A necessidade constante de reuniões e o pouco espaço nos ambientes corporativos vem fazendo com que muitas empresas busquem por uma cabine acústica para escritório. Essas são apenas duas das motivações para investir no item, que além de tudo pode colaborar com a estética do cômodo. Mais do que isso, representa privacidade e concentração para quem atua em seu interior.
Existem inúmeras opções disponíveis no mercado atual, cada qual com um objetivo específico. Não à toa, a variedade de tamanhos, funções e preços é grande, sendo um bom sinal para quem deseja adquiri-la. Ainda assim, isso também significa que se faz preciso muito pesquisa para definir a alternativa ideal para você. Seja para uma pequena ou grande corporação, essa é uma solução que você precisará cedo ou tarde.
Para entender mais sobre esse conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá conferir a que se refere o termo, bem como seu funcionamento e suas inúmeras funcionalidades.
O que é uma cabine acústica para escritório?
O surgimento da cabine acústica para escritório se deu como uma resposta às constante demandas do mercado. Em especial, faltava aos ambientes corporativos um espaço pequeno, compacto e eficiente para os colaboradores se concentrarem. As salas de reunião eram muito grandes, enquanto presentear cada profissional com uma sala individual se apresenta como um desafio logístico e de investimento.
Sendo assim, empresas começaram a investir nas cabines, uma maneira mais simples e barata de garantir esse privacidade. Para isso, começaram a montar pequenos ambientes destinados a uma, duas ou até quatro pessoas. Com excelente isolamento acústico, eles proporcionam a privacidade necessária, todas as funcionalidades de um escritório completo e uma estética agradável aos olhos.
Como funciona uma cabine acústica para escritório?
De forma bastante direta, pode-se dizer que uma cabine acústica para escritório funciona como uma pequena sala de reuniões. Dessa forma, a solução busca trazer para um espaço ultracompacto todas as aplicações necessárias para a atuação de um profissional. Nessa busca, chegaram os modelos atuais que, antes de qualquer ponto, apresentam como principais características o tamanho menor e a estética atraente.
A fim de garantir a privacidade de seus ocupantes, todas elas são produzidas com itens que comprovam sua eficácia. Vidros com alta eficiência acústica, sistema de vedação, tomadas, carregadores USB, exaustor, controle de iluminação e painéis acústicos internos. Estes são apenas alguns dos fatores que comprovam a excelência de investir em um item como esse para sua empresa.
Quais as vantagens de uma cabine acústica para escritório?
Antes de discorrer sobre os benefícios da cabine acústica para escritório, se faz preciso entender que este é um tema que depende muito de cada caso. A justificativa para isso é que as organizações podem se aproveitar de inúmeras formas dessa solução. Assim, diversas são as possibilidades de utilização, alterando assim suas vantagens. De qualquer forma, seus principais pontos positivos podem ser encontrados abaixo.
- Privacidade: Obviamente, esta é uma opção que promove privacidade a quem a utiliza, especialmente em escritórios abertos e que apresentam muito barulho;
- Conectividade: Em geral, a grande maioria dos modelos disponíveis atualmente garantem toda a conectividade necessária, com entradas USB e HDMI, tomadas e conexão de internet;
- Produtividade: Com menos distrações, os profissionais podem se focar em suas atividades. Com isso, rendem mais e promovem uma maior produtividade à empresa como um todo;
- Concentração: Para tarefas que necessitem de um maior foco, a solução é ideal, já que promove um espaço silencioso e sem interferências externas;
- Estética: As fabricantes investiram bastante na apresentação de seus produtos. Por conta disso, os modelos vendidos atualmente são extremamente bonitos e customizáveis, podendo se adequar à estética de seu escritório;
- Espaço: Por fim, as cabines acústicas são alternativas interessantes para corporações com pouco espaço físico. Suas medidas compactas se encaixam em qualquer ambiente sem atrapalhá-lo.
Quando investir em uma cabine acústica para escritório?
Ao analisar as vantagens mencionadas acima, fica simples compreender as situações em que uma cabine acústica para escritório é necessária. Se faz válido dizer, entretanto, que há ainda mais cenários em que o item se faz útil. Alguns dos principais exemplos para isso podem ser descobertos a seguir.
Quando se precisa de privacidade
Há inúmeros momentos dentro de uma corporação em que se faz preciso um pouco de privacidade no escritório. Em especial, pode-se citar situações em que informações sigilosas estão sendo discutidas. Nesses casos em específico, como entrevistas, reuniões ou divulgação de resultados, não ser ouvido é vital.
Esta, aliás, é uma situação bastante comum, principalmente nos ambientes corporativos mais modernos. Isso porque, com as novas tendências, diversas foram as empresas que investiram em grandes espaços abertos, muitas vezes sem qualquer divisória. Dessa forma garantir ao menos um ponto privativo é uma estratégia extremamente benéfica para a organização e sua equipe.
Quando há reuniões com poucas pessoas
Não é novidade alguma que as empresas atuais adoram marcar reuniões, se tornando essa até pauta de piadas por todo o globo. O grande problema de tal técnica, porém, está na necessidade de diversos espaços, já que inúmeros encontros podem ocorrer ao mesmo tempo. Contar com apenas uma sala de reuniões é muito pouco.
Mais do que isso, é preciso considerar também que as organizações costumam investir em um amplo espaço para este fim, com até 20 cadeiras. Dessa forma, encontros com poucas pessoas acabam representando uma subutilização do cômodo. Por que não, então, focar seus esforços em uma cabine acústica para escritório para até quatro pessoas?
Quando fazem muitas videoconferências
Além das reuniões presenciais, uma tendência que veio forte junto à pandemia foram as videoconferências. Por meio de plataformas próprias para isso, empresas podem conectar funcionários dos quatro cantos do mundo sem grandes problemas. Aqui, é comum haver equipes multidisciplinares e com diversos idiomas.
Tal tipo de encontro virtual exige concentração de quem está conectado, sendo ideal um espaço exclusivo para sua realização. As cabines surgem, portanto, como excelentes opções, podendo abrigar de um a quatro profissionais que participam da mesma videochamada. Juntos, eles podem se focar no tema discutido e sugerir as melhores práticas a seus colegas sem interrupções.
Quando é preciso concentração
Algumas atividades da rotina de uma empresa são mais difíceis que outras, e todo profissional sabe disso. Mais importante do que entender o problema, é busca por maneiras que facilitem a atuação de seu time. Nesse momento, a cabine acústica para escritório surge como a opção ideal.
Ela promove um espaço silencioso e com tudo que um empregado precisa para se concentrar em determinada tarefa. Dessa forma, ele consegue se focar em suas pendências e atuar de forma a trazer resultados mais interessantes para a organização. Tudo isso com uma simples solução.
Quando o espaço é reduzido
Para empresas que estão crescendo, é comum que não haja espaço de sobra para criar uma grande e funcional sala de reunião. Além disso, o investimento para um cômodo como esse pode ser maior do que o disponível para o projeto. E é aqui que as cabines aparecem como uma alternativa mais viável.
Utilizando como exemplo o modelo Silent Box, da fabricante Gobos do Brasil, há versões de três tamanhos. O individual possui 1 metro de largura, 2,24 de altura e 1 de profundidade. O escritório individual apresenta como medidas 1,6, 2,24 e 1,2 metros, respectivamente. Por fim, a versão para até quatro pessoas possui dimensões de 2,2, 2,24 e 1,4 metros.
Quando há preocupação com a estética
É um fato que muitos gestores não investem em uma cabine acústica em seu escritório por acharem que ela acabará com a estética do local. O que eles não sabem, porém, é que o item pode se adaptar ao layout e às necessidades da corporação. Assim, pode até ser utilizada como decoração.
Grande parte dos fornecedores de tal solução, inclusive, a fazem por encomenda, personalizando-a de acordo com o que o cliente deseja. Não à toa, é possível encontrar modelos das mais diversas cores, com inúmeras funcionalidades diferentes e que entram em harmonia com qualquer espaço.
Quando o budget é pequeno
Por fim, é impossível não mencionar que esta pode ser uma solução muito mais em conta para uma empresa. Como explicado, ela pode se encaixar em suas demandas, oferecendo apenas o necessário. Por seu tamanho compacto, ela também é bem mais barata do que realizar a reforma de um escritório.
Se estiver curioso, pode-se dizer que os valores para esses escritórios diminutos podem variar bastante. Mas, de forma ampla, pode-se afirmar que é possível encontrar modelos a partir de 2 mil reais. Os mais caros e com mais apetrechos, entretanto, podem facilmente passar dos 70 mil reais.
Como comprar uma cabine acústica para escritório?
Com toda a informação colhida ao longo deste texto, somente resta a você comprar a cabine acústica para seu escritório. Ainda assim, diversos leitores podem estar se perguntando sobre como buscar por tal solução. Se você é um deles, confira abaixo uma lista dos principais tópicos a se preocupar nesse momento.
- Verifique suas necessidades e pesquise por algo focado nelas;
- Meça seu escritório e determine as medidas máximas para o item;
- Inicie sua busca pela internet, mas se achar necessário tente fazer uma visita presencial;
- Procure por fornecedores confiáveis e bem avaliados;
- Negocie bem a compra, garantindo que fará o melhor negócio possível;
- Lembre-se de posicionar a cabine de forma a não atrapalhar o fluxo de pessoas;
- Durante a instalação, garanta que todas as funcionalidades estão operando corretamente;
- Com tudo pronto, informe seu time sobre a nova solução e explique para ele seu funcionamento, bem como as regras de utilização.
Que tal investir m uma cabine acústica para escritório?
As características dos ambientes corporativos modernos, junto às suas novas práticas, fizeram surgir necessidades contemporâneas. Entre elas, está a busca por um espaço exclusivo, privado e quieto para a atuação dos profissionais, a qual se resolve com uma cabine acústica para escritório. A melhor sugestão para tal cenário, porém, é ter ao seu lado parceiros especializados que possam agregar conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!