Uma ótima forma de iniciar a idealização do seu escritório, independente de for na reforma ou em construção, é pensar nas cores que poderão ser usadas. Mesmo que as opções sejam milhares, o fundamental é escolher a partir da identidade visual da sua marca, pois, dessa maneira, o espaço corporativo irá começar a transmitir as suas personalidade, características e particularidades.
E, além disso, a maioria dos ambientes de trabalho são sempre alvoroçados, com bastante movimento e, mesmo que em silêncio, são em grande parte desafiadores e exigentes. Todo tem um meta para atingir, todo enfrentam as pressão que eles fazem em si para alcançar resultados.
Leia também: 10 benefícios da arquitetura corporativa
Sem falar que, a relação com pessoas diferentes potencializa a experiência da alta e constante procura pelo foco e autocontrole, empenho e dedicação que consome ainda mais as energias e capacidades dos colaboradores.
Independente de como for, é preciso ser produtivo, solucionar complicações com agilidade e ter ideias e pensamentos criativos. Dessa formas, as longas horas de trabalho podem ser ocupadas de uma formidável resiliência. Ainda assim, para garantir a motivação e saúde do trabalhador, não é possível exigir deles, todos os meios para que as atividades sejam realizadas com energia total e, ao mesmo tempo, sem a possibilidade de implicações e conflitos.
É necessário procurar em promover um espaço que provoque a potencialidade dos trabalhadores por meio da entrega de instrumentos apropriados e também na manutenção de de um ambiente harmonioso, saudável e equilibrado.
Quando o ambiente é desorganizado, completamente apático e visualmente bagunçado, ele vai totalmente ao contrário das condições mencionadas, podendo provocar sentimentos de estresse e desconforto.
E um aspecto que pode auxiliar muito na adequação para um espaço mais saudável são as cores. Escolhendo a cor certa, ela pode estimular o intelecto, energizar, acalmar e convidar à ação física, entres vários possíveis efeitos. Elas podem e precisam ser vinculadas de forma direta na arquitetura corporativa com o intuito de desenvolver climas e ambientes propícios à realização de funções com tranquilidade e prazer.
Entendendo a ação das cores
Segundo o Portal da Educação, as pesquisas de aplicação de cores com o objetivo de ajudar a saúde e mudar comportamento dos seres humanos são muito parecidas. O indício mais relevante sobre isso é que as concepções e conceitos da cromoterapia, medicinas clássicas que vem do Oriente, a ayurvédica, tem origem indiana e a chinesa. Outra evidência é que as suas bases já eram reconhecidas na Grécia e no Antigo Egito.
O uso das cores com a intenção de estimular o bem-estar dos seres humanos pode ser compreendida como uma forma de terapia no movimentado cotidiano dos escritórios.
Por exemplo, no momento das reuniões, a dica é optar por cores neutras. Uma vez que esse ambiente constitui de uma configuração fechada, a preferência geral de tons vívidos, independentes de frias ou quentes, poderia proporcionar uma sensação de claustrofobia e, além do que, atrapalharia o clima de concentração. As diferenciações cromáticas precisam ficar restritas aos detalhes, que promove e estimula a quebra de uma monotonia.
Ao contrário da recepção, que deve apresentar um pouco mais da “cara” da marca e proporcionar encantamento nos clientes e visitantes. Por esse motivo, existe a possibilidade de aplicar ali, tons que tenham mais a ver com personalidade de identidade. As combinações e misturas também podem ser mais atrevidas, ousadas e impactantes.
E nos locais de trabalho, que o ritmo de desenvolvimento e criação são energéticos, a escolha das cores quentes pode ser o ideal para auxiliar na manutenção do pique e motivação. A utilização excessiva de cores como laranja, amarelo, vermelho ou outros tons quentes pode estimular comportamentos além do necessário, gerando energia demais e podendo deixar os colaboradores explosivos, tensos e agitados.
É importante lembrar que, essa é aproximação generalizada com apenas alguns exemplos de como as cores podem interagir e tornar os espaços de trabalho mais agradável ou não.
Pensando nisso, selecionamos algumas cores e relacionamos qual as melhores tonalidades interessantes para o espaço corporativo. Confira abaixo:
Aplicações das cores em escritórios
-
Rose
Talvez essa seja a escolha menos comum para os ambientes de trabalho. No entanto, empresas com uma personalidade e conceito mais feminino podem mergulhar nesse tom, para gerar um clima aconchegante, doce, leve e tranquilo. Em home office a cor tende ser mais fácil de monitorar.
-
Azul Sereno
O azul tem uma utilidade mais versátil e possibilita uma estética mais calma e tranquila ao ambiente, uma vez que a força dessa cor desperta com naturalidade e promove mais admiração entre os colegas. É uma cor leve que representa honestidade, tradição e sinceridade.
-
Amarelo
Iluminado, intenso e alegre, o amarelo é uma ótima opção para gerar contrastes no local e gerar e estimular o senso criativo dos trabalhadores.
-
Cinza
O cinza oferece uma gama de possibilidade, uma vez que existem vários tons da cor.
-
Marrom frio
O marrom surge com uma tonalidade mais clara e com um visual mais frio, podendo ser usado várias ocasiões, locais e detalhes do ambiente.
Discretas e equilibradas, as cores nudes, desde os tons de marrons como os cinza, branco e bege possibilitam o benefício de transmitir uma beleza e leveza clássica aos ambientes onde as clientes, visitante e colaboradores estão presentes, dessa forma, são capazes de receber e acomodar todos com conforto e bom gosto.
Completamente prática para fazer alterações sem muitos esforços, a variabilidade dessas cores promove diversas combinações. Para desmontar as possíveis monotonias de um lugar neutro é preciso optar com muita facilidade por detalhes de cores, como: biombos, luminárias, cadeiras ou mesas- ou até mesmo no piso, entre outros pontos do local.
Os efeitos e resultados ficam muito harmonioso e charmoso, ainda mais de as luzes forem projetadas de acordo com as tonalidades, permitindo a apresentar um toque especial e único ao visual da empresa. E aí, qual é a cor que você pretende utilizar?