Não é segredo nenhum que inúmeras são as empresas que investem pesado em brindes para colaboradores. De pequenas canetas a grandes kits tecnológicos, essa é uma estratégia antiga e que faz a cabeça dos trabalhadores. Quem não gosta, afinal, de ganhar algo totalmente de graça?
O que poucos sabem, entretanto, é que esta é uma técnica de endomarketing, com objetivos muito bem definidos. Ou seja, de graça não há nada aqui. A ideia está em aumentar a motivação da equipe por meio de presentes que possam lhe ser úteis. Com isso, ganham em respeito e ainda fazem a alegria dos trabalhadores.
Se interessou pelo assunto? Então fique atento ao texto a seguir para entender melhor todo esse conceito. Do que é à importância da técnica, confira também o que deve ser analisado nesse momento e alguns exemplos criativos para você apostar!
O que são brindes para colaboradores?
Da forma bastante simplificada, pode-se definir os brindes para colaboradores como presentes — ou lembranças — destinados à força de trabalho. Em geral, são adquiridos junto a empresas especializadas no tema e que personalizam cada um dos itens. Dessa forma, independentemente do artigo, ele virá com sua marca em destaque para sempre ser vista e lembrada.
A distribuição dos brindes pode ocorrer nas mais diversas situações, a depender da estratégia adotada. Algumas organizações optam por distribuir os itens em todas as datas importantes, enquanto outras limitam a um número específico. Há também quem não apoie a técnica, deixando assim de aproveitar de seus frutos e ter um melhor espaço corporativo.
Por que investir em brindes para colaboradores?
De acordo com tudo o que foi dito acima, é simples entender que há benefícios interessantes ao apostar na tática. Mais do que apenas presentes, esta é uma estratégia elaborada seguindo um planejamento. Assim, visa ter um retorno desse investimento, o qual pode vir das mais diversas formas. Alguns exemplos disso são:
- Motivar e valorizar o profissional: Quando se fala de brindes para colaboradores, o foco está em presentear sua equipe. A ideia, então, é valorizar seus esforços e motivá-los a crescer com uma lembrança da companhia;
- Divulgar a marca: Ao receberem os itens, o esperado é que os funcionários os utilizem em sua rotina. Querendo ou não, eles estarão portanto divulgando sua marca em todos os locais em que foram com os artigos;
- Celebrar momentos: Eles também podem ser utilizados como uma forma de celebrar momentos específicos e memoráveis. Feiras, convenções, resultados atingidos, tempo de empresa, onboarding ou datas especiais são perfeitas para a técnica.
Brindes para colaboradores dentro do endomarketing
Um ponto de grande destaque nessa discussão está no propósito da entrega dos brindes para colaboradores. Ao contrário do que muitos acreditam, essa não é uma iniciativa para apenas alegrar o time. Na verdade, ela é somente uma das etapas de um planejamento muito maior, o qual deve conter inúmeras outras ações de endomarketing.
Sabendo disso, se torna vital criar toda uma estratégia que faça sentido e traga os resultados esperados. Os brindes, então, se apresentam como mais uma dessas ações, as quais juntas trarão o efeito que se deseja. Mas, para isso, é de grande importância realizar um planejamento completo, analisando alguns pontos de destaque dentro do tema.
Como iniciar uma estratégia de brindes para colaboradores?
Ainda que esta seja uma iniciativa já bastante difundida no país, muitas pessoas se perdem na hora de colocá-la em prática. As dúvidas surgem principalmente na aplicação da estratégia, em especial em como investir nos presentes de modo a ter um resultado satisfatório. Para isso, entretanto, o ideal é analisar ao menos 5 pontos de destaque.
#1 Quanto você pode gastar?
A primeira pergunta que um profissional deve se fazer antes de pensar em brindes para colaboradores é uma só. Qual é o orçamento para a ação? Somente com este número você poderá INICIAR o seu planejamento. Como você deve imaginar, há opções para todos os gostos e, principalmente, bolsos. Assim, saber quanto se pode gastar é um excelente passo inicial para essa jornada. Sem isso, tudo o que se tem são ideias.
#2 Quem receberá os presentes?
Depois de ter um valor definido, chega o momento de analisar o público que receberá os brindes. Primeiramente, se faz necessário calcular quantas pessoas serão incluídas na estratégia. Depois disso, é preciso um foco ainda maior no perfil desse grupo, e é aqui que entram algumas perguntas interessantes. Descubra, portanto, quem são esses indivíduos, do que eles gostam, o que fazem em seu tempo livre. Com isso em mãos, tudo ficará mais simples.
#3 Quando eles serão distribuídos?
Com esses pontos definidos, a sua atenção deve se dirigir ao calendário, mais precisamente nas datas importantes. Neste ponto, o ideal é ter um certo discernimento, de modo a entender quais dias realmente pedem brindes para colaboradores. Dia das mães e dos pais, Páscoa, Natal e Ano Novo são excelentes para a estratégia. Mas não se prenda apenas a eles. Outubro Rosa, Novembro Azul, Carnaval e qualquer outra celebração pode ser utilizada pela técnica se fizer sentido dentro do planejamento.
#4 Por que distribuir os itens?
Além de todas as datas mencionadas acima, há celebrações pontuais que também podem se aproveitar dos brindes. Nestes casos, é normal que os itens sejam distribuídos apenas para alguns colaboradores, os quais são beneficiados por determinado motivo. O tempo de trabalho na empresa é um desses cenários, bem como a premiação pelos resultados atingidos ou pelo esforço demonstrado. Novos funcionários também podem receber os artigos como um presente de boas-vindas à organização.
#5 Qual o objetivo da ação?
Para finalizar, é vital se lembrar que, como uma estratégia, ela deve ter um objetivo nítido. Dessa forma, os brindes para colaboradores não podem ser entregues apenas como um presente. Afinal, o que a empresa tem como intenção para investir na técnica? Melhorar o clima organizacional, premiar os profissionais, celebrar um momento ou divulgar a marca. Todas essas são metas plausíveis e, portanto, devem delimitar toda a estratégia da ação.
Brindes para colaboradores para todas as situações
Agora que já sabe tudo o que pensar antes de adotar a técnica, chega o momento mais aguardado. Nos parágrafos a seguir, você descobrirá algumas ideias para presentear sua equipe e conquistar a todos. Para facilitar o seu trabalho, os itens foram separados por categoria, tornando mais simples definir o ideal para cada cenário.
Para usar e vestir
Ainda que possa parecer estranho, roupas e acessórios de moda são muito utilizados como brindes para colaboradores. Em geral, os artigos são confeccionados para situações específicas, como um evento uma data especial. A parte mais legal dessa ideia é que ela faz o profissional realmente se vestir com a marca. Para isso, boas opções são camisetas, camisas polo, bonés, chapéus, meias, óculos de sol, casacos e até guarda-chuvas.
Para se cuidar
Outra boa oportunidade dentro desse mercado é investir no cuidado pessoal de seus funcionários. Essa é uma tendência em grandes empresas, principalmente em épocas de burnout e estresse constante. Aqui, o foco está em presentear o trabalhador com um momento de relaxamento e autocuidado, promovendo uma vida mais saudável e tranquila. Interessantes alternativas para este caso são massageadores, kits de maquiagem, porta-álcool em gel, sabonetes e produtos de beleza, kits de manicure e pedicure e necessaires personalizadas.
Para trabalhar
Inúmeras são as empresas que, mesmo nos brindes para colaboradores, não te deixam esquecer de seu trabalho. Para isso, apostam em itens que possam ser utilizados para tal finalidade, em casa ou no escritório. Não à toa, talvez a maior variedade de opções esteja neste tópico, começando com simples canetas e indo até estações completas de trabalho. Outras ideias que podem ser boas para você são chaveiros, porta-cartões, carteiras, mousepads, cadernos, blocos de anotação e porta-retratos.
Para se conectar
Ainda que a estratégia de distribuição de brindes seja antiga, nos últimos anos uma categoria tem se destacado. Os itens eletrônicos e de tecnologia agradam à grande maioria dos perfis, além de serem extremamente úteis para a rotina dos colaboradores. Em feiras e eventos, inclusive, costumam ser os artigos mais disputados entre o público geral. Se quiser investir na ideia, pense em fones de ouvido, carregadores de celular, power-banks, pendrives, caixas de som e relógios.
Para comer e beber
Todo mundo gosta de comer bem, assim como tomar uma bebida agradável sempre que possível. Seguindo tal lógica, parece quase óbvia a escolha de alimentos e bebidas como brindes para colaboradores de todas as idades e perfis. Para tal técnica surtir maior efeito, é comum que as empresas invistam em kits completos e personalizados. Dessa forma, aparecem como possibilidades vinhos e outras bebidas alcoólicas — de preferência com acessórios — e tudo ligado a café. Para comer, cestas de café da manhã ou de doces e chocolates são as preferidas.
Para equipar a casa
Os brindes para a casa também fazem bastante sucesso, em especial os mais requintados. Dessa forma, muitos profissionais esperam ansiosamente pela entrega dos itens em datas comemorativas. Um ponto interessante desta estratégia está, portanto, na visibilidade que os artigos terão, principalmente perante os que visitam a casa de seus funcionários. Excelentes alternativas nesta categoria são kits de churrasco, coolers, copos, taças e canecas, abridores de garrafa, kits de ferramenta ou mesmo luminárias.
Para conhecer o mundo
Um nicho que tem ganhado bastante atenção — especialmente após a pandemia — é o de viagens. De fato, este é um tema que agrada à grande maioria dos profissionais, além de incluir seus amigos e familiares na ação. Com tal pensamento, as empresas focam seus esforços para estarem presentes também no momento de descanso de sua equipe. Para investir no segmento, opções não faltam, como malas, mochilas e sacochilas, canivetes e squeezes. Toalhas de banho, chinelos e outros artigos podem aparecer nessa busca do mesmo modo.
Para homenagear e celebrar
Para finalizar essa lista, nada mais indicado do que brindes para os colaboradores que serão celebrados e homenageados. Normalmente, tais itens são utilizados em eventos corporativos, ou ainda nas reuniões e festas de fim de ano. Assim, é possível seguir dois caminhos para colocar a técnica em pé. A primeira opção é investir em troféus e placas de homenagem, parabenizando o profissional por seus resultados ou tempo de empresa. Outra possibilidade está em presenteá-lo com um kit completo, repleto de brindes das mais diversas categorias mencionadas acima.
Invista em brindes para colaboradores e motive sua equipe!
Sempre seguindo a estratégia de marketing e comunicação da empresa, investir em brindes para colaboradores é uma excelente alternativa. Além de fazer o gosto de grande parte de seu time, essa é uma técnica que motiva os funcionários, celebra seus resultados e cria uma conexão entre empregado e empregador. Para melhorar ainda mais, o ideal é ter um escritório confortável e que acolha o time. E, com este fim, o mais indicado é ter bons parceiros ao seu lado.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
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