agora que compreende os motivos por trás de tais pensamentos, chega o momento de vê-los em prática. Dessa forma, um bom começo é entender quais são, afinal, as principais características dos escritórios de startup. Não necessariamente tudo poderá ser aproveitado em sua organização, mas com certeza algo de válido você tirará dessa leitura.
Colaboração acima de tudo
Muito provavelmente, ao buscar por vagas de trabalho, você já viu descrições que peçam “sentimento de dono”. A primeira impressão, naturalmente, é questionar tal pedido, que foge das habilidades socioemocionais comuns. Ao analisar mais de perto, porém, é possível entender que essa frase representa a colaboração que existe nesse tipo de empresa. O “um por todos e todos por um” é levado à sério aqui.
Um exemplo disso está nos próprios escritórios das startups, que comumente apresentam ambientes colaborativos. Ou seja, mais do que uma ideia, essa é uma ação colocada em prática, visando sempre unir a equipe em prol de um objetivo comum. Não à toa, a própria disposição dessas áreas é criada de uma maneira distinta do que se vê em corporações mais tradicionais.
Espaços abertos e livres
Seguindo a lógica do tópico acima, é válido mencionar que uma estratégia muito utilizada neste caso é a de espaços abertos. Assim, esqueça as paredes, cada um em seu escritório e comunicação por computador. Para ter um resultado promissor, é preciso que todos vivam no mesmo ambiente, compartilhando dele e se conversando para resolver problemas.
Esses espaços abertos possibilitam uma visão diferente, por meio da qual os departamentos da empresa se tornam mais unidos. As rixas entre os setores tendem a diminuir ao mesmo tempo em que sua colaboração aumenta. Como consequência, se torna possível ter foco exclusivo no trabalho e nos resultados da companhia.
Privacidade também é importante
Não é porque os espaços são abertos que os profissionais não têm um segundo sequer de privacidade no trabalho. Obviamente, esta é ainda uma corporação, mesmo que diferente das demais. Dessa forma, necessita de concentração, foco e cômodos específicos para reuniões e videochamadas. Para isso, investem em pequenos espaços, muitas vezes para uma ou duas pessoas.
Separados por divisórias de vidro, eles fornecem a privacidade que não se tem no restante dos escritórios de startup. Além deste ponto, vale mencionar que essas cabines possibilitam o isolamento acústico ideal para que quem está fora não atrapalhe quem está dentro. Por fim, é inegável que agregam todo um charme ao espaço, se destacando em meio a todo o resto.
Flexibilidade é vital
Mesmo com tudo o que foi dito acima, esse tipo de empresa dificilmente se mantém fixa em uma mesma técnica. A mudança faz parte de sua essência, o que significa que nada é tão inovador que não possa ser aprimorado. E é com isso em mente que tais organizações contam também com a flexibilidade em suas veias. Tudo pode mudar, se adaptar, melhorar, desde que haja uma boa justificativa.
Na hora de se focar nos escritórios de startup, portanto, é comum que muitos dos cômodos sejam ambientes multifuncionais. São salas que podem ser utilizadas para reuniões e treinamentos, mas também como um espaço de descontração. Nada é fixo ou imutável, e esse pensamento abrange também a atuação da empresa. Assim, é um ponto que faz sentido nesse nicho de mercado.
Cada um segue seu estilo
Uma situação bastante comum, principalmente entre profissionais de outras áreas, é colocar todas as startups em uma mesma caixa. A realidade, entretanto, é que cada uma apresenta sua própria identidade, a qual fica evidente ao visitar se escritório. Algumas podem ser mais modernas e tecnológicas, enquanto outras investem no zen e natural. Não há regras aqui.
Por conta de tal cenário, os estilos de arquitetura utilizados nos escritórios de startup são os mais diversos possível. O estilo minimalista faz sucesso na atualidade, bem como o industrial. Mesmo assim, há aqueles que preferem apostar em algo mais clássico, ou ainda investir no futurismo. Tudo depende da ideia que se tem, do posicionamento da empresa e do que funciona melhor para ela.
Um pouco de ousadia faz bem
Boa parte dessa fama de disruptivos não está ligada apenas aos produtos e serviços que as companhias oferecem. Os escritórios de startup convencionais possuem, também, um pouco de ousadia em sua composição. Da paleta de cores ao próprio desenvolvimento da área, tudo tem seu devido destaque. E a ideia é justamente fazer com esses adereços auxiliem na criatividade da equipe.
Por conta disso, não se assuste se, ao entrar em um espaço como esse, encontrar objetos que não pareçam estar no local correto. De uma grande estátua de cachorro vermelha a um globo espelhado de festa, tudo é permitido. O que poucos entendem, entretanto, é que essas são maneiras de tornar o ambiente menos formal e, por consequência, tirar a pressão do time.
Mobília de acordo
Não seria possível imaginar um espaço com tudo o que foi descrito acima, mas com móveis de escritório iguais aos demais. De fato, a ideia de ser diferente é válida para todos os aspectos dessa experiência. Assim, é mais do que normal encontrar uma mobília assinada, diferenciada e exclusiva nesse tipo de ambiente. Não adianta, faz parte de toda a ambientação do lugar.
Vale ressaltar, porém, que isso não significa que qualquer móvel possa ser utilizado nesse cenário. Pontos comuns de qualquer empresa, como a ergonomia no trabalho, não podem ser desconsiderados. E isso vale tanto para empregador quanto para empregado. Não é porque a companhia oferece um puff ou uma rede para trabalhar, por exemplo, que você deve atuar o dia inteiro de lá.
Tecnologia é vital
É quase impossível pensar em escritórios de startup e não considerar a tecnologia como fator primordial. Muitas dessas corporações, inclusive, têm essa característica em sua essência, o que faz com que tudo isso faça parte de sua rotina de trabalho. Ninguém imagina, afinal, um escritório como o da Apple ou da Google sem itens tecnológicos de última geração.
Toda essa tecnologia pode ser encontrada nos mais diversos pontos, que vão da estação de trabalho à copa. Na área de descontração, videogames, grandes televisores e vending machines fazem parte da decoração. Uma coisa casa com a outra e, por conta disso, há uma harmonia nos espaços, a qual somente seria alcançada com a tecnologia presente neles.
Quanto menos burocracia melhor
Um grande diferencial que as startups apresentam frente empresas mais tradicionais está em seus processos. A lógica para elas é de fazer tudo da maneira mais rápida e simples possível. E, por isso, esqueça inúmeros documentos, e-mails e reuniões intermináveis e falar com mil pessoas para ter algo aprovado. Mas, para que isso funcione, o espaço deve se adaptar também.
Com isso em mente, escritórios de arquitetura quebram a cabeça a fim de acabar com a burocracia no espaço. Os ambientes abertos fazem parte desse ideal, permitindo que o contato seja feito mais diretamente. Há, porém, outros pontos que merecem sua atenção, os quais devem ser analisados caso a caso com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores.
Identidade é a chave de tudo
Para finalizar essa incrível lista, não há como deixar passar a identidade das empresas mais inovadoras do mercado. Sem dúvida alguma, elas sabem se posicionar, fazendo com que todos tenham uma imagem clara de quem são e do que fazem. E isso, para boa parte dos especialistas, é um dos principais motivos do sucesso estrondoso que fazem entre seu público.
Os escritórios de startup se apresentam, portanto, como o principal local para que essa identidade seja apresentada. Em geral, as empresas se utilizam do espaço para marcar suas cores, seu logo e mesmo sua missão, visão e valores. Para concluir todo esse esforço, ainda investem em profissionais que se encaixem com a sua filosofia. Assim, todos os pontos apresentam uma sinergia, a qual a auxilia a crescer e prosperar.
Escritórios de Startup como inspiração para outras empresas
Ao iniciar essa discussão, é normal que muitas pessoas se foquem na impossibilidade de aplicar tais técnicas em qualquer corporação. De fato, nem tudo o que foi descrito acima sobre escritórios de startup necessariamente se encaixa em todas as situações. Ainda assim, analisar tais ideias é interessante para ter inspiração e renovar seu ambiente de trabalho. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!