Contar com divisórias para escritório é necessário em qualquer ambiente corporativo, independentemente do tamanho. Ainda que haja uma tendência de espaços mais abertos, essas ferramentas podem ser utilizadas em qualquer situação. Para confirmar isso, basta visitar algumas empresas.
O que pouca gente sabe, porém, é que existem diversas opções para aderir a essa moda. De materiais como pvc a madeira, de vidro a alvenaria, inúmeras são as soluções que podem ser usadas aqui. O preço de cada uma das alternativas varia bastante, sendo interessante conferir o que cabe em seu orçamenta e soluciona seus problemas.
Para ter esse conhecimento, o mais indicado é pesquisar bastante e se informar junto a um especialista. Ainda assim, para te auxiliar nesse momento, abaixo você encontrará os materiais mais utilizados para divisórias para escritório. Confira verifique o que mais auxilia na rotina de seu negócio.
A necessidade de divisórias para escritório
Uma situação bastante comum dentro de grandes organizações é a falta de privacidade dos colaboradores. Com uma equipe com muitas pessoas, é normal que não haja muito espaço para todos. Dessa forma, as empresas acabam por juntar todos os funcionários em um amplo ambiente.
A ideia é boa, mas pode causar essa falta de privacidade, especialmente pelo pouco espaçamento entre cada um. Além do sentimento de estar sendo sempre vigiado, há também problema relacionados ao trabalho em si. Barulho, conversas, telefones tocando, diversas são as distrações.
Sendo assim, investir em divisórias para escritório pode ser a solução ideal para esse tipo de caso. Além de prover um espaço particular para cada um do time, a ferramenta também traz um isolamento acústico extremamente necessário. Por fim, acaba sendo uma maneira simples, rápida e eficiente de realizar uma reforma no ambiente corporativo.
Melhores materiais para divisórias para escritório
Como é de se esperar, hoje existem diversas oportunidades para escolher a divisória de escritórios ideal. Muitos são os materiais que podem ser utilizados em sua fabricação, cada um com suas vantagens e desvantagens. Para determinar o melhor, portanto, o ideal é entender as características de cada opção e compreender bem as necessidades de sua empresa.
Divisórias de Vidro
Bastante conhecido pelo público em geral, o vidro é um material muito utilizado para separar ambientes. Em especial, ele traz um ar de sofisticação ao espaço, além de prover um ar mais clean. Alia-se a isso uma maior capacidade de isolamento acústico e terá uma solução quase perfeita.
O quase na frase acima se dá, principalmente, por dois fatore. Primeiramente, o material não é de mais simples limpeza, já que suja com facilidade e precisa de manutenção constante. Além disso, é importante saber que este é um elemento mais caro que seus concorrentes. Assim, pode ser interessante reservá-lo para alguns ambientes.
Divisórias de Alvenaria
Para os mais tradicionais, é possível utilizar de alvenaria para construir divisórias para escritório. Elas podem ser até o teto, como paredes, ou parciais, na altura da cintura, por exemplo. Essa é uma solução relativamente barata, de fácil acesso e que traz benefícios quanto à passagem de sons exteriores.
Seu ponto negativo, entretanto, é que ocupa mais espaço e se faz necessária uma reforma para movimentá-la. Assim, acaba sendo um material sem mobilidade como os demais dessa lista. Por fim, também apresenta um aspecto mais sério e tradicional ao espaço corporativo, sem modernidade ou alguma inovação em termos de design.
Divisórias Navais
Talvez pelo nome você não se recorde de qual material está sendo citado aqui. Ainda assim, é possível ter quase certeza que já esteve em um ambiente com esse tipo de solução. Bastante utilizado em empresas, é uma forma mais barata e extremamente prática de dividir os espaços de cada colaborador ou departamento.
Seus pontos negativos ficam por conta do próprio material, que não possui grande isolamento para sons exteriores. Além disso, é uma solução mais simples e nem tão resistente, frequentemente apresentando manchas e sinais de envelhecimento. Assim, uma manutenção preventiva é necessária de tempos em tempos.
Divisórias de Cobogó
Para os mais interessados no aspecto visual do projeto corporativo, as divisórias para escritório de cobogó são a solução. Muito utilizado na arquitetura brasileira, esse é um tipo de ferramenta que voltou à moda depois de alguns anos. Sua maior funcionalidade é em ambientes de grande circulação e como um fator de embelezamento.
O motivo disso é simples: o material é inteiramente vazado. Dessa forma, pode-se dizer que sua funcionalidade como divisória não é a maior, já que é possível ver e ouvir através dele. Ainda assim, existem diversas situações em que pode ser utilizado, especialmente em casos que seja necessária apenas a delimitação do espaço.
Divisórias de PVC
Um dos modelos mais disseminados em espaços comerciais do mundo todo é o à base de PVC. O material feito de plástico é bastante resistente, apresenta custo bem inferior aos demais, possui grande durabilidade e fácil manuseio. Esses aspectos, juntos, trazem a confiança de empresários dos mais diversos setores de atuação.
Em geral, como toda opção que cai no gosto do público em geral, o PVC acaba sendo extremamente comum. Isso significa que seu espaço estará longe de ser diferente de outros semelhantes. Outro ponto a se analisar é que, em termos de beleza e design, o material fica bem aquém de outras possibilidades presentes nessa lista.
Divisórias de Drywall
Se você deseja fechar mais os espaços, mas não quer utilizar de alvenaria, uma boa opção é o drywall. A técnica mescla gesso com placas de cartão, o que traz bastante resistência ao conjunto. Ele também pode ser comprado em módulos, se tornando extremamente adaptável a qualquer ambiente, independentemente de seu tamanho.
Uma possibilidade interessante é já fazer o projeto do espaço com a iluminação do próprio drywall. Isso pode baratear o processo e trazer mais funcionalidade à solução. Seu ponto de atenção, entretanto, é a manutenção periódica, especialmente para verificar por infiltrações ou desgaste das placas.
Divisórias em Madeira
As divisórias para escritório feitas a partir de madeira possuem diversos modelos dos mais diferenciados custos. As opções mais convencionais utilizam de MDF ou MDP, enquanto as mais requintadas optam são feitas de madeira maciça. Em ambos os casos, porém, o material traz sobriedade ao ambiente com um toque de sustentabilidade.
Perfeita para espaços mais sérios — como escritórios de advocacia —, essa é uma técnica bastante em alta. Com custo mais elevado, não são tão comuns, o que também traz destaque à empresa. Além disso, contam com melhor proteção acústica e estão disponíveis nos mais diversos tons e espessuras.
Divisórias Retráteis
Existem casos em que essa privacidade tão mencionada durante o texto somente se faz necessária em algumas ocasiões. Para esse tipo de situação, o mais interessante é apostar em divisórias retráteis, que podem ser fechadas quando preciso. Dessa forma, pode-se mudar o tamanho do espaço em poucos segundos, modificando completamente seu layout.
Essa é uma estratégia interessante, especialmente em salas de reunião. É possível, por exemplo, criar uma grande sala ou duas de menor tamanho, se adaptando assim a cada situação. A tecnologia é um pouco mais cara que as mencionadas acima e pode ser feita de diversos materiais, mas é uma boa forma de melhor aproveitar o espaço.
Como escolher as melhores divisórias para escritório?
Sem dúvida alguma, a diversidade de opções de divisórias para escritório é imensa atualmente. São muitas as alternativas, tornando difícil a decisão pelo material ideal para sua empresa. Pensando nisso, o mais indicado é contar com um especialista no assunto para te auxiliar nesse momento.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!