Extremamente importante para qualquer empresa, o departamento de TI é um dos mais diferentes no organograma de uma organização. Muito disso diz respeito às suas atividades, que necessitam de uma estrutura distinta dos demais. A tecnologia aqui deve ser de ponta, justamente para atender às demandas de suas funções. Não à toa, é preciso investir muito no setor.
Atualmente, então, a importância desses profissionais é ainda maior, principalmente por conta da segurança dos dados da companhia. Muito mais do que aquele ideia de informática antiga, hoje essa é uma área vital para a competitividade empresarial. Assim, se faz necessário organizar o espaço destinado a esses trabalhadores, garantindo que haja tudo o que for preciso para conseguir bons resultados.
Para entender melhor sobre o departamento de TI, suas atividades e carências, confira o texto abaixo. Nele, você poderá descobrir como criar o ambiente perfeito para que este seja um setor de destaque em sua organização.
O que é o departamento de TI?
Antes de iniciar qualquer discussão, se faz preciso determinar, precisamente, o que é de fato o departamento de TI. Para isso, é bom começar explicando que a sigla se refere à Tecnologia da Informação — Information Tecnology, do inglês. Infelizmente, porém, suas funções ainda são pouco conhecidas pelos demais setores e colaboradores de qualquer ambiente corporativo.
Há muito tempo, esse deixou de ser o departamento destinada apenas à informática, a instalar programas e configurar a impressora. Hoje, na verdade, a área engloba todas as tecnologias utilizadas por uma empresa para facilitar sua rotina. Assim, se relaciona à captação e gerenciamento de dados, aos softwares, hardwares e quaisquer outros serviços relacionados a eles.
Quais são as funções do departamento de TI?
Com isso em mente, é preciso destacar o grande acúmulo de funções que o departamento de TI tem tido ao longo dos últimos anos. Principalmente no que diz respeito à segurança virtual da companhia e no tratamento de informações, as demandas aumentaram significativamente. Dessa forma, conhecer bem suas funções é uma etapa vital para compreender as necessidades destes profissionais.
- Estrutura tecnológica: Monitorar a infraestrutura da companhia, garantindo assim o correto funcionamento de todas as ferramentas;
- Sistemas e softwares: Assegurar a certificação dos programas, sistemas, softwares e demais soluções necessárias para a atividade da organização;
- Criação de processos: Facilitar o trabalho dos demais departamentos de uma empresa por meio da criação a acompanhamento de processos tecnológicos;
- Tratamento de dados: Auxiliar no processo de gestão de dados, possibilitando seu correto armazenamento e tratamento;
- Segurança da informação: Garantir a segurança, disponibilidade, integridade e confidencialidade dos sistemas;
- Gestão de redes: Instalar e configurar toda a rede de conexão necessária para o funcionamento dos dispositivos e da rotina empresarial;
- Computação em nuvem: Adequar a realidade da companhia às novas demandas provenientes do investimento no cloud computing;
- Programação: Desenvolver ou alterar recursos com o auxílio da programação de códigos a fim de facilitar as atividades;
- Auxiliar a empresa: Se colocar como um suporte para toda a empresa com o objetivo de resolver problemas, ensinar ou facilitar suas tarefas.
Qual a importância do departamento de TI?
Cada vez mais em alta, o departamento de TI vem ganhando uma importância estratégica nos últimos anos. Enquanto algumas empresas ainda o utilizam apenas como um simples setor de informática, outras já o veem como um grande diferencial. Do tratamento de dados à programação de bots, da gestão dos dados à segurança virtual. Todas essas são funções vitais que nenhuma outra área pode agregar a uma companhia.
Em especial em um mundo mais conectado a cada dia e com demandas suprimidas pelo comércio e acesso virtual, a tendência é que o setor seja ainda mais valorizado. Não à toa, o departamento de Recursos Humanos de grandes empresa já se coloca na busca por bons profissionais. Tê-los em sua equipe, afinal, é um diferencial competitivo que pode, sozinho, determinar sua participação no mercado.
Quais são as características do departamento de TI?
Na introdução deste texto foi dito que as necessidades do departamento de TI são diferentes das demais áreas. Muito disso diz respeito às funções que o setor possui, bem como as próprias características desses trabalhadores. Em geral, estes encontram-se em um ambiente afastado dos demais, principalmente por conta dos servidores e de toda a estrutura para que seu trabalho seja feito corretamente.
Assim, é comum que as organizações invistam na reforma de um espaço para torná-lo perfeito. Seu resfriamento deve ser garantido por conta dos aparelhos ali presentes, e o barulho externo não deve penetrar no cômodo. Por conta de tarefas como programação e tantas outras, o foco e a concentração estão sempre presentes nesse ambiente em particular.
Qual a estrutura necessária para o departamento de TI?
Com tantos pontos divergentes do que se vê em outros setores, a estrutura necessária para o departamento de TI acaba sendo mais exclusiva. Dessa forma, se faz preciso compreender a fundo as demandas desses profissionais, provendo assim todos os equipamentos e o espaço para que realizem suas atividades. Com isso em mente, o mais indicado é focar suas atenções a alguns aspectos em específico para garantir um bom trabalho.
Espaço amplo e afastado
Como explicado mais acima, em muitos casos é no ambiente do departamento de TI que ficam os servidores da empresa. Dessa forma, se faz necessário prover um espaço amplo para comportar toda essa estrutura tecnológica. Mais do que isso, porém, é preciso garantir que tudo esteja funcionando e que haja caminhos para os trabalhadores acessarem tais ferramentas.
Outro ponto a se destacar aqui é que, em geral, esse espaço costuma ficar mais afastado dos demais departamentos. A justificativa para isso está, justamente, no que foi dito no parágrafo acima e nas características dos profissionais. Dificilmente encontrará um ambiente tão amplo no meio da companhia, e a necessidade de silêncio complica ainda mais a situação. Com isso, a maioria das empresas prefere separar fisicamente a área das demais, garantindo assim sua produtividade.
Mobília ergonômica e confortável
Novamente se lembrando das atividades principais do departamento de TI, toda a mobília deve ser escolhida considerando a produtividade desses profissionais. Assim, é bom entender que, obviamente, estes são trabalhadores que costumam ficar horas na frente do computador. Sendo assim, investir na ergonomia nesse espaço é mais do que necessário, sendo imprescindível para seu sucesso.
Também é preciso investir em móveis com grau elevado de conforto, especialmente nas cadeiras. Ninguém melhor, aliás, do que os próprios profissionais do setor para te ajudarem nessa escolha. Em especial, estão ligados às últimas tendências do mercado de informática e todos seus acessórios. Assim, sabem mais do que ninguém onde encontrar os melhores móveis para esse cômodo.
Tecnologia de ponta e atualizada
Em outros setores de uma empresa, como o departamento comercial, por exemplo, é simples falar de tecnologia. Em geral, tudo o que a área precisa é de bons computadores e celulares. Se quiser investir mais, adicione um bom assistente de voz e fará a alegria de todos. Quando o assunto é o departamento de TI, porém, a história muda completamente, sendo necessário investir bem mais.
A parte boa disso é que os próprios trabalhadores poderão te auxiliar a adquirir todos os equipamentos precisos. Tudo com o menor custo e as melhores funcionalidades do mercado. É até complicado, afinal, prever o que será necessário, já que as demandas se atualizam tão rápido quanto a própria área. Sabendo disso, o mais indicado é manter uma comunicação constante com a gestão do setor, a fim de prover sempre o que ele precisar o mais rápido possível.
Estrutura específica para o correto funcionamento
Uma constatação que muitos têm ao adentrar a sala do departamento de TI é sobre a temperatura do local. Em geral, esse é um cômodo extremamente gelado, mas há uma boa explicação para isso. Com a finalidade de não superaquecer os servidores, é preciso garantir baixas temperaturas durante todo o dia. Para isso, é comum que as empresas invistam em vários e excelentes aparelhos de ar-condicionado para o setor.
Também é bastante normal que este acabe sendo uma espécie de depósito para tudo quanto é componente. Monitores, mouses, teclados, cabos dos mais diferentes tipos. Sabendo disso, apostar na organização desse cômodo é uma boa forma de ter tudo sempre à mão. Imagine, por exemplo, se tiver que esperar por horas apenas para conseguir uma pilha ou mesmo um fone de ouvido novo?
Materiais próprios e tecnológicos
Quando se fala em material de escritório para o departamento de TI, este costuma ser o mais simples possível. Primeiramente porque tais profissionais tendem a utilizar da tecnologia para realizar todo o necessário. Calculadoras, blocos de anotação, agenda, rascunhos. Tudo isso eles fazem em seus celulares ou em suas estações de trabalho. Logo, gastar seu dinheiro com isso pode ser um grande desperdício.
Isso não significa, entretanto, que eles não precisem de outras ferramentas tão ou mais importantes. O segredo, aqui, está em adaptar esse material às necessidades do setor. Assim, em uma simples reunião é possível descobrir tudo o que é preciso para garantir o cumprimento de suas atividades. Em geral, fala-se aqui de cabos USB ou HDMI, componentes de computadores e inúmeros outros dispositivos que possam ser importantes para as rotinas dos trabalhadores e da empresa como um todo.
Como prover a estrutura ideal para o departamento de TI?
Ao longo deste texto foi possível perceber que o departamento de TI evoluiu muito durante os últimos anos, bem como suas responsabilidades. Por conta disso, investir na atualização desse setor deve ser uma prioridade de qualquer organização. São esses profissionais, afinal, que te colocarão na real disputa do mercado. Para isso, porém, o mais indicado é contar com parceiros confiáveis, com experiência e conhecimento.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!