Sonho de trabalho de jovens e adultos, a empresa Google compõe o ranking das maiores corporações do mundo que possuem megaescritórios espalhados pelos países.
Com amplo local para lazer, os espaços corporativos de uma das “gigantes” da internet, viraram referência quando o assunto é produtividade e novo modelo de negócio. Grandes organizações demandam estruturas gigantescas para armazenamento de dados e divisão de setores.
Conheça o escritório Google, localizado em Montain Ville, na Califórnia.
Onde fica o escritório Google?
Arquitetado para compor um dos primeiros prédios do Vale do Silício, o escritório surgiu como uma ideia de “campus universitário”. No início dos anos 200, a cultura organizacional da empresa já se mostrava bem a frente de seu tempo deixando opções de lazer para seus funcionários, tais como mesa de pingue-pongue, bicicleta e até um refeitório!
A estrutura projetada pelo arquiteto Clive Wilson surtiu o efeito desejado já que inovou nas construções por meio da utilização de energia solar, e vários vidros para favorecer a iluminação no ambiente.
Quando o Google começou a crescer foram adquiridos mais espaços e a série de investimentos fez o Google se tornar a segunda marca mais valiosa, ficando atrás apenas da gigante de eletrônicos e tecnologia, Apple.
Quais as principais mudanças na sede nos últimos anos?
A necessidade de renovação dos equipamentos utilizados pelos colaboradores fez com que os sócios expandissem ainda mais a sede da corporação.
Construído recentemente e avaliado em mais de U$$ 1 bilhão, o novo mega escritório do Google em Nova York possui mais de 50 mil metros quadrados com um design moderno e futurista. No lugar de telhados comuns foram instalados centenas de toldos de vidros condensados.
A ideia, segundo os empresários é facilitar o cotidiano dos colaboradores por meio de um espaço integrado. Além da boa localização das salas, os funcionários poderão almoçar próximo ao local de trabalho, já que a nova sede possui acesso a uma praça de alimentação com restaurantes e lojas.
Os investimentos tendem a não parar tão cedo. A cada ano, a empresa investe na compra de terrenos para expandir ainda mais seu local de trabalho. Estimativas apontam que o projeto final pode demorar até 15 anos para ser finalizado. Já pensou?
Outros escritórios da empresa
O Google possui mais de 70 escritórios ao redor do mundo além da matriz, na Califórnia. Em São Paulo, por exemplo, se concentram 300 funcionários em uma unidade construída na Avenida Brigadeiro Faria Lima. O Rio de Janeiro também conta com um espaço reservado para o Youtube (uma das marcas Google).
Engana-se quem pensa que os maiores prédios da empresa ficavam apenas na América e Europa. Considerado um dos maiores pólos comerciais e tecnológicos do mundo, a Oceania também se destaca quando o assunto é reconhecimento internacional no ramo da engenharia.
Por isso, a marca também investe maciçamente na estrutura de seus escritórios em outros países. A capital australiana, Sidney abriga o prédio mais ecologicamente correto da cidade e também é exemplo quando o assunto é diversidade e inclusão: boa parte dos funcionários é nascida na própria Austrália e frequentam comunidades LGBTQ+.
Conhecida por ser a segunda maior economia do mundo, a China não fica atrás quando o assunto é instalação das mais importantes marcas do mercado internacional. O pebolim e o ping-pong são os afazeres preferidos nas horas vagas de colaboradores do Google na unidade chinesa. Focada em pesquisa de comércio, o prédio é um dos mais importantes da atualidade.
Gigantes como o Google investem maciçamente em estrutura e soluções tecnológicas para alcançar resultados cada vez mais significativos. Além de ser referência no setor de tecnologia e investimento, a marca tem se destacado graças aos projetos arquitetônicos de suas unidades, que focam na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.