arquitetura 3d

Lendo algumas notícias na internet, é simples analisar que a revolução tecnológica atingiu em cheio alguns setores. Agora, esse avanço passa a ser utilizado também na construção por meio de softwares de arquitetura 3D. Estes são programas que têm como foco apresentar projetos mais realistas e tridimensionais aos clientes.

O ser humano é, afinal, um indivíduo visual, o qual necessita dessa imagem para entender um projeto por completo. Dessa forma, ao investir na técnica, os escritórios contam com maiores chances de encantar os consumidores. Mais do que isso, se aproveitam da tecnologia para melhorar sua produtividade e ganhar mercado.

Se você se interessou por este tema, fique atento ao texto a seguir. Ao longo dos próximos parágrafos, você poderá descobrir o que é, qual a importância, os benefícios e até o futuro desse novo e interessante conceito.

O que é a arquitetura 3D?

Seguindo o que já feito há anos, a apresentação de projetos — residenciais ou corporativos — é normalmente feita por meio de plantas baixas, croquis e ilustrações. Ainda que seja uma metodologia interessante, ela torna mais complicado o entendimento da planta por parte do cliente ou mesmo do engenheiro.

render casa
Diversas ferramentas são necessárias para um projeto completo.

Tal situação fez com que diversos escritórios investissem em ferramentas de arquitetura 3D. Aqui, alguns softwares são utilizados para trazer mais realismo ao conceito, deixando mais simples sua visualização. Com funcionalidades específicas, é possível dar zoom, passear por entre os cômodos e até já prever a decoração.

A aplicação da técnica revoluciona o mercado, tanto para profissionais quanto para consumidores. Para os arquitetos, fica mais simples analisar a aplicabilidade de determinados materiais e a combinação de elementos. Para os clientes, é uma forma de visualizar de forma realista sua futura casa ou escritório comercial.

Qual a importância da arquitetura 3D?

Antes de qualquer outro ponto, é preciso destacar que a arquitetura 3D já se apresenta como uma ferramenta extremamente útil. Dessa forma, é simples dizer que essa é uma tecnologia que veio para ficar, sendo necessário se adaptar a essa demanda do próprio mercado. As pessoas querem ver seus projetos, e nada melhor para isso do que ela.

arquitetura 3d
Com a arquitetura 3D, fica muito mais simples entender o conceito.

Assim, pode-se dizer que, do ponto de vista comercial, este é um grande avanço para escritórios de arquitetura e arquitetos. A aplicação da técnica possibilita uma maior aproximação do cliente com seu futuro espaço, tornando a venda mais fácil, bem como a adaptação de conceitos.

Outro fator de destaque nessa discussão está na popularização da ferramenta e, por consequência, dos projetos tridimensionais. Há softwares gratuitos disponíveis, os quais são utilizados por arquitetos iniciantes e auxiliam a deixar suas apresentações mais impactantes e profissionais.

Quem pode atuar com arquitetura 3D?

Em meio a tantas notícias boas, se faz preciso tirar um minuto para se focar nos indivíduos que podem se utilizar dessa tecnologia. Como qualquer outra ferramenta, afinal, os programas de arquitetura 3D são mais adequados à utilização profissional, de preferência por quem entende do funcionamento do software.

Além disso, é válido mencionar que estas ferramentas contam com funções extremamente técnicas. Na prática, portanto, somente quem estudou tais metodologias e entende dos conceitos se apresenta apto a se utilizar do programa. Com isso, o leque de profissionais que têm acesso à técnica se reduz drasticamente.

projetista render
Projetistas 3D são profissionais em alta no mercado.

Sendo assim, os trabalhadores que mais se aproveitam da arquitetura 3D são:

  • Arquitetos: Com entendimento sobre a técnica e conceitos de construção, são os que mais se utilizam da ferramenta;
  • Engenheiros: Também podem tirar proveito da tecnologia no momento de projetar espaços e apresentá-los;
  • Designers de Interiores: Com foco no interior de residências e escritórios, podem demonstrar como ficará o ambiente pronto e decorado;
  • Projetistas 3D: São artistas especialistas em trabalhar com tal tecnologia, podendo auxiliar os demais nesse processo.

Quais os benefícios da arquitetura 3D?

Sem dúvida alguma, há inúmeras razões pelas quais se torna benéfico investir na arquitetura 3D. A técnica traz diversas vantagens a quem a utiliza, o que representa um grande ganho para profissionais que desejam melhorar suas apresentações. Assim, confira a seguir alguns dos principais benefícios de apostar nessa ferramenta você também:

arquitetura 3d
Apresentar projetos com essa tecnologia fica muito mais simples.
  • Apresentação do projeto: Com essa tecnologia, a apresentação dos projetos fica mais visual, aumentando as chances de sucesso;
  • Menos erros: A utilização da técnica permite uma redução nos erros, diminuindo o retrabalho;
  • Alterações facilitadas: Precisou mudar? É simples salvar o projeto, alterá-lo e enviar uma nova proposta em algumas horas;
  • Redução de custos: Com menos erros e um melhor dimensionamento de materiais, é possível reduzir os custos do projeto;
  • Realização de testes: Com o software, se torna possível realizar testes de iluminação, cores, revestimentos e até mobília, acabamento e decoração;
  • Tour virtual: Possibilidade de realizar um tour virtual com os compradores antes mesmo do projeto pronto;
  • Integração a outras ferramentas: Integrar o programa a outros softwares faz com que seja possível quantificar materiais e analisar custos;
  • Rapidez na entrega: Ao contrário da planta baixa ou outras opções, é mais rápido realizar a maquete tridimensional;
  • Comunicação e prospecção: Para profissionais que investem em comunicação, apresentar projetos 3D chama mais atenção que plantas baixas, facilitando o processo de prospecção.

Em que áreas a arquitetura 3D pode ser utilizada?

Uma dúvida bastante comum quando se fala em arquitetura 3D diz respeito às formas de utilização da técnica. Felizmente, essa é uma ferramenta bastante versátil, a qual se adapta facilmente a diferentes situações. Dessa forma, é simples aplicar tal tecnologia em inúmeros nichos de mercado, como por exemplo os que seguem:

Arquitetura residencial

Obviamente, a arquitetura residencial ganha muito com a utilização de técnicas mais modernas e visuais. Em especial, a justificativa para tal afirmação está no público ao qual tal mercado atende. Geralmente, são indivíduos sem qualquer conhecimento da área, sendo preciso um auxílio visual para que eles entendam o projeto.

render residencial
No mercado residencial, essa é uma técnica já bastante difundida.

Mais do que apenas isso, essa é uma possibilidade que pode ser aplicada em todas as etapas dessa caminhada. Da criação do esboço arquitetônico da casa à definição de decoração e escolha de cores, tudo pode se beneficiar de sua utilização. Como consequência, acaba sendo mais fácil vender seus projetos.

Arquitetura corporativa

Muito por conta do tamanho das organizações e da estrutura necessária, projetos corporativos costumam ser mais complexos. Aqui, não são apenas alguns quartos, duas salas e uma cozinha espaçosa. Para atender à demanda desse mercado, é preciso se concentrar em grandes e abertos escritórios, com todas as funcionalidades padrão.

Sabendo disso, cada vez mais a arquitetura 3D é aplicada no mercado empresarial. Além de facilitar toda a negociação e agilizar a adequação de espaço, é uma excelente forma de diminuir os custos do projeto. Dessa forma, todos se beneficiam da tecnologia neste momento.

Paisagismo

Também é mais do que válido lembrar do paisagismo, técnica voltada à projeção e preservação de espaços livres. Diretamente relacionada à arquitetura e ao urbanismo, essa é uma área que ganha cada vez mais destaque, se tornando uma das queridinhas do momento.

arquitetura 3d
Também é possível se utilizar da arquitetura 3D em outras áreas, como o paisagismo.

Para isso, os profissionais se utilizam da arquitetura 3D para ter uma melhor noção de seus projetos. Com a visão tridimensional, fica mais simples analisar os mais diversos fatores que implicam no sucesso de um processo como esse. Novamente, é a tecnologia ajudando nas melhorias da paisagem urbana.

Urbanismo

Profissionais que atuam com urbanismo também se aproveitam das vantagens das maquetes tridimensionais. Seu foco está, principalmente, na projeção de espaços públicos de cidades ou mesmo na revitalização de áreas malcuidadas. Assim, tal processo deve levar em consideração os mais diversos aspectos técnicos.

Do transporte ao saneamento básico, do planejamento urbano à interação da população com o ambiente. Tudo isso deve ser analisado, fazendo com que essa seja uma tarefa extremamente complexa. Com o auxílio da tecnologia, entretanto, todo o processos é facilitado e feito com mais exatidão.

A arquitetura 3D no futuro

Mesmo com tudo o que foi demonstrado acima, engana-se quem pensa que a tecnologia chegou ao seu ápice. Na realidade, há uma constante evolução do conceito, atraindo a atenção do público e dos profissionais que se utilizam da ferramenta. Dessa forma, dois são os tópicos principais quando o assunto é o futuro da arquitetura.

Realidade aumentada

Não são somente as imagens em arquitetura 3D que estão fazendo a cabeça dos mais atualizados. Na verdade, há uma tecnologia ainda mais moderna: a realidade aumentada. Aqui, com o auxílio do equipamento adequado e muito investimento em tecnologia, é possível fazer com que as pessoas realmente se sintam nesse novo espaço.

realidade aumentada RA
A Realidade Aumentada permite entender mais a fundo o conceito da obra.

Para isso, todo o projeto é construído no ambiente virtual, com dimensões exatas e toda a decoração. No celular, o cliente pode abrir a câmera e andar pelo espaço como na realidade. Assim, fica mais simples entender como ficará a versão final, bem como encantar os consumidores e realmente trazê-los para dentro do projeto.

Impressão 3D

Um conceito que é bastante confundido com a arquitetura 3D é a impressão 3D, ainda que eles sejam bastante diferentes. Como você sabe, o primeiro é focado na construção virtual de maquetes tridimensionais. O segundo, por sua vez, está mais relacionado à obra em si, projetando parte da estrutura do imóvel.

arquitetura 3d impressão
Grande tendência do setor, as impressoras 3D serão cada vez mais utilizadas.

As impressoras 3D são os equipamentos utilizados para esse tipo de estratégia. Para isso, cada parte necessária para a construção é desenhada no computador e — literalmente — impressa. Com isso, ganha-se em tempo e no gasto com recursos, mas é válido destacar que a ferramenta ainda não foi popularizada.

Invista na arquitetura 3D e encante seus clientes!

Um grande passo para conquistar novos clientes é, sem dúvidas, apresentar a eles o que há de mais moderno no mercado. Sendo assim, investir na arquitetura 3D é uma excelente forma de impactá-los com seus projetos e garantir que eles entendam tudo o que está sendo feito. Esse é o tipo de serviço que grandes empresas oferecem para ganhar a confiança de seu público.

Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.

Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!

Posts Similares