Por diversos motivos, os escritórios estão ficando cada vez menores, sendo preciso aproveitar espaço para utilizá-los de maneira funcional. Esse, porém, é um grande desafio, em especial quando se tem estruturas mais desenvolvidas. Ainda assim, há formas de desfrutar melhor do ambiente, tirando dele o máximo possível. Ideias não faltam, sendo preciso apenas tirá-las do papel.
Dos móveis à pintura, da iluminação à organização, da criatividade à integração dos cômodos. Várias são as possibilidades que te ajudam a preencher o espaço vazio inteligentemente. Mais do que isso, essas são excelentes oportunidades de, também, aumentar a produtividade de sua equipe e alcançar melhores resultados como organização.
Ficou interessado? Confira nos parágrafos abaixo o que fazer para aproveitar o espaço de seu escritório ao máximo. Além disso, entenda a importância de ter esse conhecimento e descubra quem pode te ajudar nesse momento!
A importância de aproveitar o espaço corretamente
Quando uma empresa ocupa um grande escritório e tem total liberdade para transformá-lo em um ambiente corporativo é simples. O problema começa quando essa área não é tão grande assim, sendo preciso criatividade para aproveitar o espaço. Somente nesse momento, então, percebe-se que de fato cada cantinho conta e não há margem para desperdício.
Para tirar o plano do papel, porém, se faz necessária uma análise muito bem-feita do ambiente. Com base nela, um projeto deve ser feito para que ela seja aproveitada ao máximo, fazendo valer seu investimento. Por conta desse estudo, será possível criar um escritório realmente funcional, que atenda às suas demandas e expectativas, além de esteticamente agradável.
10 Ideias para aproveitar o espaço de seu escritório
Estando ciente da importância desse processo, chega o momento de transformá-lo em realidade. Para isso, há uma série de itens que devem ser verificados, possibilitando assim um projeto completo e bonito. Mas você não precisa passar por isso sozinho! Assim, abaixo estão 10 ideias bastante interessantes para aproveitar melhor o espaço de seu escritório e não passar por apertos, literalmente!
1. Organização em todos os pontos
Não há dúvida alguma de que, quando se lida com um ambiente pequeno, é preciso que tudo fique extremamente organizado. Ao contrário de grande áreas, onde essa bagunça pode não aparecer, em locais mais compactos ela se destaca. Mais do que isso, ela atrapalha todos os presentes e interfere nos resultados da companhia.
Dito isso, se faz necessário investir não somente na organização da empresa em si, mas de cada um dos cômodos. Há, inclusive, inúmeros acessórios criados exatamente para isso, os quais podem ser de extrema ajuda. Para quem precisar de um auxílio ainda maior para aproveitar espaço, há profissionais que trabalham com esse nicho de mercado. Assim, eles auxiliam pessoas físicas e jurídicas a se acomodar corretamente em um novo lugar.
2. Integração dos ambientes
Um erro que muitas pessoas cometem ao ter uma área compacta em suas mãos é subdividi-la. Dessa forma, o que ocorre na prática é que os cômodos ficam ainda menores, havendo quase uma sensação de sufocamento. A grande dica aqui fica, então, pela integração dos ambientes e a aposta em espaços abertos.
Com isso em mente, mãos à obra e se despeça de todas as paredes que não apresentam uma função lógica. Tente abrir ao máximo o escritório e deixá-lo com um aspecto mais amplo e limpo. Ao se utilizar dessa técnica, você melhora a sensação que o local passa, fazendo-o parecer maior e mais vasto do que realmente é.
3. Criatividade é fundamental
A criatividade é um requisito básico para quem trabalha com obras, mas é ainda mais importante em ambientes compactos. Sendo assim, é preciso pensar fora da caixa para descobrir soluções inteligentes para cada cômodo. Felizmente, há alternativas disponíveis no mercado e já aplicadas que podem te ajudar.
Portas de correr, por exemplo, podem ser de extrema utilidade, possibilitando aproveitar o espaço por completo. O mesmo pode ser visto na hora de definir o projeto como um todo. Muitas vezes, pequenas alterações podem fazer toda a diferença, transformando o escritório com poucas mudanças.
4. Linhas fazem toda a diferença
Ao ler o título deste tópico, pode ser que você fique um pouco confuso. Afinal, o que as linhas têm a ver com a área de um ambiente corporativo? A resposta para isso é simples, já que sua correta utilização pode ampliar ou diminuir a visão que se tem de um cômodo. Assim, saber como aplicá-las do jeito certo pode fazer total diferença no projeto.
Tanto na mobília quanto na pintura das paredes e itens de decoração, considere este fator antes de comprar ou instalar qualquer coisa. Linhas horizontais, por exemplo, podem valorizar um espaço com pé-direito baixo. Linhas verticais, por outro lado, ampliam a área e fazem com que uma sensação de aconchego a domine.
5. Cores mudam tudo
O poder que as cores possuem em um projeto não é uma surpresa para ninguém, sendo elas as responsáveis por dar cara ao escritório. O que nem todos sabem, entretanto, é que a utilização delas em determinadas superfícies pode valorizar, ou não, o ambiente como um todo. E isso é primordial em um local mais compacto.
Seguindo a lógica das linhas, a correta aplicação das cores em paredes específicas podem ampliar, alargar ou aumentar a sensação de espaço. Como exemplo, pintar o teto claro e as paredes escuras alonga o cômodo, enquanto o contrário o rebaixa. Deixá-lo todo claro pode trazer amplitude, enquanto tons escuros em todos os cantos trazem aconchego. Entenda esse conceito e poderá aproveitar o espaço como ninguém.
6. Iluminação faz milagres
Como você pôde perceber nos últimos tópicos, alguns artifícios podem favorecer o efeito que um cômodo apresenta. Assim, ao se inteirar de tais temas, você pode fazer milagres com simples detalhes, como a iluminação. Os próprios focos de luz podem ser seus parceiros na hora de aumentar a área sem derrubar nenhuma parede.
Em imóveis com pé-direito baixo, vale a pena investir em luminárias e pontos de luz, como abajures de mesa ou de chão. No caso oposto, uma boa dica é apostar em lâmpadas embutidas, tirando a atenção do gesso e valorizando a altura do ambiente. Assim, contar com parceiros que tenham esse conhecimento é vital para que o resultado seja interessante.
7. Espelhos são mais que decoração
Ao entrar em um lançamento imobiliário, todos são convidados a conhecer o decorado, uma prévia de como pode ficar o empreendimento. Não à toa, é comum perceber que a grande maioria deles conta com espelhos em diversos locais. Dos pequenos pendurados a paredes feitas por inteiro do material, eles sempre estão presentes.
O segredo aqui é que estes objetos ampliam o cômodo, ou melhor, a sensação que o visitante tem ao entrar nele. Assim, eles são como peças coringas, utilizados para aproveitar um espaço compacto e, ao mesmo, decorar o local com requinte e bom gosto. Ainda que caros, são investimentos interessantes e que podem mudar a imagem de sua empresa.
8. Nichos e prateleiras são fundamentais
Um erro que muitas pessoas cometem ao trabalhar com ambientes menores é aproveitar pouco o espaço. E, quando se diz aproveitar, é de fato utilizá-lo por completo, sem medo de ser feliz. Nesse momento, investir nas paredes é uma tática não somente útil, mas também extremamente produtiva para a companhia.
Para isso, é sempre bom apostar em nichos e prateleiras de todos os tamanhos, os quais podem ser providenciais para guardar arquivos e objetos. Para documentos, é possível optar por modelos com portas e que escondam o que está dentro. As prateleiras, por sua vez, podem te auxiliar com a lógica das linhas horizontais e ainda te fornecer onde colocar itens de uso contínuo.
9. Móveis planejados são seus parceiros
Enquanto algumas das dicas mencionadas acima possam ter chocado algumas pessoas, outras são mais conhecidas pelo público. E um bom exemplo disso está nos móveis planejados, já famosos por serem excelentes para aproveitar o espaço de qualquer cômodo. Não à toa, estão presentes em inúmeros projetos.
Primeiramente, eles são incríveis por aproveitarem todos os cantos, não havendo desperdício. Mais do que isso, são feitos de maneira personalizada, o que significa que traduzem a essência de sua empresa. Por fim, ajudam a trazer mais requinte ao ambiente, um visual mais conciso e uma estética coerente com um escritório profissional.
10. Compre 2 leve 1
Para finalizar essas dicas de como aproveita melhor o espaço que tem em seu escritório, nada melhor do que uma boa pechincha. E aqui, não se fala apenas de preços ou investimento, mas de funcionalidade. A ideia, portanto, é buscar por móveis multifuncionais que cumpram dois papeis dentro de seu ambiente.
Há diversos exemplos para isso no mercado, disponíveis e ao acesso de todos. Há mesas que podem mudar seu tamanho, se adaptando a pequenas reuniões ou grandes treinamentos corporativos. Outro caso em que esse 2 em 1 ocorre é em bancadas que, ao se fecharem, ficam presas à parede. Dessa forma, não ocupam espaço nem atrapalham o funcionamento da empresa.
Conte com ajuda para aproveitar o espaço de seu escritório!
Por conta do investimento no trabalho híbrido e no home office, muitas companhias optam, hoje, por escritórios mais compactos. Com isso, encontram certa dificuldade para comportar todos os seus colaboradores em conjunto à sua estrutura. Nesse momento, o ideal é buscar por opções inteligentes para aproveitar o espaço. E, para isso, o mais indicado é contar com o auxílio de parceiros experientes e capacitados.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!