O sonho de grande parte dos trabalhadores está se tornando realidade com o surgimento de empresas pet friendly. Algumas organizações passaram a permitir que seus colaboradores levassem seus bichinhos ao escritório, beneficiando não somente eles, mas toda a equipe. Ainda que uma tendência relativamente recente, ela vem se destacando e conquistando cada vez mais adeptos.
Em um primeiro momento, pode parecer estranho realizar suas atividades enquanto cães e gatos andam por aí. Na prática, porém, a técnica traz diversas vantagens para a corporação e seus funcionários. Não à toa, é uma prática que começa a ser implementada em grandes empresas e que vem apresentando resultados positivos. Mais cedo ou mais tarde, seu colega de trabalho poderá ser um pet de quatro patas.
Se interessou pelo assunto? Então fique atento ao texto a seguir para entender o que é e como funciona essa iniciativa. Além disso, confira os benefícios que os animais podem trazer ao seu time e faturamento.
O que são empresas pet friendly?
Antes de discutir sobre o funcionamento, as regras e vantagens, é preciso primeiro entender mais a fundo esse conceito. Assim, pode-se dizer que empresas pet friendly são aquelas que permitem a entrada de animais de estimação em seu ambiente de trabalho. Na prática, então, são companhias que oferecem aos seus colaboradores a chance de passar mais tempo com seus pets.
Traduzido do inglês, o termo se refere a algo como “amigável aos animais”, ou seja, adequado à presença destes. Para isso, toda a estrutura do escritório deve ser pensada a fim de garantir o bem-estar dos bichos e dos colaboradores. Engana-se, porém, quem pensa que esta é uma grande festa em que nenhuma atividade séria ocorre. Na verdade, é um ambiente extremamente colaborativo e que pode trazer resultados incríveis à empresa.
Como funcionam as empresas pet friendly?
Na teoria, toda essa história de empresas pet friendly parece incrível, com os peludos se divertindo com seus donos. Na prática, porém, é preciso estabelecer algumas regras para que este convívio seja organizado e benéfico. Sabendo disso, as companhias que optam por tal estratégia devem apresentar um manual para que tudo saia conforme o planejado. Alguns dos principais pontos sugeridos são:
- Agenda: Para manter o controle, é comum haver uma agenda em que os donos devem marcar o dia e horário em que levaram seus animais;
- Tamanho: Em geral, há uma regra de somente serem permitidos no escritório cães e gatos que possam ser carregados no colo;
- Cuidados: Normalmente, a organização disponibiliza um espaço para que os pets se alimentem e façam suas necessidades, mas é tarefa dos donos os levarem até lá e limparem após o uso;
- Segurança: Em ambientes como esse, é responsabilidade do colaborador ficar de olho em seu pet e não deixar que ele ande sozinho pela empresa;
- Estrutura: Portas e janelas sempre fechadas para evitar que algum dos animais acabe fugindo;
- Saúde: Todos os bichinhos devem estar vacinados, vermifugados e limpos para poder entrar na empresa.
Quais as vantagens das empresas pet friendly?
Muitas pessoas podem estar se perguntando sobre os efetivos benefícios que as empresas pet friendly apresentam. E, para a surpresa desse grupo, há inúmeros pontos que são afetados positivamente pela presença dos animais no escritório. Assim, confira a seguir 10 das principais vantagens de aderir à prática.
10. Equipe mais feliz
Não é novidade alguma que ter um pet em sua vida traz muita alegria, especialmente em momentos ruins. A lógica é a mesma dentro do ambiente corporativo, já que a presença dos animais faz com que toda a equipe fique mais alegre. E isso não é uma opinião, mas sim um fato.
De acordo com estudos da McCalthy & Stone, os bichos de estimação trazem mais risos em 6 de cada 10 donos. Além disso, 70% dos donos se sentem mais relaxados quando na companhia de seus amigos de quatro patas.
09. Ambiente colaborativo
Um ponto de bastante destaque nessa discussão está na colaboração que espaços com animais têm. Em geral, empresas pet friendly apresentam um ambiente mais colaborativo, muito por conta dos bichinhos. A explicação para isso está, principalmente, no contato mais próximo que os colaboradores têm entre si por conta dos pets.
Para uma corporação, este é um fator de grande importância, o qual reflete diretamente no ambiente de trabalho e nos resultados financeiros. Sendo assim, abrir o escritório para os caninos e felinos se comprova como uma excelente ideia.
08. Clima organizacional positivo
Ao unir os dois tópicos acima, chega-se a uma conclusão evidente: essas empresas contam com um ambiente de trabalho muito mais positivo. Se seus funcionários estão mais felizes e colaboram uns com os outros, afinal, fica muito mais simples criar vínculos neste espaço.
Por consequência, pode-se esperar, com um cenário como esse, por menos brigas e conflitos. Dessa forma, há menos distrações e os funcionários acabam se concentrando mais em suas atividades e menos nos problemas de relacionamento.
07. Quebra de rotina
Uma situação bastante recorrente em qualquer escritório é a falta de estímulos externos para os colaboradores. Com isso, o que se vê são diversos profissionais focados até demais em suas tarefas. Sem um tempo para se distrair e mergulhados no trabalho, acabam desenvolvendo estresse e outras doenças.
Assim, é válido mencionar que as empresas pet friendly sofrem menos desse tipo de contratempo. A simples presença dos animais no espaço causa uma quebra na rotina de seu time, dando a ele um tempo para recarregar as energias e se desfocar um pouco.
06. Queda no turnover e absenteísmo
Dois índices bastante importantes para qualquer organização são o turnover e o absenteísmo. O primeiro se refere a rotatividade dos profissionais, enquanto o segundo diz respeito às faltas, justificadas ou não. Em comum, ambos apresentam resultados excelentes com a presença dos pets.
Para entender esse conceito, é preciso considerar que, com os animais ali, sua equipe fica mais relaxada. Sem se preocupar com a solidão de seus pets em casa, os funcionários ficam mais tranquilos e, assim, não precisam faltar nem desejam sair dali.
05. Busca e retenção de talentos
Ainda que não seja do agrado de todas as pessoas, a companhia dos animais no escritório faz a cabeça das novas gerações. Em especial, pode-se citar aqui a geração Z, que está chegando agora ao mercado de trabalho. Dessa forma, essa é uma interessante técnica par atrair mais desses profissionais para sua organização.
Empresas pet friendly são bem-vistas por esse público, já que este benefício soa também como liberdade. Assim, permitir a vinda dos animais pode ser de grande valia tanto para reter quanto para atrair colaboradores mais jovens.
04. Mais saúde para todos
Diversos são os estudos que relacionam a presença de pets em um ambiente com a saúde daqueles ali presentes. Uma pesquisa da Universidade de Plymouth, do Reino Unido, descobriu, inclusive, que um simples aquário já pode auxiliar neste quesito.
Além disso, a saúde mental dos colaboradores é diretamente afetada pela prática. Os animais são excelentes para tratar casos de ansiedade, pânico, estresse e depressão. Sendo assim, contar com sua presença no escritório representa também o bem-estar de sua equipe.
03. Produtividade em alta
Mesmo que indiretamente, a produtividade já apareceu em diversos dos tópicos acima. Pode-se concluir, portanto, que empresas pet friendly apresentam colaboradores que rendem mais, principalmente pela presença dos animais. E é simples entender o porquê de tal fato.
Com mais saúde, menos conflitos, tempo de distração e um ambiente positivo, não há como render pouco. Na prática, então, investir na técnica representa também uma produtividade maior para a corporação como um todo. E, se bem aproveitado, esse rendimento pode facilmente se transformar em lucro.
02. Reconhecimento do mercado
Um fator de bastante destaque dentro deste tema está na forma como o mercado e o público veem essa estratégia. Como explicado, os mais jovens tendem a entendê-la como algo positivo e que traz vantagens a todos. Assim, começam a criar um respeito pela empresa que poucas campanhas de marketing conseguiriam.
A lógica aqui é semelhante à de outras práticas modernas, como o horário flexível e a sustentabilidade. Todos esses são assuntos em alta no momento e que trazem consigo o reconhecimento da empresa e seu ambiente de trabalho.
01. Valorização dos colaboradores
Para finalizar, é mais do que válido mencionar que tal reconhecimento não vem apenas de fora das empresas pet friendly. Na verdade, ele se inicia dentro delas, já que os próprios funcionários percebem esse esforço em modernizar seus processos e garantir uma melhor experiência corporativa.
Com isso, a prática garante também uma imagem positiva para a empresa como ambiente de trabalho, e não como marca. Dessa forma, seu nome fica em alta e cada vez mais profissionais qualificados terão como objetivo de carreira trabalhar com você.
Empresas pet friendly precisam de uma boa estrutura
Ao longo dos parágrafos acima, foi possível entender o que é e quais as vantagens que as empresas pet friendly apresentam. Ainda assim, um ponto de extrema importância nesta discussão está na estrutura que a corporação deve ter para permitir a presença dos animais. Com isso, uma etapa de destaque nesse processo é analisar se você cumpre com os requisitos para adotar tal estratégia.
Um escritório amplo e com espaço para os bichos se movimentarem é vital, bem como uma área externa para eles fazerem suas necessidades. Também é interessante contar com uma equipe de limpeza, a qual deve evitar que a presença dos animais incomode os colaboradores de alguma forma. Por fim, uma boa ideia pode ser disponibilizar uma área sem os pets, em especial para aqueles profissionais que contam com alergias.
Empresas pet friendly e a estrutura necessária
Basta procurar em jornais e revistas para conferir que, de fato, as empresas pet friendly são uma tendência atual. Sendo assim, se adaptar a essa nova prática é uma interessante estratégia para quem deseja modernizar sua cultura e agradar colaboradores mais jovens. Para isso, o mais indicado é ter ao seu lado parceiros que possam te auxiliar no projeto, agregando experiência e conhecimento a ele.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!