Grande problema para empresas e profissionais, a ansiedade no trabalho é uma dificuldade real. Principalmente após a pandemia, o número de indivíduos com o distúrbio disparou, fazendo com que as organizações começassem a se preocupar com o tema. Os sintomas passaram a ser evidentes, o que fez com que a busca por causas e formas de prevenção também crescesse.
Um dos transtornos mais recorrentes na psicologia, a ansiedade pode interferir diretamente na carreira do trabalhador. Não à toa, gestores investem cada vez mais em maneiras de blindar seus colaboradores contra isso. Neste momento, descobrem que inúmeros são os fatores que interferem no cenário, sendo preciso se munir de informação para encontrar uma saída.
Para entender mais sobre toda essa situação, fique atento ao texto a seguir. Ao longo dos próximos parágrafos, você poderá conferir o que é, como funciona, quais as causas e sintomas da ansiedade no trabalho. Mais do que isso, receberá algumas dicas para se livrar ou amenizar este mal.
O que é ansiedade?
Para iniciar este artigo, é preciso ter o entendimento de que a ansiedade não ocorre apenas no trabalho. Na realidade, este é um instinto de sobrevivência para os seres humanos, que os causa medo e evita que cometam erros. Em um grau mais avançado, porém, pode trazer crises ao indivíduo e afetar sua vida pessoal, profissional e social. Muito por conta disso, é considerada uma das principais doenças do século XXI. De acordo com o Dr. Dráuzio Varella, em seu site, a situação pode ser descrita como:
“O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo”.
Dr. Dráuzio Varella
Logo, ao mencionar o ambiente corporativo, aparecem alguns dos gatilhos que podem desencadear uma crise. Mais do que o espaço em si, a dinâmica de como este funciona, o relacionamento com os colegas, a pressão a as atividades diárias são alguns dos principais fatores para o surgimento do distúrbio. Logo, ficar atento a estes pontos é vital para uma organização sem transtornos psicológicos em sua equipe.
Quais as causas da ansiedade no ambiente de trabalho?
Como explicado logo acima, diversos são os causadores da ansiedade no trabalho — alguns, inclusive, nem remetem ao espaço corporativo em si. O que acontece, neste caso, é que algumas situações específicas podem motivar o aparecimento do distúrbio. Em geral, com maior nível de estresse e cobrança, o indivíduo se torna mais suscetível ao transtorno. Ainda assim, pode-se citar outros fatores como causa da ansiedade, como por exemplo:
- Nível de responsabilidade alto;
- Metas impossíveis e sem fundamento;
- Prazos de entrega curtos e sem lógica;
- Relacionamento ruim com o líder ou gestor;
- Sobrecarga de trabalho;
- Excesso de preocupação;
- Busca constante por resultados;
- Pressão extrema dos superiores;
- Falta de comunicação com demais colaboradores;
- Empresa economicamente instável;
- Medo do futuro do cargo e / ou da companhia.
Vale mencionar, também, que os causadores desse transtorno podem estar em outros aspectos da vida do paciente. Ainda assim, há mais chances de se apresentarem em meio ao cenário corporativo.
Quais os sintomas da ansiedade no trabalho?
Uma das principais características da ansiedade, no trabalho e em casa, é que cada um a apresenta de uma forma. Esse ponto está diretamente ligado ao gatilho que ativa este sentimento negativo. Assim, a saúde mental do profissional é o que pode definir a maneira como tal distúrbio irá agir. Em alguns casos, há uma evolução para crises de pânico, depressão ou burnout, enquanto em outros uma tendência de constância.
Muito por conta disso, cada indivíduo pode apresentar sintomas diferentes, os quais podem afetar do sistema digestivo ao sistema nervoso. De qualquer forma, pode-se mencionar como principais indicadores de ansiedade no trabalho pontos como:
- Irritabilidade e mal humor;
- Enjoo, náusea e/ou vômito;
- Medo constante, receio do futuro;
- Taquicardia e queda de pressão;
- Sudorese, boca seca e insônia;
- Dor de cabeça, tontura ou vertigem;
- Inquietação e dificuldade em relaxar;
- Apreensão e pensamentos catastróficos.
Como a ansiedade no trabalho afeta um profissional?
Até agora, foram mostradas as causas e os sintomas da ansiedade no trabalho, mas é preciso entender também as consequências do distúrbio. Neste ponto, é interessante analisar que tais resultados podem interferir tanto na empresa quanto no próprio profissional. Daí a importância de um rápido diagnóstico, mudanças na corporação e no estilo de vida do trabalhador.
Com foco na organização, o primeiro ponto a ser afetado é a produtividade do time como um todo. Em geral, funcionários com ansiedade apresentam menos concentração, além de se desmotivarem mais facilmente. É interessante citar também que, em determinadas situações, o colaborador necessita de um tempo para se recuperar. Isso, por consequência, afeta a taxa de absenteísmo da empresa.
Analisando agora o lado do profissional, é este quem mais sofre com as decorrências da ansiedade. Obviamente, tudo dependerá de seus gatilhos específicos, bem como suas causas e sintomas. Ainda assim, é um cenário preocupante por interferir nos relacionamentos e nas atividades diárias do indivíduo.
Como a pandemia afetou a ansiedade no trabalho?
De uma hora para outra todo o mundo se viu preso, sem a possibilidade de sair e interagir com amigos e familiares. Tal cenário, junto ao medo coletivo e as incerteza sobre o futuro, favoreceram o aumento nos casos de ansiedade. No trabalho, a mudança repentina do presencial para o remoto também desencadeou algumas crises. Sem a menor dúvida, os eventos dos últimos dois anos impactaram diretamente na situação.
De acordo com relatório emitido pela Organização Mundial da Saúde OMS —, os casos de ansiedade no mundo cresceram em 25%. Os números também valem para sintomas de depressão e outros distúrbios psicológicos. Por conta disso, o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus afirma que os cuidados devem ser redobrados a partir de agora.
“As informações que temos agora sobre o impacto da COVID-19 na saúde mental do mundo são apenas a ponta do iceberg. (…) Este é um alerta para que todos os países prestem mais atenção à saúde mental e façam um trabalho melhor no apoio à saúde mental de suas populações”.
Tedros Adhanom Ghebreyesus (Diretor-geral da OMS)
Os números da ansiedade no mundo
Infelizmente, este não é um cenário exclusivo do mundo corporativo, já que a ansiedade afeta milhões de pessoas em todo o globo. Dados da OMS indicam que, em 2019, o Brasil era o país com maior número de indivíduos diagnosticados com o transtorno. À época, os números sugeriram que quase 10% dos brasileiros se encontravam nesse grupo. Em valores brutos, são quase 20 milhões de cidadãos.
Os outros países, entretanto, não aparecem tão atrás no comparativo. Estados Unidos, Irlanda, México e Rússia são outras nações que sofrem com o aumento repentino do distúrbio. Por conta disso, já há um esforço em conjunto de cientistas das mais diversas nacionalidades para identificar tratamentos mais eficientes. A busca, porém, ainda carece de mais informações e estudos.
O que fazer para controlar a ansiedade no trabalho?
Com tudo o que foi dito acima, já é possível compreender bem a fundo como funciona a ansiedade no trabalho. Agora, então, chega o momento de focar em maneiras de diminuir seus sintomas. Para isso, há inúmeras alternativas, as quais devem ser testadas pelo indivíduo a afim de verificar a mais adequada para seu caso. Alguns desses métodos são os que seguem.
Faça pausas
Um bom modo de evitar o estado de ansiedade é realizar algumas pausas ao longo de seu expediente. Dessa forma, seu cérebro pode descansar e se distrair, diminuindo a pressão que você sente. Boas ideias para isso são tomar um café, conversar com seus colegas e mexer um pouco no celular. Com essas atitudes, você dá um tempo para sua mente se recuperar das atividades realizadas durante o dia e se preparar para as próximas.
Organize sua rotina
A falta de organização é um dos principais causadores da ansiedade no trabalho, e há boas explicações para isso. Basicamente, a lógica é que quando você sabe o que vai acontecer, há menores chances de ter medo do desconhecido. Na prática, portanto, se utilizar de uma agenda para listar todas as tarefas e compromissos do dia pode ser excelente. Mais do que isso, manter seu espaço de trabalho organizado também auxilia a se concentrar em suas atividades.
Comunique-se com os demais
Ficar preso em seu escritório ou sua baia não é benéfico para seu cérebro, já que o ser humano é um ser social. Abdicar de todo e qualquer contato com outras pessoas pode, então, complicar ainda mais seu diagnóstico. Obviamente, não é preciso — e nem permitido — passar o expediente todo conversando com seus amigos. Ainda assim, aproveitar das pausas citadas acima para criar vínculos com outros colaboradores é muito indicado.
Realize exercícios físicos
Ainda que os motivadores da ansiedade no trabalho estejam no escritório, seu tratamento pode ser feito fora dele. Para isso, uma recomendação constante dos médicos é investir em exercícios físicos. Além de te auxiliarem a liberar o estresse, essas práticas também ajudam a regular os hormônios de seu corpo. Por fim, apresentam benefícios para sua autoestima, fazendo com que você se sinta melhor e mais confiante.
Dedicar tempo ao lazer
A vida é muito mais do que apenas trabalho, e isso precisa estar muito claro em sua cabeça. Obviamente, é preciso se dedicar à carreira e realizar suas atividades sempre que preciso. Mas tudo isso apenas durante o seu expediente. Depois dele, tente relaxar, busque por um hobby, passe mais tempo com seus amigos e familiares. Sempre que possível, procure distrair sua mente e se desligar do trabalho.
Procure tratamento profissional
Mesmo havendo um grande tabu quanto ao tema no Brasil, a ansiedade no trabalho é algo perigoso. Como explicado, a depender do caso ela pode evoluir para uma depressão, ou mesmo impactar na vida social e pessoal do indivíduo. Sabendo disso, é extremamente indicado procurar por ajuda profissional para sair de tal situação. Psicólogos e psiquiatras são os ideais, tendo estudado para te auxiliar a buscar por uma cura.
O que a empresa pode fazer para diminuir a ansiedade no trabalho?
Mencionadas as atividades que o paciente pode realizar para diminuir seus níveis de ansiedade, é chegada a hora de se focar na empresa. Aqui, o destaque vai para o que a organização e seus gestores podem fazer para reduzir os índices do distúrbio no ambiente corporativo. Boas ideias podem ser, então:
- Cultura: Analisar todas as causas mencionadas acima e verificar quais podem ser melhoradas a fim de instaurar uma cultura mais saudável na companhia;
- Comunicação: Muitas vezes, os sentimentos ansiosos surgem pela falta de informação. Dessa forma, realizar uma comunicação sincera e aberta com sua equipe pode auxiliar;
- Equipe: Os relacionamentos entre os colaboradores pode afetar diretamente a ansiedade. O que faz com que as empresa devam estar sempre atentas a este ponto para não se prejudicarem;
- Espaço: Por fim, prover um espaço de trabalho ergonômico, organizado e limpo é vital. Estes fatores, afinal, reduzirão as chances de a ansiedade no trabalho seja uma constante na organização.
Como a arquitetura pode reduzir a ansiedade no trabalho?
Como visto no último tópico, alguns pontos da arquitetura e da decoração de um ambiente podem diminuir as ocorrências de ansiedade no trabalho. Esta atividade, porém, requer um certo conhecimento para que apresente resultados positivos. Para isso, o mais interessante é contar com parceiros que agreguem experiência ao projeto.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!