Uma situação bastante comum é visualizar escritórios de filmes e de repente querer reformar todo seu ambiente de trabalho. A ficção tem isso de inspirar as pessoas a fazer grandes mudanças, seja em sua vida pessoal ou profissional. De qualquer forma, essa é uma ótima maneira de conseguir novas ideias e atualizar o espaço que sua equipe utiliza para desempenhar suas funções diariamente.
Em geral, as tramas trazem grandes conflitos, a exploração dos trabalhadores e muitos efeitos. Ainda assim, podem também apresentar novas visões sobre as relações humanas, bem como a forma como a tecnologia mudou o mundo nas últimas décadas. Independentemente de gostar ou não do título, porém, é interessante se deixar levar pela história e ficar de olho em como foram feitos esses cômodos.
Muito investimento é feito nas produções, possibilitando que os cenários sejam cada vez mais reais. Eles podem se adequar perfeitamente não somente à realidade do filme, mas também à sua. Afinal, tudo é possível de ser feito, desde que haja um bom planejamento e uma análise de sua viabilidade.
Com tudo isso em mente, confira abaixo 8 incríveis escritórios de filmes para te inspirar. Perceba cada detalhe dessas montagens e, principalmente, como elas podem te auxiliar em seu dia a dia.
Como se inspirar em escritórios de filmes para montar o espaço perfeito
Um ponto bastante importante em toda essa discussão está, curiosamente, não nas películas em si. Aqui, é preciso seguir algumas dicas para que essa inspiração nos escritórios de filmes possa, de fato, sair do papel. Somente assim, então, você terá um espaço corporativo realmente apresentável e, ao mesmo tempo — e ainda mais importante — produtivo.
Dentre as dicas citadas acima, pode-se destacar, primeiramente, a análise do tipo de ambiente que está sendo retratado. Firmas de direito tirarão mais ideias de filmes sobre o tema, assim como startups terão inspiração em obras totalmente diferentes. Considerar isso te permitirá buscar no lugar certo por sua fonte de ideias para uma reforma de escritório.
Além disso, é interessante também levar em consideração fatores como a área para o escritório, a época em que se passa a história e os recursos disponíveis. Obviamente, nem tudo que é feito em Hollywood pode ser feito na realidade, mas isso não quer dizer que não possa ser adaptado.
8 Escritórios de filmes para usar como inspiração
Agora que já sabe como fazer essa análise, chega o momento de conhecer, enfim, os 8 escritórios de filmes escolhidos para essa lista. Um ponto interessante a se analisar é que há de tudo um pouco. Comédias, dramas, clássicos, biografias e obras premiadas mundo afora. Independentemente do gênero, utilizar esses cenários como fonte de inspiração é uma ótima oportunidade!
Um Senhor Estagiário — 2015
O filme já foi citado em outro post deste blog, mais precisamente no que fala de mesclar escritórios e galpões industriais. Na história, um senhor interpretado por Robert De Niro aceita uma vaga de trabalho incomum para sua experiência: estagiário. Para isso, auxilia a personagem de Anne Hathaway a controlar sua loja online de roupas, espaço em que se passa a trama.
Nesse ambiente, é interessante analisar a forma como adaptaram um antigo galpão em uma moderna área de trabalho. Para isso, investiu-se em um espaço aberto, onde todos os colaboradores podem se ver e interagir. Para deixá-lo mais informal, há patinetes e bicicletas disponíveis, e um sino é tocado sempre que algo importante ocorre. Essa é uma maneira simples, mas eficaz se trazer mais felicidade à sua equipe.
O Diabo Veste Prada — 2006
Um clássico filme que encanta aos mais diversos públicos, O Diabo Veste Prada é baseado no livro homônimo. Na trama, a jornalista Andy consegue um emprego como assistente de Miranda Preasley, editora de uma importante revista de moda. Para dar mais peso à película, as personagens são vividas por atrizes ganhadoras de Oscar, como é o caso de Maryl Streep e Anne Hathaway. Estão presentes também Emily Blunt, Stanley Tucci e Gisele Bündchen.
Todo o cenário do filme foi inspirado na revista Vogue, uma das mais conhecidas de todo o mundo fashion. Assim, peças dos mais famosos estilistas fazem parte da decoração do escritório do filme, completando o ar de requinte e modernidade do espaço. Além disso, são utilizadas muitas divisórias de vidro com o fim de ampliar o ambiente e trazer algo mais clean aos cômodos.
O Lobo de Wall Street — 2013
Outro renomado filme dessa lista é O Lobo de Wall Street, mais um dos sucessos de Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese. Lançado em 2013, a obra foi indicada a 5 prêmios Oscar, além de arrecadar quase 400 milhões de dólares em bilheteria. Na história, que explica um pouco do mundo da bolsa de valores americana, atores como Jonah Hill e Margot Robbie auxiliam Leo a ter sucesso.
Os cenários, que vão de grandes baladas cheias de gente bebendo aos escritórios de Nova York, encantam qualquer um. Esses espaços de trabalho, aliás, retratam bem a realidade dos anos de 1980. Assim, a decoração segue uma paleta de cores mais sóbria, com muito marrom e bege. Ainda assim, é legal se focar nas salas dos diretores para ter ideias para projetos em sua empresa.
Os Estagiários — 2013
Lançado no mesmo ano, a comédia Os Estagiários traz Owen Wilson e Vince Vaughn como seus protagonistas. Os dois, já na casa de seus 40 anos, se candidatam a um processo seletivo diferente, para serem os novos estagiários dos escritórios Google no filme. Para isso, se dirigem ao Vale do Silício e são testados em várias tarefas — junto a sua equipe — para tentar uma das vagas disponíveis.
O espaço de trabalho aqui é totalmente distinto dos demais dessa lista, trazendo tudo o que se espera de uma startup. Muitas cores, tecnologia por todo lado, informalidade e até comida de graça. Tudo, porém, faz sentido, havendo uma consistência nos elementos que reforça o espírito da companhia. Após assistir ao filme, é quase que impossível não desejar trabalhar em uma empresa assim.
Jobs — 2013
Com Ashton Kutcher no papel principal, Jobs foi a primeira cinebiografia feita do fundados da Apple, Steve Jobs. Nela, é possível compreender a história do empresário, que trouxe um novo conceito ao mundo dos negócios. Para isso, utilizou de sua inteligência e personalidade forte para criar dispositivos tecnológicos utilizado até hoje nos escritórios. Do iPhone aos computadores Mac.
Novamente, é possível ver muito da estética das décadas de 1980 e 1990 enquanto acompanha-se o protagonista. Ainda assim, até nos escritórios da empresa Jobs deixava sua marca. O estilo minimalista, marca registrada da Apple, aparece também nesses ambientes. Por conta disso, se vê muito branco, vidro e pouca decoração por toda a sede da companhia na Califórnia.
A Rede Social — 2010
Da mesma forma que o Google e a Apple, o Facebook também possui um filme para chamar de seu. A Rede Social conta a história da empresa multibilionária de Mark Zuckerberg, que hoje é também dona do Instagram e do WhatsApp. O começo, bastante turbulento e com processos judiciais, é retratado no longa, que conta com nomes como Jesse Eisenberg, Andrew Garfield e Justin Timberlake.
Uma parte bem legal para se prestar atenção, porém, está no fim do filme, quando se vê os escritórios do Facebook como são hoje. Os espaços são bastante amplos e ainda levam a pegada de startup bastante a sério. Muita cor, desenhos na parede e tecnologia fazem parte da rotina da companhia. O que a tornam uma das favoritas entre escritórios de filmes, principalmente para os mais jovens.
Estrelas Além do Tempo — 2016
Com uma história muito inspiradora, Estrelas Além do Tempo é um filme altamente respeitado em Hollywood. O longa acompanha a trajetória de três mulheres negras na década de 1960, que auxiliavam a NASA a mandar o homem ao espaço em plena Guerra Fria. O preconceito racial é bastante abordado na trama, assim como o machismo que ainda imperava nos espaços corporativos.
Boa parte dele se passa nos escritórios da NASA em Cabo Canaveral, na Flórida. Ali, é possível entender como funcionavam esses espaços na época, com uma decoração bastante simples, com foco apenas nas tarefas em si. Até as cafeteiras utilizadas no ambiente são diferentes do que se vê hoje, o que comprova o quanto a tecnologia evoluiu nas últimas décadas.
Legalmente Loira — 2001
Estrelado por Reese Wihterspoon, Legalmente Loira é um dos filmes com escritórios mais famosos de todos os tempos. Quebrando diversos paradigmas, o longa foi um sucesso de bilheteria e alçou a carreira da jovem atriz. Na trama, sua personagem, Elle Woods, se forma em Harvard e começa a trabalhar em uma firma de direito. Durante o processo, passa por diversos problemas, mas sempre com bom humor.
Um ponto bastante legal para se inspirar aqui está nos escritórios de advocacia que aparecem na história. Com cores e uma decoração padrão para esse tipo de ambiente, tudo é remodelado com a ajuda de Elle. Assim, é uma boa maneira de compreender que sim, é possível adaptar qualquer projeto, independentemente do setor de atuação.
Buscando inspiração em escritórios de filmes famosos
Não é novidade alguma que, para realizar uma reforma, é preciso buscar por inspiração. E nada melhor para isso do que assistir diversos longas e prestar atenção nos escritórios desses filmes. Para tirar essas novas ideias do papel, porém, se faz necessário contar com bons parceiros.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!