O investimento no controle de acesso para empresas tem crescido muito nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. A segurança, obviamente, é um fator chave dessa discussão, mas não o único. Na realidade, o avanço das tecnologias e a organização dos processos são pontos igualmente interessantes. Não à toa, a estratégia vem sendo aplicada em condomínios empresariais, indústrias e comércios, garantindo assim uma melhor gestão dos procedimentos de portaria e recepção.
Para entender todo esse conceito mais afundo, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá conferir os principais tipos de controle disponíveis no mercado, bem como as principais vantagens desse investimento.
O que é controle de acesso para empresas?
Para adicionar um certo contexto a esse tópico, se faz necessário compreender a que se refere o controle de acesso para empresas. Assim, pode-se dizer que o termo diz respeito a qualquer sistema que tenha como função gerenciar a entrada e saída de pessoas em um determinado ambiente. Aqui, entram inúmeras tecnologias — hardware e software — que possibilitam tal gestão.
Com isso, é possível entender a valia dessa ferramenta, já que limita o acesso de indivíduos a qualquer espaço. Este pode ser um ambiente corporativo, uma academia, um condomínio residencial ou mesmo uma clínica médica. Qualquer área que necessite de algum domínio sobre o ingresso de pessoas em seu interior pode se utilizar da tecnologia. E vale destacar que há diversas opções interessantes disponíveis no mercado.
Quais os tipos de controle de acesso para empresas?
Seguindo a lógica do tópico acima, é mais do que válido conhecer os modelos de controle de acesso disponíveis para empresas. A boa notícia é que existem diversos tipos no mercado, cada um sendo mais indicado para uma situação específica. Dessa forma, o mais interessante é analisar cada uma das opções abaixo e verificar qual mais te ajudará.
Senha
Provavelmente o tipo mais comum de controle de acesso é o de senha, em que o usuário se utiliza de um código para adentrar um espaço. Há alguns modelos como esse, variando principalmente na tecnologia embarcada e nos consequentes benefícios. Esta é uma opção de fácil instalação e que apresenta baixa complexidade.
Muito por conta disso, é também uma das variantes mais básicas da ferramenta, o que representa pouca segurança. A justificativa para isso está na facilidade de ser burlada, visto que uma pessoa pode facilmente passar o código a outra. Assim, acaba sendo uma solução mais indicada para áreas com pouco risco.
Cartão de acesso
Uma tecnologia bastante comum em condomínios residenciais é a dos cartões de acesso. Similares a um cartão de crédito em termos de formato e tamanho, estes são objetos que liberam sua entrada ao se conectarem ao sistema. Por conta disso, são opções que permitem um rápido acesso e pouca burocracia.
Ainda assim, também apresentam pouca segurança, já que somente é necessário estar com o item em mãos para entrar no ambiente. Esta, então, deixa de ser uma forma intransferível de ingressar ao espaço, sendo ideal apenas para algumas situações. Em especial, sugere-se seu uso em locais com pouco risco e alto grau de confiança.
Biometria
Bem mais evoluída que as opções anteriores, a biometria se apresenta como uma solução mais moderna de controle de acesso para empresas. Seu funcionamento é baseado na leitura de impressões digitais, algo pessoal e intransferível. Mais do que isso, é uma maneira segura de proteger o espaço de trabalho e seus colaboradores.
Um pouco mais caro, é um investimento que vale a pena pelos benefícios apresentados, já que garante maior proteção. Organizações de todos os portes e áreas de atuação optam pela biometria por ser mais eficiente. Seu ponto negativo, principalmente em momentos de pandemia, é a necessidade de contato físico.
Reconhecimento facial
Talvez a tecnologia mais moderna de todas nessa lista, o reconhecimento facial tem ganhado destaque nessa discussão. A ferramenta se utiliza da leitura de traços e medidas do rosto para identificar e liberar — ou não — a entrada do indivíduo. Com isso, se apresenta como um meio mais seguro e protegido de garantir o controle de acesso para empresas.
Muito por conta deste fator, vem sendo muito aplicada em grandes corporações, evitando assim a entrada de pessoas não autorizadas. Mais do que esses pontos, é ainda extremamente rápida e eficiente, diminuindo as filas e a demora no processo. Dessa forma, acaba por auxiliar a companhia de diversas maneiras.
Catracas
Bastante conhecidas pelo público em geral, as catracas podem ser boas alternativas para controlar a entrada. Na verdade, seu ponto forte não está na identificação de pessoas, mas sim na limitação de seu ingresso. Dessa forma, são muito úteis para cenários em que há muitos colaboradores e seja preciso um pouco de organização.
Elas podem, também, atuar de modo colaborativo junto a outras tecnologias citadas aqui. Com isso, é possível, por exemplo, se utilizar das catracas para limitar a entrada e da biometria ou do reconhecimento facial para conferir a identidade. Unidas, então, são ferramentas que se complementam e melhoram o fluxo de uma empresa.
Detector de metais
Nem todas as situações necessitam de um detector de metais para o controle de acesso em empresas. Em geral, sua utilização é mais indicada para cenários em que há a possibilidade de furto. Dessa forma, o detector demonstra se há algo entre as posses do indivíduo que não o pertence.
Para a entrada, é uma ótima ferramenta para casos em que há o risco de passagem de armas e outros itens perigosos. Para seu manuseio, porém, é indicado contar com profissionais de segurança altamente treinados, o que aumenta a proteção da corporação e de todos aqueles que estiverem em seu interior.
Raio X
Com o mesmo pensamento do item anterior, o raio X se apresenta como um excelente auxílio no combate à entrada de substâncias ou objetos perigosos ou ilícitos em um ambiente. Em especial, é uma técnica bastante utilizada em locais com alta circulação de pessoas, como aeroportos e rodoviárias.
No ambiente corporativo, essa é uma solução interessante para bancos, os quais estão mais suscetíveis a esse tipo de situação. Em empresas, pode ser aplicada caso haja a suspeita de algo errado. Ainda assim, dificilmente são instaladas no mercado corporativo, dando seu lugar a outras tecnologias dessa lista.
Quais as vantagens do controle de acesso para empresas?
Com tantas organizações adotando a tática, é natural se perguntar sobre os benefícios do controle de acesso para empresas. Felizmente, inúmeras são as vantagens de apostar na técnica, as quais atingem vários pontos de sua rotina corporativa. Dentre as principais, pode-se citar as que seguem abaixo.
Segurança
Obviamente, o primeiro ponto positivo de adotar um bom controle de acesso para empresas é a segurança. A proteção da estrutura de toda a corporação, bem como de seus colaboradores e visitantes, deve ser prioridade. Dessa forma, controlar a entrada de qualquer indivíduo é uma excelente maneira de se prevenir.
Para isso, o mais indicado é contar com a tecnologia correta para o seu caso, já que existem diversos modelos. Sugere-se, portanto, verificar junto a um especialista para entender o melhor tipo para sua situação. De modo geral, entende-se que quanto maior o grau de tecnologia, maior será a eficiência do sistema escolhido.
Agilidade
Outro ponto que vale a pena ser mencionado nessa lista é a agilidade que todo esse processo pode trazer. Diversas são as companhias, afinal, que verificam uma grande demora no momento da entrada e da saída de seus profissionais. Assim, o que se vê, de maneira geral, é uma queda drástica na produtividade da equipe. Em especial, a situação se dá pelo tempo que a atividade toma dos funcionários.
Não é preciso analisar muito, então, para chegar à conclusão de que um sistema mais ágil trará enormes benefícios à empresa. Com ele, os profissionais passarão por menos problemas para chegar ao escritório e, assim, poderão se dedicar a suas funções por um período maior do que o anterior à adoção da ferramenta.
Custos
Ao se unir os dois tópicos acima, o que se vê é uma considerável redução dos custos de uma organização. Imagine, afinal, o quanto se gasta com os atrasos e com a preocupação quanto à segurança a cada ano. Dito isso, toda a economia gerada por essa ferramenta possibilita grandes vantagens ao caixa da corporação.
Esse é um dos grandes motivos que fazem os gestores buscarem por controle de acesso para empresas. Ao investir na tecnologia, eles veem os resultados melhorarem e, em paralelo, os custos caírem. Financeiramente, esta se apresenta como uma das melhores alternativas, especialmente em tempos de crise.
Restrição de acesso
Além dos itens mencionados anteriormente, há casos específicos em que os controles de acesso provam seu valor. Aqui, destacam-se as áreas em que é preciso uma maior restrição no que diz respeito a quem as adentra. Em especial, pode-se citar projetos confidenciais, bem como locais com perigo à saúde dos colaboradores.
Nestes casos, a grande preocupação está em quem ingressa no local, sendo este restrito a alguns indivíduos. Para aprovar a passagem, as ferramentas mencionadas acima se apresentam como as melhores possibilidades do mercado. De acordo com o cenário, então, deve-se verificar a mais indicada e realizar o investimento.
Organização
Para finalizar, não seria possível terminar essa lista sem citar a organização dentro da própria companhia. Todo o processo de entrada e saída pode ser, afinal, bastante complexo, principalmente quando se tem muitos colaboradores. Nesses casos, o que se vê é uma grande confusão, com pessoas perdidas e um atraso do processo.
Dessa forma, investir em ferramentas de controle de acesso para empresas possibilita um cotidiano mais organizado. As filas imensas somem, e a agilidade já pontuada surge como uma consequente vantagem. Assim, pode-se esperar por funcionários mais calmos, tranquilos e pontuais no momento de iniciar os trabalhos.
Invista no controle de acesso para empresas
Para um negócio funcionar, inúmeros são os pontos que devem estar de acordo e operando corretamente. De nada adianta, afinal, apostar em soluções em diversos setores, mas não ter um bom controle de acesso para empresas. É essa ferramenta que garantirá que, antes mesmo de iniciar o dia, seus colaboradores estejam presentes e satisfeitos. Junto a isso, o mais indicado é contar com parceiros capacitados para te auxiliar.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!