Principalmente nesse cenário pós-pandêmico, o que a maioria das empresas busca é um escritório funcional. Este não precisa ser um grande espaço, cheio de apetrechos e gadgets tecnológicos. O grande foco, neste momento, está em um ambiente que garanta a produtividade da equipe, gere resultados e traga satisfação. Se preencher todos esses quesitos, já está mais do que o suficiente.
Esse pensamento é interessante por levar em consideração o momento atual da sociedade e do mundo. Com cada vez mais funcionários em regime home office, em muitos casos não faz sentido investir em uma estrutura extensa. Dessa forma, organizações de todos os portes e áreas de atuação voltam seus olhos para a funcionalidade. Basicamente, a ideia é oferecer um espaço que funcione, trazendo mais resultados com menos esforço.
Para entender mais afundo todo esse conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá conferir a importância da estratégia, bem como as principais maneiras de colocá-la em prática.
O que é um escritório funcional?
Como o próprio nome sugere, um escritório funcional é aquele espaço que simplesmente funciona para seu objetivo. Assim, entende-se que o grande foco deste não está em ser o maior, o melhor ou o mais decorado. A ideia aqui é mais simples, apresentando um ambiente corporativo que seja prático e confortável, possibilitando dessa forma gerar os resultados previstos.
Por meio dessa descrição, é simples compreender que esta é uma técnica mais racional de construção e decoração. O básico aqui está em planejar uma área propícia para as atividades que serão realizadas em seu interior. Nem mais, nem menos, simplesmente o ideal. Com isso, as empresas visam um investimento mais certeiro e focado em suas principais necessidades.
Por que investir em um escritório funcional?
Ao se analisar a rotina de trabalho de qualquer empresa, é natural encontrar processos que possam ser melhorados. Essa, aliás, é uma atividade que deve ser constante dentro de qualquer corporação, já que garante sua eficiência. O que poucos consideram, entretanto, é que em grande parte das situações o próprio espaço é o causador de distrações e confusões.
Seja pela falta de cuidado quanto à ergonomia ou pela escolha incorreta do mobiliário, o que se vê é um ambiente que não auxilia os profissionais. Dessa forma, eles acabam gastando mais tempo para exercer seu trabalho, se perdendo em meio a tantos detalhes. Ou seja, atrasa as tarefas, atrapalha o cotidiano e complica a empresa. Basicamente, não funciona.
Com este pensamento, organizações de todos os tipos investem seus esforços em alternativas que propiciem um escritório funcional para sua equipe. O objetivo de toda essa missão é, portanto, garantir um espaço realmente útil, o qual não somente facilitará, mas também auxiliará os colaboradores a realizar suas atividades.
Quais as vantagens de um escritório funcional?
Não é preciso pensar muito para verificar os benefícios de um escritório funcional. A prática já é bastante utilizada mundo afora, sendo simples encontrar bons exemplos para se seguir. Em geral, todos apresentam as mesmas vantagens, as quais podem ser resumidas em:
- Economia: Ainda que seja necessário um aporte para tirar o plano do papel, a ideia é gerar economia. Muito por conta disso, a funcionalidade se baseia em um conceito mais minimalista, se focando no que realmente importa;
- Agilidade: Ao se criar um espaço pensando em seus objetivos, as atividades ocorrem mais naturalmente. Mais do que isso, apresentam uma maior agilidade e um elevado grau de eficácia;
- Produtividade: Com seu foco no funcionamento de cada item, é natural verificar melhoras significativas na produtividade da operação. Destaca-se neste ponto a melhor utilização dos recursos e a construção de um ambiente profissionalmente saudável;
- Resultados: Com base no aumento da produtividade e na redução dos gastos, surgem melhores resultados. Estes podem ser considerados tanto no âmbito financeiro e mercadológico quanto no de saúde dos trabalhadores e sustentabilidade dos processos.
Como criar um escritório funcional?
Mesmo entendendo todo esse conceito, é natural se perder em sua aplicação. A ideia, afinal, é simplificar o trabalho por meio da estrutura do cômodo. Na prática, porém, o que se vê é uma grande confusão a respeito do que fazer ou não. Para te ajudar, abaixo estão alguns pontos de suma importância para que o projeto do escritório funcional saia do papel e, enfim, traga os resultados esperados.
1. Espaço
Obviamente, o primeiro ponto de destaque em um escritório funcional é o espaço em si. Neste momento, o objetivo deve estar em garantir que este seja útil para os colaboradores e para a empresa como um todo. Assim, deve apresentar um arranjo que possibilite um melhor aproveitamento da estrutura.
Podem ser considerados nesse tópico fatores como o tamanho do cômodo, bem como o posicionamento dos móveis. É necessário garantir a passagem dos profissionais sem que um atrapalhe o outro. Além disso, um ponto importante se encontra na usabilidade da área e na forma como essa se adapta às atividades ali exercidas.
2. Mobília
Com o espaço ajustado, é preciso direcionar seus esforços para a correta escolha dos móveis para escritório. Aqui, os principais fatores devem estar relacionados não somente à ergonomia, mas também à funcionalidade da mobília. Pode ser lindo, pode ser atrativo, mas acima de tudo deve ser útil.
Com esse pensamento, é possível realizar uma grande limpeza no cômodo, deixando apenas o essencial. Dos itens de decoração à própria plataforma de trabalho, o ideal é realizar todas as escolhas levando em consideração os processos e o funcionamento da companhia. Se funciona e agrega valor, fica. Se não, retire a peça e busque um substituto mais adequado.
3. Aparência
A aparência de um espaço não pode ser colocada em segundo plano, já que ela afeta diretamente na produtividade deste. Assim, a preocupação com a apresentação do espaço continua a se destacar nesta discussão. A diferença, entretanto, está na ênfase que se dá a determinados pontos.
Pensando na funcionalidade, é interessante verificar, por exemplo, a passagem de fios e cabos. Além de poluir o ambiente, eles podem complicar a locomoção e dificultar a realização das tarefas. Sendo assim, investir em maneiras de esconder esses objetos é vital para garantir que este seja, de fato, um cômodo produtivo.
4. Armazenamento
Seguindo a lógica do tópico anterior, é mais do que válido apostar em formas criativas de armazenamento. Aqui, entram documentos, papeis, itens decorativos e mesmo objetos pessoais. Se precisam estar presentes, sem problemas, mas devem ter seu próprio espaço para não atrapalhar a rotina.
Felizmente, há diversas oportunidades interessantes no que diz respeito à armazenagem, as quais podem também auxiliar na aparência. Investir em nichos, prateleiras, gaveteiros e pastas é extremamente indicado. Além de assegurar a organização do espaço, tais itens auxiliam também a encontrar mais facilmente o que se está procurando e aumentar a eficácia dos processos.
5. Iluminação
É praticamente impossível falar de um escritório funcional e não citar a iluminação. Este é um ponto vital para a realização das atividades, visto que influencia na maneira como os profissionais atuarão. Assim, é preciso bastante cuidado no momento de definir a melhor opção para sua empresa.
Se possível, o mais indicado é investir na iluminação natural, que traz consigo inúmeros benefícios. Caso não seja uma possibilidade válida, apostar nas lâmpadas LED é uma estratégia interessante. Em especial, essa tecnologia promove alto grau de luminosidade, bem como mais sustentabilidade e economia de energia para a corporação.
6. Temperatura
Junto à iluminação, a temperatura é outro fator fundamental para garantir o funcionamento de um ambiente corporativo. Ao apresentar um clima muito quente ou muito frio, afinal, você está interferindo no rendimento de seu time. Por isso, preocupação com este tema nunca é demais.
É bom saber, também, que a própria legislação conta com regras no que diz respeito à temperatura de um escritório. De acordo com a NR17, o ideal é uma faixa entre os 20°C e os 23°C, com umidade entre 40% e 80%. Com isso, assegura-se o bem-estar dos colaboradores, bem como seu rendimento e o atingimento das metas estabelecidas.
7. Acústica
Para complementar essa trinca tão importante para a ergonomia do trabalho surge a acústica. Este é um fator importante, pois se relaciona aos sons que existem dentro do ambiente empresarial e que podem desconcentrar um trabalhador. Não à toa, se importar com tal fator pode influenciar diretamente na produtividade da organização.
O isolamento acústico é vital para alguns profissionais, estando inclusive na legislação brasileira. Ambientes com alto nível de ruídos sonoros podem interferir não somente nas tarefas, mas também na saúde de sua equipe. Para isso, há até empresas que investem em cabines acústicas para facilitar a atuação dos profissionais e cuidar de seu bem-estar.
8. Clima organizacional
De nada adiantará investir em diversas soluções para um escritório funcional se o clima deste não for positivo. Não há preocupação com luz, som e temperatura, afinal, que sobreviva a um ambiente tóxico de trabalho. Muito por conta disso, é preciso tratar este como um ponto vital nessa discussão.
Criar um espaço que possibilite a criação de vínculos e no qual todos se sintam bem é essencial, tanto para a companhia quanto para os trabalhadores. Sendo assim, investir em estratégias que garantam tal ponto é uma importante sugestão. Se este tópico estiver correto, será muito mais simples ajustar os demais.
Invista em um escritório funcional para ter melhores resultados
A concorrência vista nos dias atuais é muito maior do que a visualizada há algumas décadas. Sendo assim, se faz necessário compreender que há inúmeros fatores que podem interferir em sua produtividade como empresa. A criação de um escritório funcional permite, portanto, a adequação a essa realidade e o aproveitamento de sua estrutura. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros ao seu lado que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!