O banheiro de uma empresa é um dos ambientes mais frequentados por funcionários e visitantes do escritório, e merece a mesma atenção que uma sala de reunião e sala de espera. Afinal, todos os ambientes da corporação devem passar a mesma mensagem de empresa séria e que se preocupa com seus clientes. Para que você não erre no projeto do seu banheiro comercial, você deve estar atento até aos menores detalhes.
Um banheiro funcional que respeita às normas em questões de medidas e higiene e que oferece uma melhor experiência também para deficientes físicos, passa uma imagem de preocupação, zelo e respeito pela empresa. Dessa forma, a projeção do ambiente deve levar alguns fatores em consideração na hora de montar o banheiro comercial.
Confira agora nossas 5 dicas para não errar na hora de projetar o banheiro da sua empresa!
1- Dimensões adequadas do banheiro comercial
Um ponto importante na hora de projetar o banheiro de empresas é a dimensão ideal de cada sanitário, que deve ser de no mínimo 90 cm de largura. Além disso, lembre-se de calcular a quantidade ideal de banheiros por pessoa para evitar superlotação e filas de espera.
Para isso, basta calcular a quantidade média de pessoas que frequentam o ambiente corporativo e dividir pelo número estabelecido de sanitários para cada tipo de comércio. Assim você terá uma base da quantidade de equipamentos necessários.
Segundo a Norma Regulamentadora 24, o banheiro comercial deve contar com vasos sanitários, mictórios e lavatórios em uma proporção média de um conjunto para cada 20 trabalhadores. No entanto, esse número varia de acordo com o estabelecimento.
Leia também Quantidade ideal de banheiros por pessoas em seu escritório
Além disso, também é importante que os banheiros sejam separados por gênero e disponibilizem sanitários individuais com trancas, promovendo a privacidade dos usuários.
2- Iluminação
A iluminação do banheiro influencia diretamente em como os usuários o veem. Enquanto banheiros com luzes mais amareladas transmite uma impressão de ambiente descuidado, luzes mais claras e luzes naturais deixam o ambiente mais amplo, clean e com sensação de limpeza e higiene.
Já ambientes escuros não costumam ser agradáveis, e é importante optar por luzes mais quentes apenas quando for mesclá-las com luzes fluorescentes para um contraste mais moderno.
Fique atento para que as luzes não criem sombras e contrastes no ambiente, e sejam bem distribuídas para iluminar a banheiro por igual.
3- Localização
O banheiro comercial deve ser ambientado em um lugar de fácil acesso a todos os visitantes da empresa. As sinalizações também devem ser claras e objetivas para não confundir os usuários, e o banheiro não deve ser posicionado em um corredor cheio de portas.
A NR24 estabelece que em escritórios, os sanitários sejam colocados a uma distância menor do que 150 m do posto de trabalho de todos os funcionários. Em casos de empresas muito grandes, pode ser necessário projetar mais do que um banheiro.
Outro erro muito comum é colocar o banheiro longe da sala de espera, fazendo com que os visitantes do escritório tenham que se afastar e até mesmo se perder durante o período de espera.
4- Detalhes e decoração
Para os banheiros femininos pequenos detalhes como espelhos e suportes para pendurar bolsas são acessórios que fazem a diferença para quem usa o espaço. Cubas mais altas que evitam respingos também pode ser uma boa opção para que seus visitantes e funcionários não se molhem e para evitar que o chão fique cheio de água, o que compromete a higiene do local.
Leia também Dicas para montar o banheiro ideal em sua empresa
Na hora de decorar, invista em flores artificiais em pequenos vasinhos nas bancadas dos lavatórios, ou flores pequenas de interiores como as suculentas. Além de deixar o ambiente mais elegante, esse tipo de decoração costuma agradar os frequentadores e passar uma imagem de ambiente mais sofisticado e bem-cuidado.
A cor do revestimento e piso também devem ser pensados com cautela, já que cores mais escuras podem deixar o banheiro com uma imagem de ambiente menor. Enquanto isso, as cores mais claras deixam o ambiente mais amplo e iluminado, e costumam fazer sucesso em quase todos os casos.
Outro detalhe importante é estar atento aos acessórios oferecidos para portadores de deficiência física, que devem contar com pelo menos 1 sanitário individual equipado para recebê-los.
5- Privacidade e higiene
Por fim, voltando à NR 24, todo banheiro comercial deve proporcionar privacidade e higiene ao usuário. Isso quer dizer que além de ser separado por sexo, cada banheiro precisa ter sanitários individuais com portas e trancas, até mesmo em banheiros masculinos que contem com mictório.
Além disso, a empresa ainda deve disponibilizar materiais para higiene das mãos como sabonetes e material para secagem, que nunca deve ser uma toalha de uso coletivo. Na hora de escolher o sabonete ideal, prefira os líquidos, que costumam ser mais higiênicos.
Para secar as mãos, você pode oferecer toalhas de papel ou secadores de ar quente elétricos, lembrando que a última opção é mais ecológica.
Depois de conferir nossas 5 dicas de como montar seu banheiro comercial sem errar, não deixe de levá-las em consideração na hora de montar o seu projeto. Isso contribuirá para que você evite que alguns detalhes passam despercebidos, garantindo um ambiente mais funcional para sua empresa.
Para resultados ainda melhores, procure ajuda da T2 Arquitetura Corporativa e peça já o seu orçamento!