O departamento de marketing já é bem conhecido por todas as pessoas que trabalham em grandes empresas. Isso, entretanto, é resultado de anos de esforço para valorizar o setor, que por muitos era visto como desnecessário. Atualmente, porém, a maioria das organizações conta com estes funcionários, que possuem grande importância na forma como as companhias se comunicam.
Pode-se dizer, então, que hoje o marketing se junta a outros setores no organograma das instituições. Para isso, muito deve ser investido na estrutura necessária para que as pessoas que assumem esses cargos possam realizar suas tarefas. Sua função, muito mais do que agendar posts nas redes sociais ou criar lindas montagens, é cuidar da imagem e da estratégia da companhia.
Para entender melhor a definição do departamento de marketing e como ele funciona, confira o texto abaixo. Nele, também poderá conferir a estrutura que você deve oferecer para ter um time capacitado e motivado.
O que é o departamento de marketing?
Infelizmente, muitas pessoas ainda se confundem sobre a real função de um departamento de marketing. Em geral, são atribuídas a ele atividades que, ainda que coerentes, não são as únicas que fazem parte de sua rotina. Ainda que seja necessário utilizar da criatividade, o setor também precisa de análise, estratégia e conhecimento. A ideia de trabalhar apenas com a comunicação, portanto, não está errada, mas incompleta.
Na realidade, o marketing em si é um conjunto de técnicas com objetivo de se comunicar, conquistar e fidelizar o cliente. Logo, o trabalho começa muito antes do que se imagina, ainda na etapa de desenvolvimento de um produto ou serviço. A comunicação, tarefa pela qual é mais conhecida, vem depois, mas tendo um relevante papel dentro das atribuições da equipe. Depois disso, é preciso entender os resultados e modificar a estratégia se necessário.
Tudo isso pelo bem da marca e do ambiente corporativo como um todo.
Quais são as funções do departamento de marketing?
Como explicado acima, diversas são as atividades que o departamento de marketing exerce em uma companhia. Essas englobam um contato com os mais diferentes departamentos de uma empresa, o que explica um pouco de seu comportamento. Sendo assim, pode-se citar como funções vitais do setor:
- Planejamento: Análise da empresa e definição das metas da organização para o período;
- Mercado: Compreender o mercado em que a marca está inserida, bem como seu público e seus concorrentes;
- Pesquisa: Realizar, constantemente, pesquisas com o objetivo de se manter atualizado sobre novas práticas e tendências do mercado em geral;
- Comunicação: Montar um plano de comunicação que vise atingir os objetivos, se conectar ao público e seguir o orçamento previsto;
- Branding: Criação, cuidado e divulgação da empresa como marca, zelando por sua correta aplicação em qualquer espaço;
- Eventos: Planejar, organizar e executar eventos da empresa junto aos consumidores, fornecedores e/ou concorrentes;
- Relacionamento: Trabalhar de maneira ativa o relacionamento da organização junto a seus principais stakeholders;
- Equipe: Garantir, da mesma maneira, o envolvimento e a motivação da equipe de trabalho interna;
- Fornecedores: Gerenciar e auxiliar a atividade de fornecedores da companhia, como agências de publicidade, gráficas e outros.
Qual a importância do departamento de marketing?
Tendo conhecimento das funções do departamento de marketing, é simples compreender sua importância para uma marca. Ainda assim, é bom salientar que este apresenta, também, motivos que valem o investimento em sua estrutura. Um bom exemplo disso se dá ao entender que é com o esforço desses profissionais que uma marca de conecta ao público correto e se posiciona no mercado, garantindo bons resultados.
Mais do que isso, porém, é a maneira como o setor pode fazer uma companhia se destacar e fidelizar seus clientes. Exemplos não faltam, como se vê em grandes empresas como Google e Apple. Sua autoridade foi construída por meio de diversos esforços de comunicação que os colocam, hoje, como gigantes multinacionais. Logo, contar com um bom time nesse departamento garante prosperidade e conhecimento constante a uma organização. E isso reflete diretamente na produtividade não somente dele, mas de toda a instituição.
Quais são as características do departamento de marketing?
Se perguntar aos outros setores, você terá as mais diversas opiniões sobre o departamento de marketing. Alguns podem dizer que essa é uma equipe criativa, animada e extremamente sociável. Outros, entretanto, podem utilizar adjetivos como barulhentos, desorganizados e até metidos. Tanto os pontos positivos quanto os negativos podem ser verdade, mas tudo tem a ver com as funções que o time exerce na companhia.
Em geral, esses profissionais realmente tendem a conversar mais, afinal, trabalham com isso no dia a dia. Este também é um departamento que precisa de informações, o que explica outros adjetivos a ele dirigido, bem como sua desenvoltura ao se portar com outros trabalhadores. Por fim, algumas características importantes e que representam, em sua maioria, esses colaboradores são conectividade, curiosidade, juventude, irreverência e ambição. Assim, é possível dizer que apresentam diversos aspectos comuns a profissionais de outras áreas.
Qual a estrutura necessária para o departamento de marketing?
Para poder realizar as funções citadas acima e provar sua importância, porém, o departamento de marketing necessita de uma estrutura mínima. Chega-se então ao tema central deste texto: como criar uma boa área de trabalho para o setor. Com os itens abaixo, você poderá oferecer tudo o que precisa essa equipe, tornando assim seus objetivos muito mais alcançáveis.
Espaço amplo
Por conta das características mencionadas anteriormente, é simples entender que o departamento de marketing não se dá bem com pequenos escritórios. Em geral, esses são profissionais que precisam de mais área, já que se levantam muito e gostam de interagir uns com os outros. A melhor opção, portanto, é disponibilizar para o setor um espaço amplo e aberto, onde sua mobilidade será garantida.
Outro ponto interessante, ainda levando em consideração suas características, é a estrutura e a localização desse ambiente. O mais indicado é posicioná-lo próximo às áreas com que mais interagem, como é o caso da equipe comercial. Por consequência, o ideal é afastá-lo de trabalhadores que precisem de mais silêncio e calma para exercerem suas atividades. Se puder, pode ser bom investir em tratamento acústico.
Mobília alegre e funcional
Na hora de buscar por móveis para escritório, pense bem no departamento de marketing. O setor atua com criatividade, e precisa ter isso em seu ambiente de trabalho para render o esperado. Logo, evite os tons pasteis e o mobiliário sério, comuns em outras áreas. Aqui, é permitido sair da caixa, trazendo itens que reforcem essa característica.
Mais do que apenas alegres, esses elementos devem ser funcionais, em especial para suas atividades. Logo, vale a pena conversar com o gestor para compreender as necessidades e os desejos do seu time. Muitas empresas, inclusive, apostam em espaços totalmente irreverentes, que mais lembram uma sala de descompressão do que um escritório comum.
Decoração diferenciada
Novamente sendo diferente dos demais setores, o departamento de marketing permite uma decoração de escritório bem mais informal. Das cores aos itens escolhidos, tudo pode ter um ar mais leve e alegre, quase sem limites. Os quadros para escritório podem apresentar uma temática totalmente diferenciada, combinando com o a mobília definida anteriormente.
Se estiver buscando por ideias de decoração, há inúmeros lugares onde pode encontrar boas referências. A melhor, para esse espaço em específico, é procurar pelo que é feito em startups ou empresas de tecnologia, como Microsoft e Facebook. Essas são organizações que apresentam, em todos seus ambientes, o que um profissional de comunicação quer em seu escritório.
Tecnologia de ponta
Um fator essencial para garantir o correto trabalho desses colaboradores está na estrutura tecnológica do espaço. O mais indicado, então, é ter uma reunião com os gestores e líderes da área para entender suas necessidades. Na maioria das vezes, é preciso investir em bons computadores, monitores de alta resolução e uma impressora de qualidade.
Em alguns casos, porém, o investimento pode ser maior, sendo preciso adquirir programas, softwares ou outros dispositivos. Tudo isso pode ser discutido e negociado com a equipe, sendo possível apostar em algumas soluções antes de outras. Além disso, dependendo dos fornecedores disponíveis, alguns desses equipamentos podem ser desnecessários. Isso ocorre, principalmente, quando se trabalha com boas agências de publicidade e design.
Materiais de escritório
Por serem mais adeptos à tecnologia e aos itens citados acima, material de escritório não é um grande foco do departamento de marketing. Ainda assim, a melhor sugestão é investir em canetas e papel, já que sempre precisam de algo para anotar suas novas ideias ou rabiscar algum pensamento.
Quando precisam de algo a mais, é por alguma situação específica, como um evento por exemplo. De resto, boa parte de seu trabalho é feito no computador ou em seus celulares. E, com a habilidade que possuem com esses aparatos, conseguem até utilizá-los para as tarefas citadas acima.
Como montar o melhor espaço para o departamento de marketing?
Ao longo dos anos, o departamento de marketing trabalhou muito para conquistar o seu devido valor. Para isso, apresentou resultados, mas também demonstrou a necessidade que possui de investimento. Para realizar esse esforço, porém, o mais indicado é contar com parceiros que tenham experiência e conhecimento do mercado.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
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