A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças empregados a partir de valores, atitudes e expectativas que devem ser compartilhados por todos os membros da empresa. É isso que vai distinguir a organização das demais, pois é a verdadeira essência do negócio.
Por isso, deve representar as percepções não só dos dirigentes, mas também dos funcionários, já que representa as normas informais que orientam o comportamento de todos, ou seja, o que se pretende passar não apenas internamente, mas também para os clientes e sociedade em geral.
Como a arquitetura corporativa pode reforçar a cultura organizacional?
A arquitetura corporativa tem por objetivo projetar áreas de trabalho que sejam práticas, eficientes e confortáveis a partir de layouts modernos que facilitem as rotinas organizacionais.
Os projetos são pensados de forma moderna e usando as tecnologias disponíveis. Sempre visando a sustentabilidade, custos e manutenção das instalações.
Com a arquitetura corporativa é possível transformar qualquer espaço em um ambiente de trabalho prático e funcional que seja confortável tanto para os colaboradores quanto clientes.
Os preceitos de um projeto de arquitetura empresarial podem ser aplicados com sucesso em empresas de pequeno, médio e grande porte.
Vale ressaltar que as preocupações do arquiteto corporativo vão além da estética, pois inclui questões como a transmissão dos valores da empresa para as instalações físicas, melhoria da comunicação, integração entre as equipes e ergonomia no ambiente de trabalho.
Sendo assim, os projetos são totalmente personalizados e feitos com base nas necessidades e demandas de cada empresa.
Antes do projeto sair do papel, o arquiteto pesquisa sobre o histórico da empresa e também conversa com seus dirigentes e funcionários sobre o que eles gostariam que tivessem no ambiente de trabalho.
Isso porque, esta é uma forma de motivá-los e cuidar de sua saúde e bem-estar, o que consequentemente gera um ganho em produtividade.
A arquitetura corporativa sendo usada para aplicar identidade ao ambiente
Além de se preocupar em facilitar a comunicação entre os colaboradores e tornar a rotina de trabalho mais prática e funcional, a arquitetura corporativa também busca transmitir os valores e a essência da empresa. Isto é, a cultura organizacional.
Os espaços são pensados de formam que transmitam o que é a sua marca e de que modo ela se comporta e quer ser vista diante do mercado e da sociedade em geral.
Construir um ambiente físico que esteja em conformidade com o que a empresa quer para seus colaboradores e clientes é fundamental para reforçar a cultura e também que o negócio progrida.
Atualmente, há uma grande tendência para a humanização dos espaços, independentemente do tipo de cultura que a organização resolve adotar.
Portanto, todo e qualquer tipo de projeto deve ser pensado, primeiramente, para garantir a qualidade de vida e conforto dos funcionários seja de forma individual ou compartilhada.
É preciso que se pense formas de interligação dos interesses da empresa para que se consiga diminuição de custos, aumento de velocidade na entrega de soluções e diminuição de erros causados por conta de decisões isoladas.
Desse modo, mais do que mudanças estéticas um projeto de arquitetura corporativa é um agente de mudanças que só tende a agregar fatores positivos para a identidade da empresa e para todas as pessoas que fazem parte dela.
Viu só como um projeto de arquitetura corporativa eficiente pode ser usado para destacar a cultura organizacional e, consequentemente, fortalecer a identidade da marca? Os benefícios da arquitetura corporativa são muitos e vão além da estética, já que o principal objetivo desse serviço é criar ambientes funcionais e que prezem pela qualidade de vida dos colaboradores.
Acesse o site da T2 Arquitetura e Engenharia e solicite um orçamento de projeto para sua empresa.