A distração no trabalho é um fato muito comum entre as organizações e que vem se tornando cada vez mais preocupante à medida que a qualidade, produtividade e efetividade dos colaboradores representam níveis descendentes.
Para reverter ou prevenir esse caso é de grande relevância encontrar quais são os aspectos e comportamentos que estimulam a complicação em questão. O fato é, quanto mais cedo algo for feito, melhor será para a empresa.
Distração no trabalho é culpa da organização?
Quando algo não está funcionando como deve funcionar em um local de trabalho, é preciso parar para avaliar a situação. A equipe pode atribuir a responsabilidade para a empresa e essa, por sua vez, poderá questionar o desempenho dos colaboradores.
Como uma empresa bem estruturada, é relevante que a sua organização escute a sua equipe e trabalhe da melhor maneira possível para acolher as demandas e solicitações cabíveis. Ter um comportamento proativo é fundamental para encontrar e agir com soluções e não em mais complicações.
Se a produtividade tem diminuído e os funcionários estão demonstrando cada vez mais sinais de desatenção, pare para observar se existem algum dos possíveis contextos a seguir:
-
Iluminação inadequada
A luz é essencial em qualquer lugar, especialmente no ambiente de trabalho. A desatenção no serviço pode ser muitas vezes ocasionada pela sensação de fadiga que os colaboradores estão sentindo. E saiba: a iluminação pode ter interferência nessa questão.
É fundamental que o ambiente seja planejado de maneira estratégica para receber a luz natural. Uma vez que, ela é menos cansativa que a luz produzida artificialmente. E ainda assim, é importante que a divisão das luzes artificiais sejam uniforme, por exemplo, deve-se evitar lugares com reflexos e ofuscamentos. Para isso, é preciso optar para um projeto luminotécnico.
-
Temperatura desconfortável e desagradável
E como alguém consegue ter um bom desempenho quando se sente calor ou frio demais no local de trabalho? Em momentos como esses, a maior parte da energia acaba sendo voltada para se adequar à temperatura.
A ausência de comodidade influência e acaba interferindo no nível de desenvolvimento, ocasionando na desatenção durante o trabalho.
Por esse motivo, procurar investir em um projeto termoacústico é indispensável para assegurar o funcionamento das atividades.
- Barulho excessivo
Um lugar cheio de ruídos também podem ser prejudicial para o desempenho da equipe. Sem falar do sons interno, com movimentações e conversas dentro da empresa, além dos barulhos externos que contribuem para a desatenção no serviço.
Muitos colaboradores afirmam que conversas entre eles ou com clientes, distrai as pessoas de suas atividades, tornando uma desatenção comum entre eles, mas que pode ocasionar em baixo rendimento.
O ideal a se fazer é instruir que a equipe trabalhe de maneira consciente com o seu entorno e também optar por um planejamento do design da sua empresa para diminuir as distrações de som.
Ainda assim, com a utilização de instrumentos específicos de isolamento acústico é capaz de permitir os níveis de silêncio apropriados.
No entanto, é nessa hora que as organizações abertos estão em uma grande desvantagem. O seu projeto e objetivo é permitir mais socialização entre a equipe e, por isso, não há divisórias ou paredes. Ou seja, nesses casos os isolamentos acústicos não podem ajudar muito.
Devido a essa característica, os colaboradores podem ter um acesso claro das falas dos seus colegas de trabalho. Porém, isso não quer dizer que esta seja uma opção ruim. Há formatos de plataformas colaborativas que apresentam um espaço fundamental para diminuir esse tipo de desconforto.
Reformular a sua organização em um modelo “mais fechado”, podendo auxiliar na redução de incômodos e possíveis distrações. Além disso, adicione utensílios que amenizam o som, para diminuir os ruídos. Zonas macias são ótimas na absorção de barulhos, por isso, repartições e carpetes com paredes macias são excelentes escolhas.
Além do mais, você adicionar espaços mais tranquilos na geração de um layout de escritório que não seja fechado. Há, ainda, pequenas empresas, que pode ser observados com uma área de trabalho livre de desatenção.
É fundamental levar em consideração o que cada um faz em seu escritório, antes de iniciar o layout da empresa. Indivíduos que realizam muitas ligações, pode ser incluídas, juntamente, no mesmo local. Dessa mesma maneira, aquelas pessoas que precisam de silêncio para realizar a suas funções, podem ser colocar juntos em outra área.
-
Colegas de trabalho
Outra distração que atrapalha o rendimento dos colaboradores é as visitas recorrentes na mesa de trabalho, uma vez que ambientes mais abertos são regularmente mais afetados com essa complicação, pois é um comportamento comum entre eles.
Por mais irônico que pareça, uma boa estratégia para solucionar essa implicações é gerando áreas sociais em sua empresa. Você pode criar lugares ou montar cômodos de cozinha social. Proporcione aos colaboradores um espaço onde eles possam ter a oportunidade de se comunicar um com os outros.
O benefício é que eles têm total controle de quando eles desejam sair das suas áreas de trabalho e socializar. Dessa maneira, não é necessário ir até as mesas próximas, interrompendo os seus colegas. E ainda gera outro benefício: estimula a cooperação espontânea.
Os colaboradores que se deslocam até uma sala de descanso e relaxamento podem aproveitar uma refeição social ou de um hora de distração, e além de poder acabar solucionando problemas do trabalho entre si.
-
Chamada no viva-voz
Aquelas famosas chamadas no viva-voz também interferem no desempenho e causam distrações no trabalho, além disso, ninguém deveria ter que escutar a conversa do outro. Por isso, é necessário oferecer grandes salas de conferência, com instrumentos específicos, como telefone de recepção ou fones de ouvido. Essa ação pode auxiliar os colaboradores a não utilizar os alto-falantes em suas mesas.
Sem mencionar que, você pode desenvolver a regra de que os colaboradores precisar realizar chamadas no viva-voz somente na sala de conferência. Essa atitude ajuda a diminuir os possíveis ruídos e distrações na organização.
- Outras possíveis distrações
Reuniões paralelas, e-mails, mensagens de texto, redes sociais são distrações frequentes no ambiente de trabalho. Você pode não conseguir utilizar o projeto de espaço para diminuir essas complicações.
No entanto, uma maneira simples de mediar isso é instruir os seu colaboradores a deixar os seus smartphones em uma boa distância e adequada, melhorando assim o seu tempo de averiguação de redes sociais ou e-mails no local de trabalho.