Existe uma grande busca nos dias atuais por mais economia de energia nas empresas, em especial nas de grande porte. Com a situação ambiental que o mundo se encontra, bem como a escassez de recursos, o consumo consciente se faz cada vez mais necessário. Ainda assim, existem diversos exemplos de como se fazer para reduzir sua conta de luz sem perder em produtividade.
Com isso em mente, é preciso compreender que já passou da hora de as corporações também auxiliarem nesse processo. Sejam pequenos negócios locais ou enormes e conhecidas indústrias, o dever é de todos. E, principalmente em momentos de estiagem, a realização de campanhas informativas é de suma importância. Além desta, porém, há outras formas de economizar.
Para entender mais sobre a economia de energia nas empresas e saber como fazê-la, fique atento aos parágrafos abaixo. Neles, você poderá verificar a importância deste tema e 10 maneiras inteligentes de alcançar o resultado esperado.
A importância da economia de energia nas empresas
Quando se fala em um futuro mais sustentável para o planeta, um dos grandes focos está na economia de energia. Aqui, não somente empresas, mas qualquer cidadão deve cooperar para que haja uma melhora na situação como um todo. Ainda assim, é fato que a parcela desses ambientes corporativos é bastante significativa, sendo vital que eles tomem partido e viabilizem maneiras de reduzir seu consumo.
Motivos para isso são inúmeros, e eles passam pelos mais diversos temas e as mais diferentes discussões. Se iniciam no meio ambiente e vão para a estiagem no Brasil, passando aí pela imagem da companhia e o futuro da sociedade. Tudo isso dependendo das mesmas atitudes e do mesmo posicionamento: se comprometer com o planeta e reduzir o consumo elétrico das corporações.
Como garantir a economia de energia nas empresas
Que este é um tema importante grande parte da população já sabe, incluindo aqui as corporações. De qualquer forma, há ainda uma má vontade em se tomar atitudes, ou ainda um despreparo na correta maneira de o fazer. Com isso em mente, se faz necessário compreender exemplos de como reduzir o consumo elétrico corporativo. Para isso, confira as 10 dicas a seguir.
10. Avalie sua estrutura
A primeira etapa para quem pretende buscar a economia de energia nas empresas é entender sua situação atual. Aqui, a ideia é justamente avaliar sua estrutura neste exato momento, compreendendo assim se há melhoras a serem feitas. Em geral, é neste tópico que se descobrem grandes problemas do projeto corporativo. E isso, na prática, pode ser o que encarece sua conta de luz.
Sabendo disso, é interessante ter um olhar especialista para determinar o que está certo e o que está errado. Dessa forma, o mais indicado é contar com o auxílio de uma empresa externa ou mesmo um prestador de serviço. Pequenas observações, afinal, podem aliviar e muito o seu bolso, possibilitando investir em outros pontos com esse dinheiro.
9. Adapte sua organização
Com tudo o que for descoberto no tópico anterior, chega a hora de solucionar os problemas. Para isso, pode ser preciso realizar pequenas adaptações ou mesmo grandes reformas. Tudo dependerá do que irá sair da avaliação, bem como de sua capacidade de investimento no momento. De qualquer forma, sempre há algo a se melhorar para buscar uma maior economia de energia nas empresas.
Em alguns casos, uma troca das lâmpadas ou mesmo de alguns outros equipamentos é o suficiente. Em outros, porém, as mudanças devem ser um pouco mais profundas para surtirem o efeito desejado. Aqui, o ideal é contar com um arquiteto ou uma empresa de arquitetura corporativa. Esses são profissionais especializados no tema e que te darão total suporte ao longo do projeto.
8. Verifique a temperatura
Muitas pessoas podem não se atentar a este ponto, mas a temperatura é um dos principais culpados por contas de luz mais caras. O destaque de tal afirmação, porém, não está no clima externo ao da organização, mas sim na forma como esta se adequa a ele. Ainda que muito valorizados, os aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, podem não ser a melhor alternativa.
A começar pelo projeto, é preciso que haja sempre uma preocupação com a ventilação e o isolamento térmico do escritório. Não somente isso, se faz necessário atenção com o tema na disposição de janelas, portas e mesmo da mobília. Ao garantir um espaço mais fresco aos colaboradores de maneira natural, você também visualizará uma economia de energia nas empresas do seu grupo.
7. Tenha foco na iluminação
Seguindo uma lógica parecida à do tópico anterior, outro ponto de destaque nessa discussão é a iluminação do escritório. Para ser mais preciso, o foco se encontra na maneira como se garante tal claridade aos colaboradores. Com os avanços tecnológicos visualizados nos últimos anos, soluções para essa situação são inúmeras e ao acesso de praticamente qualquer um.
Assim, investir na substituição de lâmpadas normais por iluminação LED é uma incrível ideia e que trará muita economia a longo prazo. Ainda melhor do que isso é trabalhar com a iluminação natural proveniente do próprio sol. Se for possível, essa acaba se apresentando como a melhor opção, sendo então mais eficaz e barata que qualquer outra possibilidade.
6. Projete o ambiente
Com tudo o que foi descoberto e entendido ao longo dos últimos parágrafos, é preciso tomar uma atitude. Por conta dessas informações, porém, o ideal nesse caso é buscar por um novo projeto para seu escritório corporativo. A intenção, aqui, é investir em algo que seja mais sustentável e traga consigo uma maior economia de energia nas empresas.
Esse é, na verdade, o momento de colocar todo esse conhecimento em cheque e se concentrar nas mudanças. O posicionamento dos móveis de escritório pode ser incrivelmente útil para isso, bem como uma obra que garanta algumas melhorias. Independentemente da situação e do nível das adaptações, é preciso assegurar que a conta virá mais barata nos próximos meses.
5. Seja sustentável
A sustentabilidade é uma das palavras mais ditas nos últimos anos, e justificativas não faltam para isso. De fato, há uma urgência em realizar mudanças no sistema como a sociedade vive, e muitas delas passam pelo conceito. Por isso, investir em práticas mais sustentáveis é um caminho lógico e sensato a seguir nesse momento. Ele pode, afinal, trazer benefícios à empresa, aos colaboradores e à população.
Se faz preciso destacar, porém, que essa é também uma demanda do próprio mercado e dos consumidores. Isso significa que os clientes querem saber quais são seus esforços e se você está comprometido com essa causa. Mais do que bons produtos e serviços, as pessoas hoje buscam por marcas e empresas que tenham um propósito positivo e que auxilie os demais.
4. Busque pela tecnologia
Quando se fala em evolução, não há como não citar a tecnologia, independentemente do assunto. Assim, nada mais lógico na busca por economia de energia nas empresas do que contar com o apoio da ciência. Aqui, diversos são os dispositivos que podem te auxiliar a gastar menos. Além disso, a própria evolução dos aparelhos faz com que eles sejam, também, cada vez mais econômicos.
Com isso em mente, se faz necessário estar atento quando for comprar tais itens para um escritório. A primeira dica está em pesquisar somente por gadgets com avaliação A de consumo pelo INMETRO. Além disso, é preciso também ler seu manual e, se possível, trabalhar com o aparelho em seu modo com menor gasto de energia. Essas são pequenas atitudes, mas que podem trazer grandes resultados.
3. Defina metas de economia
Apenas dizer que pretende apresentar uma economia de energia nas empresas no próximo período não é o suficiente. As organizações têm como dever demonstrar como pretendem fazer isso, além de quais são suas metas. Ou seja, mais do que ouvir, o público quer saber quanto será essa redução e em quanto tempo ela irá ocorrer. Sem isso, há apenas promessas.
A utilização de métricas de negócio em grandes corporações já é bastante comum, não sendo complicado investir em mais uma. Assim, entende-se que é vital analisar onde se quer chegar com tais medidas e, com isso, apresentar números factíveis. Essa apresentação pode ser em porcentagem ou números brutos, desde que traga uma previsão coerente com a realidade.
2. Monitore seus objetivos
Da mesma forma que se faz necessário criar metas, há também a necessidade de monitorá-las. Aqui, o foco está em acompanhar os índices mês a mês para garantir que os resultados estão sendo alcançados. Basicamente, então, essa é uma maneira de assegurar o cumprimento de tais medidas e, mais do que isso, seu índice de sucesso.
Caso a situação seja divergente do que foi traçado, surge a demanda por alterações no planejamento. Provavelmente, alguma das ideias não está surtindo efeito, sendo preciso descobrir qual é ela e o porquê de seu não funcionamento. Em seguida, uma nova solução deve ser pensada para resolver tal situação sem afetar os resultados da organização.
1. Conscientize sua equipe
De nada adiantará investir nas mais diversas estratégias, contratar especialistas no assunto e gastar milhões em softwares e equipamentos, se sua equipe não cooperar. Isso significa que, para que todo o plano funcione, é vital que seus colaboradores estejam empenhados em auxiliá-lo. A grande necessidade, então, é de garantir o engajamento do público interno nesse projeto.
A boa notícia que é há inúmeras formas de buscar por tal apoio dos profissionais. Campanhas de conscientização, inclusive, são bastante comuns em companhias de todos os portes e setores de atuação. Em geral, são planejadas pelos responsáveis pelo endomarketing e tendem a gerar resultados bastante interessantes. Isso, obviamente, se forem bem realizadas e criativas.
Como garantir a economia de energia nas empresas?
Não há dúvida alguma de que há uma enorme necessidade de garantir a economia de energia nas empresas. Tanto para a sociedade quanto para a própria companhia, esse é um caminho necessário e sem volta. Para atingir seus objetivos, entretanto, o mais indicado é contar com bons parceiros. Estes devem agregar conhecimento e experiência ao projeto, te dando suporte a todo o momento.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!