man and woman sitting on table

Muitas pessoas ainda acham que a arquitetura corporativa se resume à criação de grandes escritórios padronizados. Ainda que esse seja sim um de seus objetivos, não é o único, muito menos o mais comum. Atualmente, cada vez mais se faz necessário entender as necessidades de cada um dos departamentos de uma empresa para desenvolver o ambiente ideal.

É bastante comum, afinal, verificar espaços compartilhados em que diversos colaboradores trabalham. Até aí nenhum problema, já que essa é uma tendência dos escritórios comerciais. O problema, entretanto, se dá quando um departamento começa a atrapalhar o outro. E isso é mais do que comum.

Quem já trabalhou em uma empresa sabe como é isso. O setor comercial costuma ser mais barulhento, enquanto o financeiro se apresenta mais calmo. A engenharia é quieta e formal, mas no marketing parece estar havendo uma festa a todo o momento. Isso é mais do que natural, mas pode trazer problemas se todos dividirem o mesmo espaço.

Com isso em mente, não seria interessante desenvolver um ambiente ideal para cada um desses departamentos? Pois bem, essa é uma das funções da arquitetura corporativa, a qual você entenderá melhor abaixo. Fique atento para descobrir como montar o espaço ideal para cada um dos setores e se beneficiar disso.

Entendendo as necessidades dos departamentos de uma empresa

Uma situação bastante comum é haver pequenas rixas entre os departamentos de uma empresa. Na maioria das vezes, isso é causado justamente pela convivência e proximidade entre eles. Cada um deles, afinal, apresenta uma necessidade diferente, e isso deve ser respeitado em qualquer projeto de reforma.

departamentos de uma empresa
Foto por Annie Spratt em Unsplash

Pense que algumas funções precisam se concentrar a todo o momento para realizar cálculos precisos. Colocá-los em um ambiente barulhento, portanto, pode não ser uma solução sábia. Além causar um desconforto à sua equipe, é possível que veja erros básicos sendo cometidos por falta de concentração.

Ao mesmo tempo, porém, há profissionais que necessitam estar em constante comunicação com o mercado, clientes ou fornecedores. Normalmente, então, estes costumam ser espaços com mais barulho, com muitas ligações, chamadas de vídeo e conversas.

Misturar os dois exemplos acima em um mesmo ambiente, portanto, não é o mais aconselhável. Ainda que haja uma tendência dos tais espaços compartilhados, as necessidades de cada trabalhador devem ser consideradas pelo arquiteto ou firma de arquitetura que desenvolve tal projeto.

O desafio de cada departamento de uma empresa

Para entender melhor toda a dinâmica de uma empresa, nada melhor do que ouvir a opinião de quem viveu nesse ambiente por mais de 30 anos. Pós-graduada em marketing e com especialização em gestão de pessoas, Eneida Junqueira compreende bem as necessidades dos diferentes departamentos de uma empresa.

empty black rolling chairs at cubicles
Foto por kate.sade em Unsplash

A profissional atuou por muitos anos de sua carreira como Business Partner de Recursos Humanos em uma multinacional americana. Assim, segundo ela, esse é um tema bem mais complexo do que as pessoas creem.

“Existem departamentos que requerem um ambiente mais calmo e silencioso, enquanto outros apresentam uma tendência mais dinâmica e ativa. As empresas devem analisar profundamente cada setor, sempre considerando suas necessidades. Com isso, deve-se alocar os colaboradores em espaços em que fiquem confortáveis ao longo do dia. Ao mesmo tempo, todos devem sentir que fazem parte da companhia como qualquer outro colaborador.”

Como a arquitetura corporativa pode auxiliar os departamentos de uma empresa

Tendo tudo em mente, fica mais fácil compreender que cada um dos departamentos de uma empresa possui suas próprias características. Este, entretanto, pode ser um desafio para quem faz o projeto do escritório. Afinal, entender todos esses detalhes não é simples. Para te auxiliar, confira abaixo um pouco de cada um dos principais setores das companhias.

Vendas

O comercial, como é conhecido o setor de vendas, é um dos mais movimentados departamentos de uma empresa. Com contato constante com os clientes, é comum que estejam sempre ao telefone, falando alto e dando risada. Engana-se, porém, quem acha que estão se divertindo, essa é uma maneira que encontram para se conectar com os consumidores.

man leaning on white metal rail
Foto por LinkedIn Sales Solutions em Unsplash

Por muitas vezes a equipe externa está fora do escritório, mas há um time interno que os auxilia. Assim, precisam de um espaço amplo e, de preferência, afastado dos demais da companhia. Também costumam se movimentar bastante, saindo do ambiente de trabalho por diversas vezes ao longo do dia para atender a ligações.

Marketing

Geralmente próximo ao departamento comercial, o setor de marketing e comunicação é outro bastante agitado. Costuma ser o mais animado de uma companhia, apresentando assim uma pequena rixa com os demais. Música, risadas e muita movimentação fazem parte da rotina de quem trabalha com a criatividade.

Este é um setor que se comunica com diversas equipes da organização. Sendo assim, uma localização estratégica é essencial na hora de planejar um escritório. Na arquitetura corporativa, é interessante prover ferramentas que os auxiliem com a criatividade, com ambiente alegres e modernos. A monotonia aqui passa longe.

Financeiro

Em contraponto aos setores citados acima, os trabalhadores que cuidam das finanças de uma organização precisam de mais silêncio. Em geral, realizam muitos cálculos e precisam de total concentração para não cometerem erros. O barulho e a movimentação aqui não são muito bem-vindos. Ao contrário, na verdade.

Além disso, este é um departamento de uma empresa que comumente se vê em contato com instituições financeiras ou clientes. Para essas conversas, necessitam de um ambiente que os propicie calma e sensatez. Assim, na hora de uma reforma comercial, se faz interessante considerar esses pontos e apresentar um espaço com boa acústica e mais reservado.

Fiscal

Normalmente junto ao financeiro encontra-se o departamento fiscal, o qual é responsável pelas obrigações tributárias da empresa. Mais uma vez, o que se vê aqui são trabalhadores que precisam do máximo de concentração possível para realizar suas tarefas. Pequenos erros podem ser fatais, especialmente junto ao governo.

departamentos de uma empresa
Foto por Scott Graham em Unsplash

Com isso em mente, a arquitetura corporativa para esse espaço deve focar no silêncio e na privacidade. São inúmeros os cálculos necessários, bem como análises de produtos e processos. Qualquer incômodo nesse momento pode trazer sérios problemas, o que significa que uma maior distância da movimentação, do barulho e das ligações pode ser bastante útil.

Engenharia

É fato que algumas companhias nem possuem um departamento exclusivo para a engenharia. Em geral, este tópico se aplica mais a indústrias, mas também pode ser utilizado em outros mercados de acordo com suas necessidades. Independentemente de suas atividades, este é um dos departamentos mais focados de uma empresa mais e, também, com muitos cálculos.

Dessa forma, a equipe que aqui trabalha necessita, mais uma vez, de um espaço calmo e silencioso. Em geral, não são muito adeptos das brincadeiras, e até a música pode atrapalhar suas tarefas. Divisórias com proteção acústica se fazem necessárias, bem como espaço para ferramentas e equipamentos específicos.

Recursos Humanos

Chega-se então a um setor com características únicas dentro de uma companhia, o que necessita mais atenção. O departamento de recursos humanos apresenta particularidades que o fazem diferente dos demais. Afinal, esta é uma equipe que comumente trabalha com dados confidenciais, como salários, benefícios e contratações.

departamentos de uma empresa
Foto por Christina @ wocintechchat.com em Unsplash

Sendo assim, colocá-los no meio dos demais colaboradores pode trazer também riscos legais à companhia. Faz-se necessário então uma arquitetura corporativa que foque em intimidade, proteção acústica e, inclusive, uma sala separada para entrevistas. Ainda de acordo com Eneida, o departamento possui necessidades próprias.

“Essa é uma área que engloba diversos subdepartamentos, como Treinamento e Desenvolvimento e Recrutamento e Seleção. Com isso, é necessário ambientes dedicados a essas atividades, contando com espaços adequados e sem distrações externas. A tratativa de detalhes confidenciais a respeito da equipe é outro ponto importante. Para isso, o ideal é um espaço que possibilite tratar de cada situação de forma particular.”

Compras

Tudo o que é preciso na empresa é requisitado ao departamento de compras, sendo este o centro dos pedidos. Dessa forma, este é um setor que está com contato não somente com os outros setores, mas com possíveis fornecedores. Logo, é de se imaginar a necessidade de um espaço que os possibilite realizar ligações sem atrapalhar os demais.

Dependendo do organograma de organização, faz-se preciso também deixá-los próximos à equipe financeira. A comunicação entre esses dois departamentos de uma empresa é constante, bem como a troca de documentos e materiais, como nota fiscais e boletos de pagamento. A correta organização do espaço de trabalho faz, portanto, total diferença neste momento.

Pesquisa e Desenvolvimento

Novamente menciona-se um departamento que, não necessariamente, existe em todas as empresas. Ainda assim, é um setor bastante conhecido e que merece a atenção de seu parceiro de arquitetura corporativa. O que deve ser considerado aqui, porém, é sua relação com as demais equipes da companhia e como esta se dá.

Em indústrias, é comum que a comunicação de P&D seja maior com o time de engenharia. Em outros mercados, entretanto, pode ser que seus principais parceiros sejam as equipes de vendas e marketing. Logo, um estudo se faz necessário para definir a melhor localização de seu ambiente de acordo com os contatos que os trabalhadores precisam fazer diariamente.

Manutenção

Como é de praxe, esse estudo das características próprias de cada organização é precisa em todos os departamentos de uma empresa. A manutenção, por exemplo, é um dos que mais se encaixa aqui, já que suas funções dependem totalmente do ramo de atuação da companhia. Em indústrias, as tarefas estão mais ligadas à produção, enquanto em escritórios são bastante diferentes.

departamentos de uma empresa
Foto por Cesar Carlevarino Aragon em Unsplash

Sabendo disso, a empresa de arquitetura corporativa deverá analisar as necessidades em cada caso para definir uma solução. Em geral, entretanto, é comum que esse time precise de espaços mais amplos, com muitas estantes e organizadores para o material. Também é indicado que estejam próximos do ponto que mais atendem por conta do tamanho e mobilidade das ferramentas.

TI – Tecnologia da Informação

Se você achou que Recursos Humanos era o departamento com mais diferença frente os demais, espere para ver o TI. Com o foco em cuidar de toda a estrutura tecnológica de uma empresa, suas necessidades são cada vez mais específicas. E isso, claro, é fruto da atualização dos softwares e hardwares com os quais trabalham.

departamentos de uma empresa
Foto por imgix em Unsplash

Companhias pequenas já necessitam de uma grande estrutura, especialmente de hospedagem e servidores. As grandes e, principalmente com foco em tecnologia, precisam ainda mais. Ainda que com o avanço da computação em nuvem represente menor necessidade de espaço, ele ainda é obrigatório. Nesse ambiente, o primordial é a refrigeração para não sobrecarregar as máquinas.

Gerência, Diretoria e C-Level

Há uma grande tendência no mercado de aproximar os colaboradores e tirar as paredes entre eles — figurativamente e literalmente. Com isso, é possível analisar diversas organizações que colocam gerência, diretoria e C-Level (CEO, CFO, CMO) junto aos outros colaboradores. A ideia com certeza é interessante e possui um significado muito grande, especialmente para os funcionários.

man holding cup filled with coffee on table
Foto por Andrew Neel em Unsplash

O problema, porém, está na falta de privacidade que esses profissionais enfrentam. Com cargos de grande importância, eles geralmente devem ter conversas sigilosas, seja pelo telefone ou ao vivo. Assim, depender constantemente da sala de reuniões não é o ideal. Por isso, indica-se que cada um tenha uma sala própria e com divisórias, mesmo que isso signifique um afastamento de sua equipe.

Os departamentos de uma empresa e a arquitetura corporativa

Como você pôde perceber, trabalhar com arquitetura corporativa não é tarefa simples.0 Existem diversos departamentos dentro de uma empresa e cada um deles tem suas próprias necessidades e particularidades. Por conta disso, o ideal é deixar esse trabalho com alguém que seja especialista no assunto e já saiba os atalhos desse caminho.

Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Temos como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.

Com escritório em São Paulo, atendemos todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares