Milhares de pessoas precisaram aderir ao escritório home office nos últimos meses, mas nem todas estavam preparadas. Filhos brincando, cachorro latindo, reforma no vizinho e trânsito barulhento. Nada parece auxiliar nessa mudança.
Ainda que pareça complicado, se feito de maneira correta este pode ser um projeto bastante interessante. Não importa se seu espaço é grande ou pequeno, no quarto ou na sala. O segredo é focar no planejamento e nos seus objetivos profissionais.
Para isso, abaixo você irá descobrir 8 dicas simples para montar um escritório home office. Da decoração aos móveis a utilizar, acompanhe como organizar um ambiente lindo e extremamente funcional!
A importância de um escritório home office planejado
Talvez você tenha passado por essa mudança de maneira bastante drástica. De um dia para outro, foi informado que passaria a trabalhar em casa. Aqui está seu computador e seu celular. Boa sorte.
Se esse foi seu caso, com certeza percebeu que a vida de escritório home office não é tão simples e feliz quanto parece. Seus horários deixam de existir, sua família parece não colaborar, e a rotina muda completamente.
O que muitos não sabem, porém, é que um escritório home office pode ser muito benéfico se bem planejado. Pequenas modificações são capazes de influenciar não somente sua vida profissional, mas a pessoal também!
Com o que se preocupar na hora de montar um escritório home office?
Ok, você já percebeu que existe a necessidade de organizar seu escritório home office. Provavelmente está com dor nas costas por trabalhar no sofá, e já não aguenta mais os barulhos externos. Com esse intuito, o ideal é focar em alguns pontos essenciais antes de simplesmente se sentar e abrir o computador. Se é isso que busca, confira abaixo quais são esses itens tão importantes!
8. Cômodo
O primeiro ponto a se preocupar na hora de montar um escritório home office é o cômodo. Obviamente, esse fator vai depender muito de sua casa e a rotina de sua família. Por conta disso, analise bem antes de escolher.
O ideal aqui é buscar por um espaço fechado, de preferência com uma porta que limite a entrada de sons e pessoas. Por conta disso, indica-se evitar criar seu escritório na sala ou no corredor. Você perceberá, em algumas horas, que a escolha pode não ter sido a melhor.
Se puder, também é interessante optar por cômodos mais distantes do “agito” da casa. Um quarto nos fundos, ou em um andar pouco utilizado seria excelente! Se não, tente ao menos deixá-lo longe da cozinha, quarto das crianças ou da sala principal.
7. Tranquilidade
Conseguiu definir qual cômodo irá utilizar? Perfeito! Agora é o momento de deixá-lo mais apto a receber sua rotina profissional. E, para isso, existem diversas técnicas que podem te auxiliar.
Tornar seu escritório home office um ambiente tranquilo pode não ser uma tarefa fácil, mas é sempre possível. Uma forma de melhorar nesse aspecto é, como dito acima, utilizando ambientes fechados. Se não possuir essa alternativa, procure colocar barreiras que separem o espaço. Biombos, cortinas e divisórias são ótimas opções.
Outra possibilidade é a adição de uma música ambiente, que te distraia, assim como a utilização de velas e incensos. Se puder investir em reformas, janelas à prova de som são excelentes apostas! Mas, acima de qualquer outra ideia, a mais antiga continua a ser a com melhores resultados: uma boa porta com tranca.
6. Mobília
Você já tem um ambiente e sabe como deixá-lo mais calmo e tranquilo para seu trabalho. Agora chega o momento de investir na mobília que te auxiliará durante o seu dia a dia. E aqui fica uma dica de ouro: saiba bem em que economizar e em que investir.
Um bom exemplo disso é a cadeira que utilizará durante todo o dia. Você pode até gastar pouco em um modelo mais básico, mas saiba que após alguns meses sua coluna cobrará o preço. O mesmo pode-se dizer da mesa na qual você deixará seu computador.
Além desses itens óbvios, é sempre bom adicionar ao local espaços úteis para você e sua função. Recomenda-se a adição de armários, prateleiras e organizadores que possam te auxiliar.
5. Iluminação
Este é um tópico que poderia, tranquilamente, estar presente dentro de outros três ou quatro. Exatamente por conta disso, merece um espaço somente seu para demonstrar sua importância.
Tenha em mente que a iluminação é um fator primordial para seu escritório home office. Em primeiro lugar, para evitar que force a vista e acabe com dores de cabeça ou até tontura. Além disso, porém, é preciso também considerar as necessidades da rotina moderna.
Com tantas vídeo chamadas acontecendo, um ambiente com claridade é de extrema importância para manter contato visual com seus colegas de trabalho. Ah, e saiba que o ideal é apostar na luz natural. Em caso de ser possível, invista em lâmpadas LED, mais modernas e econômicos.
4. Decoração
Muitas pessoas acabam achando que a decoração é um luxo sem nenhuma necessidade para o espaço de trabalho. Obviamente, existem itens que merecem mais sua atenção, mas isso não quer dizer que deve se esquecer dela.
O principal fator para isso é o bem estar que você sentirá enquanto trabalha em seu escritório home office. Muito provavelmente você já esteve em um local no qual não se sentia bem. Pois é, com certeza não quer isso no ambiente que passará boa parte de suas horas.
Ah, e voltando ao assunto das vídeo chamadas, não se esqueça que todos agora veem seu espaço. Assim, pense também em apresentar um ambiente bonito para as pessoas que estão conversando com você. Se estiver com dúvidas, uma boa alternativa é acessar o Pinterest e buscar por inspiração.
3. Organização
De nada adianta cumprir todos os itens descritos acima, mas ter um espaço completamente desorganizado. Isso, afinal, acaba com boa parte dos tópicos, como tranquilidade, decoração e até mobília.
Por conta disso, separar um tempo para organizar seu ambiente de trabalho não somente é indicado, mas obrigatório. São fatores como esse que te auxiliarão a cumprir suas tarefas de forma ágil e eficaz.
Se você for uma pessoa que tem problemas com esse ponto, há formas de se “driblar” essa deficiência. Organizadores são ótimas opções, já que foram criados exatamente para isso. Outra boa ideia é contar com caixas e espaços fechados, em que a sua bagunça fica escondida e, assim não te afeta tanto.
2. Material
Com o escritório home office pronto, chega o momento de torná-lo útil a suas atividades e, para isso, a tecnologia é sua aliada. Por isso, não gaste todo o seu dinheiro em móveis e decoração, já que é preciso do principal para ganhar dinheiro: material.
Obviamente, os gadgets necessários dependerão de seu trabalho, mas no geral o computador é obrigatório. Com isso, invista em um modelo que cumpra com o que promete e que atenda suas necessidades. Ainda que você não esteja no ambiente corporativo, é imprescindível estar conectado.
Não deixe de comprar também material básico de escritório, itens que são sempre úteis. Aqui, lembre-se de canetas, lápis, marca-texto, cadernos e tantos outros produtos. De acordo com sua área de atuação, pode haver outros objetos que te auxiliem diariamente.
1. Acessórios
Para finalizar a construção do seu espaço, é hora de investir em acessórios que possam te ajudar no trabalho. Nesse ponto, são infinitas as possibilidades, visto que a cada dia surgem novas tecnologias.
Uma boa opção é buscar por ferramentas que auxiliem sua postura. Para isso, se informe sobre ergonomia e como aplicá-la em seu escritório home office. Algumas indicações são suportes para seu computador, teclados e mouses sem fio. Ah, e não se esqueça de um bom assistente virtual para te auxiliar durante a rotina de trabalho.
Outra boa dica é se informar sobre novos gadgets. Existem hoje diversos produtos que atendem a designers, engenheiros, músicos, produtores e um gigante leque de profissões. Basta procurar que, com certeza, encontrará algo para te ajudar!
Montando um escritório home office funcional
Para os que trabalham em casa, um escritório home office funcional é uma necessidade. Ainda assim, muitas pessoas ainda se recusam a investir nesse espaço que passam horas e horas. Agora, se você continua indo para a empresa, é preciso que esse espaço também seja apropriado. E somente um bom parceiro garante isso.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para empresas. Temos como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atendemos todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!