Escritório do Google, já ouviu falar? Nos dias de hoje, se fala muito sobre a qualidade de vida no trabalho e que a estrutura física da empresa pode estar diretamente envolvida com a efetividade da mesma.
É possível dizer que grande parte dos trabalhadores dedicam mais tempo da vida no trabalho do que na própria casa com os familiares e amigos.
O mesmo, de fato, impacta diretamente os colaboradores que atuam todos os dias nesse ambiente, tanto no quesito físico quanto psicológico. Pois atrás de todas as máquinas, computadores e equipamentos de trabalho existem uma pessoa com sentimentos, relações e problemas.
Leia também: 12 dicas de Feng Shui para escritórios
Por isso, é extremamente importante pensar que assim como o mundo está mudando, as relações entre os colaboradores também deve mudar; prezar pela qualidade de vida daquele colaborador que compartilha o seu conhecimento para realizar essa função e dedica a maior parte do seu tempo no trabalho deve ser objetivo da empresa.
Por esse motivo, a organização deve compreender que os programas de qualidade de vida no trabalho só vão ter efetividade quando a empresa entender que os seus colaboradores são essenciais para que a mesma funcione como eficiência e excelência.
Conhecendo o escritório do Google
A Google é o exemplo de uma das maiores empresas reconhecidas no mundo todo e comumente conhecida por seus invejáveis escritórios de trabalho. Criada há 21 anos pelos universitários Sergey Brin e Larry Page, é organização que representa a inovação, liderança e sucesso no mercado de trabalho.
Essa particularidade é observada normalmente pela maneira que a marca trata os seus colaboradores, o que é, no dias de hoje, um grande fator diferencial na indústria competitiva em que a mesma está inserida.
A empresa sempre se demonstrou ser fora do convencional e tradicional que é esperado por organizações de grande porte. Mas esse aspecto é percebido desde a sua estrutura física personalizada nos escritórios, que mais parece um lugar de entretenimento até a sua maneira de operação que se ligam com uma nova perspectiva de Gestão de Pessoas.
E para quem acredita que a trabalho e diversão não são uma boa combinação precisa rever seus conceitos. O Google se destaca no primeiro lugar do ranking como Melhor Empresa para Trabalhar e leva consigo a filosofia e identidade da empresa que apenas com um espaço de trabalho descontraído, aconchegante e com normas flexíveis para os seus colaboradores ou como é chamado dentro do ambiente de trabalho, os Googlers.
E dessa forma, conseguem alcançar a principal meta da organização: criatividade para produzir soluções e criar novos produtos no mercado.
Escritório do Google- o ambiente de trabalho
E um dos principais indício do padrão nada tradicional da gestão de pessoas que a empresa leva é o ambiente de trabalho. Nos escritórios da Google no Brasil, mais especificamente em Belo Horizonte e São Paulo, é possível encontrar entre os computadores, mesas e cadeiras as redes para descansar, pufes confortáveis, videogames para jogar e mesas de pingue-pongue.
Sem mencionar que, as sessões de trabalho de cada um dos colaboradores, assim como a do presidente e líder da organização, são decoradas de maneira individual, tudo isso por causa da verba de 100 dólares que os funcionários recebem quando começam a trabalhar na companhia.
Dessa forma, podemos afirmar que um dos maiores diferenciais que, seguramente, a empresa carrega é o ambiente. Fora todas as atividades lúdicas, com o foco de que as pessoas trabalham e se divirtam ao mesmo tempo, é possível encontrar uma série de espaços de convivência que, segundo a Monica Santos, gerente de recursos humanos da organização para América Latina, cita que esse conceito está relacionado com a cultura de colaboração.
Os espaços de convivência são muito diversificados, fazendo com que a Google se pareça mais com um local de entretenimento e diversão. É possível encontrar distrações e cenários diferentes em todos os andares do escritório do Google.
Por exemplo: áreas de trabalho individual e coletivo com decorações inusitadas de um varal com roupas e a capa do Superman, sem mencionar as cores vibrantes e cadeiras nada clássicas para sentar e relaxar e até mesmo trabalhar.
Interação entre os espaços
Outro espaço de convivência é decorado com um mini trailer, podendo ser utilizado até mesmo como uma sala reunião. Convenhamos que seria uma reunião um tanto quanto descontraída, mas que, certamente, atrairia a atenção de todos.
E você já pensou em se deparar com minis cozinhas no ambiente de trabalho, toda decorada com equipamento de uma cozinha normal? Pois é, nos escritórios da Google você encontra!
A empresa conta com um design de interior fora do comum, muitas tonalidade que são seriamente gritantes e distante das própria cartela de cores, mas que se combinam de uma maneira surpreendente.
E para fugir um pouco da rotina de trabalho cansativa, os colaboradores, ou melhor, os Googlers podem procurar por uma das cavernas que existem no escritório e se distrair um pouco dos problemas sem soluções e os desafios do dia a dia que são proporcionados pelos trabalho.
Os fundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin criaram a organização sem priorizarem a competitividade e a ganância, mas sim um ambiente de trabalho semelhante com um campus universitário, no qual o trabalho em equipe e a vontade de mudar o mundo são incentivados e estimulados.
E a inspiração para toda esse contexto histórico da empresa vem da garagem onde os fundadores iniciaram o seu trabalho com a empresa quando ainda eram estudantes em Stanford. Inclusive, alguns dos ambientes da Google é inspirado nessa garagem, com paredes grafitadas, fazendo referência ao início de tudo.
Mas além de se destacar pelos seus ambientes diferentes, tecnológicos e divertidos, a Google também é uma das melhores empresas para se trabalhar porque reconhece a importância de seus colaboradores, enxergando os mesmos como peça essencial e não somente um recurso para a empresa, dando grande relevância para o seu papel e função no processo organizacional.
Assim, eles fornecem mais qualidade de vida no trabalho, estimulam novas formações e especializações profissionais, dão prêmios de reconhecimento e incentivam a prática de esportes e artes musicais e, dessa forma, se destacam no mercado e conquistam seus objetivos de maneira efetiva.