Como uma forma de retornar às origens, o estilo de escritório rústico tem voltado com tudo à arquitetura corporativa. A definição do termo diz que este se relaciona a coisas rurais, do campo e que nascem naturalmente, sem cuidados especiais. No espaço empresarial, porém, tudo isso se resume a um ponto bastante importante: madeira.
Este é o principal fator que auxilia a trazer esse ar mais natural ao ambiente, além de ser o mais aplicável também. Dessa forma, sua utilização cresce cada dia mais, principalmente em novos escritórios. Mas engana-se quem pensa que há somente uma forma de trazer esse efeito ao cômodo.
Para entender melhor como funciona tudo isso, fique atento ao texto a seguir. Ao longo dos próximos parágrafos você poderá conferir o que é, de fato, esse rústico, bem como 10 inteligentes maneiras de aplicar a madeira neste contexto.
O que é um escritório rústico?
Antes de qualquer outro tópico, é preciso primeiramente definir a que se refere esse escritório rústico. Assim, pode-se explicar o conceito como um ambiente em que tudo tem como inspiração a vida campestre e o natural. O objetivo, em geral, é criar uma área mais acolhedora, convidativa e que fuja do padrão de um espaço corporativo.
Ao contrário do que muitos pensam, porém, a vertente rústica da arquitetura nada tem a ver com o bruto ou o grosseiro. Na verdade, seu único objetivo é tornar o cômodo mais natural e menos empresarial, podendo realizar tal tarefa de inúmeras formas. De acordo com o projeto, uma área rústica pode ser elegante, formal, simples ou até minimalista.
Quais os materiais utilizados em um escritório rústico?
Como é de se imaginar, não são todos os materiais que trazem o aspecto rústico ao escritório. Não à toa, é comum que projetos como esse tenham como marca a aplicação dos mesmos elementos e insumos. São eles, afinal, que trazem o ar campestre tão buscado atualmente.
Neste ponto, é válido mencionar que alguns estilos de arquitetura corporativa podem se assimilar. Em especial, as vertentes industrial e minimalista são bastante próximas ao rústico, tanto na escolha dos materiais quanto em sua utilização. Dessa forma, é simples imaginar que madeira, ferro, vidro, fibras naturais, tijolos expostos e tudo que vem da natureza seja bem-vindo por aqui.
O que um escritório rústico tem a ver com a sustentabilidade?
Em um primeiro momento, é natural que um escritório rústico emane uma pegada mais sustentável. De fato, os dois conceitos podem caminhar lado a lado — se esta for sua vontade. Para isso, basta realizar uma boa procura no que diz respeito aos seus fornecedores e apostar pesado em móveis, objetos ou mesmo insumos de segunda-mão.
Mesmo que isso possa não parecer uma boa ideia, a madeira de demolição vem para provar a eficácia desta estratégia. Com o mesmo visual, ela traz um toque de sustentabilidade e preocupação com o meio-ambiente à empresa. Muito por conta disso, este é um estilo comumente empregado em projetos que tenham esse viés mais natural e consciente.
10 Maneiras de aplicar a madeira em um escritório rústico
Agora que já sabe todo o conceito por trás deste estilo de arquitetura, chega o momento de aplicá-lo na prática. Para isso, é interessante saber que não há uma única forma de realizar tal atividade. Na verdade, inúmeros são os modos de empregar a madeira e trazer um ar mais natural ao espaço corporativo. Alguns exemplos disso são:
#10 Elegância e requinte
Muita gente pensa que um escritório rústico tem que, obrigatoriamente, ser simples e sem destaque. Essa é uma ideia errônea, já que a madeira pode sim trazer requinte ao ambiente — isso é, se for utilizada da maneira correta. Para isso, basta buscar pelos melhores profissionais e criar um projeto realmente inteligente.
O grande trunfo do material, neste ponto, é sua versatilidade, a qual faz com que ele se adapte a qualquer conceito. Tanto nas tonalidades mais claras quanto nas mais escuras, a madeira consegue trazer um ar de elegância para o ambiente. Uma boa ideia para atingir tal objetivo é misturá-la com transparência e muito cromado.
#09 Descontração e informalidade
Se a pegada da sua empresa não é muito a sofisticação, não há problema algum. A madeira é um elemento que, como dito acima, se adapta facilmente, podendo trazer um pouco de informalidade ao espaço. Para isso, seu foco deve estar em como utilizá-la de modo a trazer tal efeito.
Uma das tendências, por exemplo, é substituir as mesas tradicionais por grandes cavaletes de madeira. Estes criam uma superfície mais ampla para se trabalhar, além de conferir esse visual mais “artístico”. Para complementar a estética, itens decorativos do mesmo material e murais de cortiça podem ser excelentes escolhas.
#08 Acabamento e finalização
Um ponto em que muitas pessoas se perdem neste assunto é que um escritório rústico não se faz apenas de mobília. Na verdade, dar um tratamento especial ao acabamento é o que realmente traz o ar natural ao espaço. E, para isso, é imprescindível ter o auxílio de um profissional da área, como um arquiteto ou um designer de interiores.
Por meio do conhecimento destes, você poderá aproveitar mais do material, aplicando-o em outras superfícies. Dos detalhes estruturais do projeto como um todo às pequenas utilizações do elemento, tudo deve ter o mesmo objetivo. Assim, dos rodapés à finalização dos cômodos, preste atenção nisso para não investir errado.
#07 Peças de destaque
Como há gosto para tudo, sempre existem aqueles que não gostam deste aspecto natural em um escritório. Rústico ou não, o estilo não agrada a todos, principalmente quando aplicado de forma maciça. Mas, se você é uma dessas pessoas, não há com o que se preocupar, já que existem modos de trazer o estilo sem exagerar na madeira.
Para isso, é vital que haja uma pesquisa a fim de buscar novas maneiras de adaptar o elemento ao projeto. O que muitas organizações fazem, então, é aplicar o material em alguns detalhes da área, sempre com cuidado. Com este fim, divisórias de ambiente, móveis específicos ou mesmo itens decorativos podem fazer esse papel e trazer o efeito desejado sem sobrecarregar o escritório.
#06 Elementos estruturais
Se, ainda assim, você não se contentar com o projeto, talvez seja preciso diminuir ainda mais a utilização da madeira. Neste caso, uma boa iniciativa é buscar alguns elementos estruturais que possam receber o material sem pesar o ambiente. E, para isso, será preciso analisar de forma minuciosa o cômodo em busca destes elementos.
Uma saída interessante para tal situação está em restringir a aplicação da madeira apenas à escada. Ainda que única, ela possui uma importância no design e se destaca no espaço. O mesmo pode ser dito sobre colunas e vigas de sustentação, as quais podem facilmente ser revestidas ou até inteiramente feitas de madeira.
#05 Atmosfera acolhedora e receptiva
Enquanto alguns se preocupam com a seriedade de um escritório rústico, outros se focam em sua atmosfera acolhedora. Sem dúvidas, este é um dos pontos altos da madeira, já que traz um ar de casa ao ambiente de trabalho sem descaracterizá-lo. Não adianta, ao adentrar em um espaço como esse, é imediata a sensação de estar em um sítio no meio do nada.
E, por mais estranho que possa parecer, essa é a ideia de diversas corporações. Na prática, elas querem justamente trazer esse aconchego de casa para o escritório, ou ainda tratar de forma melhor quem passa pela área. Visitantes, afinal, devem ser sempre bem-vindos, e nada melhor para isso do que um visual receptivo.
#04 Decoração do escritório
O que acontece em alguns cenários é que o ambiente já está pronto, sendo complicado realizar qualquer mudança. Neste caso, a tarefa se torna mais complicada, mas ainda plenamente possível. Agora, porém, o foco estará não mais no espaço como um todo, mas na decoração deste.
Felizmente, oportunidade neste mercado é o que não falta, sendo bastante simples encontrar itens com este fim. Quadros, espelhos ou mesmo objetos decorativos podem ser encontrados facilmente em lojas físicas ou virtuais. As alternativas são várias, com acabamento em verniz ou mesmo em seu estado cru. De qualquer forma, o efeito é similar.
#03 Predominância de madeira
Quase que como em uma situação oposta, há também quem queira um escritório rústico em sua plenitude. Aqui, a ideia é investir na predominância da madeira, ocupando todo e qualquer espaço disponível. Assim, da estrutura do projeto aos móveis, da decoração ao acabamento, tudo é de madeira.
O resultado pode ser bastante interessante, especialmente se feito com acompanhamento profissional. A pegada acaba sendo de um hotel fazenda, com tijolinhos à vista para completar essa sensação campestre. Nada que, com uma luminária moderna ou uma cadeira atual, não surja um ar mais empresarial.
#02 Arte e criatividade
Mesmo aqueles que não são muito apegados ao elemento se apaixonam, vez ou outra, por uma peça em madeira. Esta pode ser um item de mobília, ou mesmo um projeto artístico. Independentemente da finalidade de tal elemento, sua aplicação dentro de um escritório é mais do que recomendada.
Aqui, a ideia é que apenas um objeto tenha essa pegada mais rústica, se destacando frente os demais. Com isso, o que se tem é um ponto de visualização que automaticamente chama a atenção de quem entra no espaço. A criatividade reina neste tópico, cabendo a você encontrar o produto que terá essa função no cômodo.
#01 Formalidade e seriedade
Para finalizar essa lista, não seria possível deixar de lado um dos pontos que mais fazem a cabeça dos líderes e gestores. Mesmo que possa cumprir seu papel em todos os cenários levantados acima, onde a madeira realmente brilha é em um ambiente formal e sério. Neste caso, o elemento se destaca e traz como nenhum outro essa sensação.
A fim de criar esse escritório rústico mais institucional, entretanto, é necessário entender como combinar o item a outros materiais. Uma paleta de cores mais escura é muito indicada, o que trará sobriedade ao cômodo. Para deixá-lo ainda mais sério, superfícies transparentes e sua combinação com o metal funcionam como a cereja no topo deste bolo.
Um escritório rústico em sua plenitude
A moda do escritório rústico está apenas começando, em especial por conta de sua aplicação bastante adaptável. Dessa forma, buscar por inspiração e informação sobre a técnica é bastante indicado. Mais do que isso, o ideal é ter ao seu lado parceiros que entendam do mercado e possam te auxiliar nessa envolvente missão.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!