No momento em que muitas pessoas voltam ao ambiente comercial, cuidar da decoração de escritório é essencial. Em uma hora tão delicada, estar em um ambiente alegre e com vida pode fazer toda a diferença em seu bem-estar.
Seja com pequenos objetos ou lindas plantas, há diversas maneiras de realizar essa revitalização. O ideal, na verdade, é tirar cada vez mais a cara de trabalho e deixar com um ar mais residencial. Obviamente que deve ter um padrão comercial, mas com um aconchego único.
E não pense você que isso depende de seu gênero. Há ótimos exemplos de decoração masculina e feminina que ficam perfeitos, seja num escritório de advocacia ou na sala de um diretor de multinacional. Sem dúvidas, é possível adaptar o projeto para as necessidades de quem ficará lá por tanto tempo.
Sabendo disso, confira no texto abaixo algumas dicas para fazer a decoração de escritório da maneira correta. Você verá que é muito mais simples do que você imagina, além de ter um resultado impressionante.
Qual a necessidade de focar na decoração de escritório?
A situação mais comum de ocorrer quando se fala de decoração de escritório é o dono do ambiente questionar sobre a necessidade disso. Bom, ainda que possa parecer superficial, essa é uma mudança que traz diversos benefícios a quem ali trabalha.
Em primeiro lugar, encontra-se o bem-estar do trabalhador, que sentirá melhor em um espaço decorado. É provado, inclusive, que este item pode influenciar diretamente nos índices de ansiedade e estressa de uma equipe.
Além disso, alguns ornamentos podem mudar significativamente na maneira como o funcionário vê seu trabalhador. Afinal, estar em um ambiente mais convidativo e confortável torna as tarefas mais simples de se realizar.
Por fim, mas não menos importante, é preciso citar as vantagens que tudo isso traz à companhia. Isso se dá pela visita de possíveis clientes que se sintam bem nesse ambiente decorado. Adicione um café quente e um sorriso no rosto e terá um convidado muito mais propenso a gastar.
Por onde começar a decoração de escritório?
Muitas pessoas realmente pretendem investir na decoração de seus escritórios, mas não sabem por onde começar. De fato, essa é uma dúvida bastante comum e que atinge grande parte dos que não possuem ajuda profissional.
Se puder, o ideal é contar com alguém do mercado, como um arquiteto corporativo ou designer de interiores. Com formação na área, esses profissionais poderão te auxiliar a deixar o ambiente com a sua cara, bonito e aconchegante.
Agora, se não puder contratar alguém habilitado, não precisa se preocupar. Há muitas maneiras de dar um up em seu espaço de trabalho, sem gastar muito e com resultados fantásticos. Confira abaixo algumas dicas para não se perder.
Cores
Antes de pensar na decoração de escritório em si, é preciso pensar no ambiente como um todo. Por isso, o primeiro passo é enxergar o espaço como uma tela em branco, e assim pensar nas cores que irá utilizar.
Nesse meio, fala-se muito em paleta de cores, ou seja, um conjunto harmônico que tons que se complementem. Aqui, a liberdade é total, existindo opções para todos os gostos, dos mais sóbrios aos mais alegres.
Uma boa ideia, portanto, é iniciar essa revitalização com a pintura das paredes. Ainda que mudança simples, ela fará toda a diferença no projeto final, principalmente se pensada em conjunto com os objetos e os móveis.
Móveis
Com o ambiente pintado, chega a hora de definir os móveis que serão utilizados. Novamente, se faz necessário analisar o tom do projeto para que todos os itens combinem com este.
Ao mesmo tempo, é preciso entender que o contraste pode ser uma ótima alternativa. Sendo assim, analise a paleta escolhida e defina cores opostas para o espaço não ficar muito monótono e sem graça.
Atualmente, a madeira está muito em alta, assim como móveis industriais com metal aparente. Essas alternativas, porém, deixam o escritório mais sério. Se quiser e puder, a sugestão é arriscar mais em itens com bastante personalidade e que se destaquem no projeto.
Objetos
Agora que seu ambiente de trabalho está mobiliado, chega a hora de focar em objetos que complementem a decoração de escritório. Estes podem ser itens pequenos e coloridos ou grandes e sóbrios. Tudo depende de seu gosto.
Para demonstrar mais criatividade, é interessante se utilizar de produtos com cores de destaque. Estes também podem ser usados para criar um ponto focal dentro da sala, de preferência realçando algo que seja de seu interesse.
Aqui também entram materiais de escritório de uso cotidiano, mas que podem ter também a função de embelezamento. Exemplos são cadernos, mousepads, canecas, caixas de organização e o que mais quiser. Definitivamente, não limites neste tópico.
Acessórios
Além dos objetos funcionais, há também itens que tem como único propósito a decoração do ambiente. Ainda que pareça sem necessidade, a utilização destes traz harmonia ao espaço e complementa o projeto, dando um acabamento a este.
Itens em alta neste mercado são os quadros, que são sempre bem-vindos e podem se destacar em qualquer parede. Vale a dica, entretanto, de buscar por alternativas que sejam contrastantes com a cor utilizada na sala.
Tapetes também podem servir para embelezar um escritório, especialmente se apresentarem tons diferentes do que se vê no ambiente. É possível também optar por uma versão mais sóbria e que apenas complemente os demais objetos aqui inseridos.
Plantas
Cada vez mais a vegetação está ganhando destaque dentro dos ambientes comerciais. Além de trazerem bem-estar, também são ótimas para tirar o ar empresarial dos escritórios, além de serem ótimas para decoração. Há inúmeras maneiras de utilizá-las, das mais simples às mais complexas.
Algumas empresas já investem em sustentabilidade, aplicando-as não somente para embelezar o espaço, mas também para mais qualidade de vida aos funcionários. Para isso, é possível fazer paredes inteiras com as plantas, trazendo um verde que combina com as mais diversas paletas.
Para os mais minimalistas, suculentas são ótimas alternativas por ocuparem pouco espaço. Assim, podem ser colocadas sobre a mesa, em prateleiras ou estantes. Se preferir algo mais imponente, grandes vasos são sempre indicados para uma decoração de escritório moderna e viva.
Personalização
Para finalizar essa lista, você não pode deixar de personalizar esse ambiente com sua cara. Afinal, este é o espaço que você passará grande parte de seus dias, sendo necessário se sentir bem aqui.
Ainda que seja uma sala corporativa, é interessante trazer peças de sua casa para decorar o ambiente. Elas podem auxiliar no projeto e ainda te trazer uma sensação de casa que nenhum outro item poderia.
Quadros com seus familiares e amigos são as opções mais comuns, mas também as mais assertivas. Para sair do ponto comum, porém, você pode enfeitar o local com itens trazidos de viagens ou que tenham um significado para você. O foco aqui é deixar o escritório com sua personalidade e suas lembranças.
Investindo na decoração de escritório
Ainda que muitas pessoas não percebam, o ambiente corporativo é o que elas mais frequentam em suas vidas. Dessa forma, se faz necessário tratá-lo com a devida importância. Investir na decoração de escritório, então, se mostra como um investimento em sua vida como um todo.
Nesse momento, entretanto, contar com o auxílio de especialistas é sem dúvidas a melhor opção. Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para empresas. Temos como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atendemos todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!