Um dos pontos que mais tem recebido investimento dentro de grandes empresas é, sem dúvidas, a comunicação interna. Mais do que apenas dinheiro, as organizações entenderam que é preciso disponibilizar tempo e esforços para que este não seja um problema na rotina corporativa. Para isso, entretanto, tiverem que buscar por ferramentas e exemplos de outras empresas para aplicarem a estratégia corretamente. Engana-se, portanto, quem pensa que esse é um processo irrelevante.
Para entender melhor o que é e como fazer uma boa comunicação interna, confira os parágrafos a seguir. Ao longo do texto, poderá compreender os tipos ideais, a importância e os benefícios de tal técnica para uma corporação.
O que é comunicação interna?
Quando dentro de um ambiente corporativo, é normal ouvir que existem, ao menos, dois públicos importantes para sua atuação. O primeiro, obviamente, diz respeito aos clientes, os quais consomem seus produtos ou serviços. O segundo, entretanto, se refere aos seus colaboradores, ou seja, a equipe que te auxilia a buscar os resultados. E o destaque aqui é que ambos devem estar satisfeitos.
Com isso em mente, cada vez mais organizações investem na comunicação interna, que é voltada ao próprio time. Esta se apresenta, portanto, como uma estratégia que visa melhorar o relacionamento da marca com seus funcionários. Entendeu-se, afinal, que sem o apoio destes, não há quem consiga competir em mercados tão cheios quanto os atuais.
Qual a importância da comunicação interna?
Um termo citado no último tópico possui grande destaque quando se fala da importância da comunicação interna: relacionamento. De fato, este é o grande objetivo da técnica, que visa estabelecer uma boa relação com a equipe. Sem ela, itens como produtividade e o próprio clima da empresa podem ser diretamente afetados. Consequentemente, os resultados também são acometidos.
É com isso em mente que os gestores de tantas organizações perceberam a relevância do conceito. Para colocá-lo em prática, o passaram ao departamento de marketing, que é o especialista em qualquer tipo de comunicação. Não à toa, é possível encontrar ou ouvir o termo endomarketing por aí. Basicamente o significado é o mesmo, representando os esforços destinados especialmente ao público interno.
Quais os benefícios da comunicação interna?
Não é tarefa complicada imaginar as vantagens que investir neste tema pode trazer a uma empresa. O mais interessante, entretanto, é que diversos são os pontos afetados pela estratégia. Dessa forma, mais do que apenas o relacionamento, é possível verificar consequências positivas em inúmeros outros locais. Bons exemplos desse pensamento são os que seguem.
Produtividade da equipe
Colaboradores preocupados tendem a render menos, já que gastam boa parte de seu tempo pensando em cenários irreais. E para evitar que isso ocorra em sua organização, a comunicação interna é a aliada ideal. Afinal, ao manter uma relação sincera com sua equipe, eles terão mais confiança em você. Dessa forma, produzem mais e, consequentemente, trazem mais resultados à corporação como um todo. Na prática, então, deixá-los calmos e sem mil pensamentos possibilita que apresentem índices de produtividade bem maiores.
Queda do turnover
Seguindo a lógica do tópico anterior, é simples compreender que, quando não há esse relacionamento, alguns profissionais podem buscar por novas oportunidades. Dentro da empresa, portanto, a situação representa um aumento na taxa de turnover, ou seja, o número de colaboradores que saem da companhia. Ao mantê-los informados sobre tudo o que ocorre nas dependências da empresa, é mais simples evitar que eles comecem a se candidatar a outras vagas. Mais do que isso, a notícia se difunde, sendo mais simples reter e buscar novos talentos.
Clima organizacional
Ao se somar as situações descritas nos tópicos anteriores, o resultado é uma empresa com clima organizacional péssimo. Pessoas desmotivadas, irritadas, com medo e em busca de novos empregos. Com isso, investir na comunicação interna possibilita que este clima seja melhorado, tornando-se um trunfo da companhia. Mais importante do que salário e benefícios, os profissionais atuais buscam ambientes saudáveis de trabalho. Assim, ao se prover isso a toda a equipe, não demora muito para que a estratégia reflita em resultado mais interessantes.
Processo de integração
Ao iniciar em um novo emprego, é mais do que normal que um profissional se sinta perdido ou mesmo desmotivado. Esse é um período confuso na mente do colaborador, que ainda tenta compreender afundo a nova empresa, suas tarefas e seus colegas. Nada melhor, então, do que auxiliá-lo por meio da comunicação, que neste caso cumpre um papel primordial. Nesse exemplo, o processo de integração se torna mais rápido e fácil justamente pela comunicação, que evita problemas e agiliza a familiarização com o novo espaço.
Alivia cenários críticos
Por fim, vale a pena destacar que nem todas as situações são positivas ao longo da vida útil de uma empresa. Em especial quando o cenário é crítico, como em crises ou grandes problemas, a comunicação interna é vital. Ao se colocar no lugar da equipe, é fácil sentir o medo e a tensão com que eles convivem. Dessa forma, ouvir dos gestores o que está acontecendo, seja bom ou ruim, tende a aliviar tais sentimentos. Não que o cenário seja mais positivo, mas a transparência auxilia a motivar um time receoso.
Quais os tipos de comunicação interna?
O que poucas pessoas sabem a respeito deste tema é que não há apenas um tipo de comunicação interna. Na realidade, são diversas as maneiras de atuar com tal estratégia, tendo todas elas o mesmo objetivo. Assim, pode-se descrever como subdivisões do conceito os seguintes exemplos.
- Escrita: Comunicação que se utiliza da escrita, digital ou não, para passar a informação;
- Oral: Comunicação exercida por meio da fala, de preferência com a ideia de aproximar os trabalhadores;
- Vertical: Comunicação feita de cima para baixo, se iniciando nas lideranças e alcançando todos os funcionários;
- Horizontal: Comunicação entre colegas de nível hierárquico semelhante visando melhorar os relacionamentos;
- Diagonal: Comunicação entre diferentes níveis hierárquicos que possibilita a passagem de informação a toda a organização.
Como aplicar a comunicação interna em uma empresa?
Agora que já entende o que é, qual a importância, os benefícios e os tipos, chega o momento de aplicar o conceito na prática. Para isso, porém, o mais indicado é seguir as dicas abaixo, as quais te auxiliarão ao longo dessa jornada. Aproveite cada uma delas, verifique a utilização em sua situação e tire esse projeto do papel.
Manual do funcionário
O primeiro ponto de contato de um novo colaborador com a empresa é por meio do manual do funcionário. Sabendo disso, é evidente a relevância que este documento possui em sua estratégia de comunicação interna. Assim, utilize-o não somente como mais uma etapa burocrática, mas como uma forma de situar esse profissional, informá-lo sobre a empresa e seus processos internos. Ao investir na técnica desde o início de seu relacionamento com os trabalhadores, você evita possíveis problemas e tensões.
Plataformas digitais
A evolução da tecnologia para empresas trouxe inúmeras ferramentas nunca antes imaginadas. Se aproveitar delas para melhorar o relacionamento da companhia com seu time é, então, uma excelente ideia. Não imagine, entretanto, que para isso se faz preciso investir em softwares diverso com assinaturas caríssimas. Redes sociais, intranet, e-mail e conference calls são ótimas formas de utilizar a tecnologia como um meio de informar a todos. E, em comum, todos eles apresentam grande alcance e custo baixo ou nulo.
Reuniões e apresentações
Outra ótima forma de investir na comunicação interna é no ao vivo, o famoso face to face. Aqui, a ideia é reunir um grupo ou até mesmo todos os colaboradores em um mesmo ambiente e manter uma discussão saudável. Esta pode até ser unilateral, quando apenas um líder irá falar, ou mesmo com as opiniões dos profissionais sendo ouvidas. Além de trazer mais contato com a equipe, também é uma maneira de evitar que haja ruídos nessa comunicação e as mensagens sejam mal interpretadas.
Mural e display
Dentro de toda a estrutura que uma empresa oferece a seus colaboradores, há inúmeros espaços que podem ser utilizados como ponto de contato com seu time. Não à toa, inúmeras corporações investem em murais e displays para passar informações relevantes a todos. Estes podem ser pequenos quadros de aviso, ou ainda uma grande televisão com mensagens sendo transmitidas continuamente. De qualquer forma, o importante é se aproveitar de sua própria estrutura para melhorar o relacionamento com o público interno.
Formulários online
Muitas vezes, essa comunicação interna pode ocorrer em uma via única, em que apenas a empresa fala. Este, porém, não é o cenário ideal, visto que seus empregados também merecem ser ouvidos. Em diversas ocasiões, inclusive, eles possuem ideias, opiniões e dicas que podem auxiliar e muito a companhia. Ainda assim, é comum que eles apresentem certa resistência em expor suas visões. Neste caso, o ideal é criar um formulário online, uma útil ferramenta para que eles se expressem de maneira anônima e, assim, mais segura e sincera.
Como investir na comunicação interna corretamente?
Não há dúvida alguma sobre a relevância e a eficácia da comunicação interna no mundo empresarial. Ainda assim, em alguns casos se faz preciso adaptar a estrutura da corporação para que esta surta o efeito desejado. Se esta for sua situação, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
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