Diversas são as empresas que investem cada vez mais em um ambiente colaborativo em seus escritórios. A ideia por trás de tal estratégia é, justamente, promover a motivação de seus colaboradores bem como o trabalho em conjunto. Para alcançar tal situação, entretanto, inúmeros são os pontos que devem ser trabalhados por tais corporações. Da diversidade à tecnologia, tudo pode ser um aliado nesse momento.
O grande problema, porém, é que não há um manual formado com boas práticas para exercer essa técnica. Dessa maneira, as organização buscam fornecer um espaço interessante, com muita aprendizagem, treinamentos e ações que tragam confiança ao time. Mais do que isso, procuram por exemplos que deram certo e, com isso, fazem reuniões para debater o assunto com os próprios profissionais.
Para entender como criar um ambiente colaborativo, confira os parágrafos a seguir. Neles, poderá verificar sua importância, bem como compreender as vantagens de investir na prática.
O que é um ambiente colaborativo?
Antes de se aprofundar nas técnicas e dicas para criar um ambiente colaborativo, se faz necessário entender o conceito. Assim, é possível descrevê-lo como um espaço de trabalho em que há sintonia, parceria e, obviamente, colaboração. Na prática, então, esta é uma forma de fazer com que toda a equipe busque, junta, os objetivos traçados pela empresa.
A motivação por trás dessas ações está nas vantagens que elas podem trazer, tanto no moral do time quanto nos resultados da companhia. Se feita de maneira correta, essa estratégia permite um crescimento rápido e maior engajamento. Mais do que isso, são técnicas muito mais efetivas do que bons salários ou benefícios. Em especial, isso se torna ainda mais real para colaboradores mais jovens.
Qual a importância de ter um ambiente colaborativo?
Muito por conta da cultura capitalista e de competitividade da sociedade atual, ficou implícito que cada um deve fazer suas atividades para se destacar. Ainda que não esteja completamente errado, esse conceito deixa de lado o trabalho em equipe, o que faz total diferença ao fim do processo. Dessa forma, criar um ambiente colaborativo é uma maneira de unir os funcionários em prol de um objetivo em comum.
A ideia aqui é que, de fato, todos os colaboradores atuem em conjunto, se auxiliando e buscando o melhor para a empresa. A lógica é, justamente, que juntos eles são mais fortes e, se a empresa for bem, eles também irão se beneficiar. De nada adianta, afinal, você fazer a sua parte, se outros departamentos não entregarem a deles. Logo, se os auxiliar, você também desfrutará do sucesso.
Quais as vantagens de investir em um ambiente colaborativo?
Os parágrafos acima já demonstraram muitas das vantagens de ter em sua empresa um ambiente colaborativo. Ainda assim, há outros benefícios ocultos dessa estratégia que podem favorecer tanto a companhia quanto os profissionais. Não à toa, inúmeras organizações correm contra o tempo para oferecer tal espaço aos seus colaboradores.
Maior produtividade
Não há dúvida alguma de que, ao investir em um ambiente colaborativo, as corporações alcançam maior índice de produtividade. Basicamente, isso se dá porque os colaboradores tendem a render mais, já que trabalham juntos. Ao invés de cada um fazer sua parte, eles atuam de forma unida, auxiliando uns aos outros. E, por isso, apresentam melhores resultados.
Em especial em momentos como o atual, esse pode ser um grande diferencial competitivo. Enquanto muitos batalham contra a ineficiência de seus processos, uma equipe unida se desenvolve apesar deles. Dessa forma, é possível identificar, também, menores números de erros, bem como profissionais mais satisfeitos com suas atividades e seus resultados.
Conhecimento compartilhado
Uma outra vantagem de apostar no ambiente colaborativo é a maneira como o conhecimento se difunde dentro da organização. Ao contrário da situação normal, este não se encontra preso a determinados profissionais. Aqui, a ideia é, propriamente, fazer com que se formem vínculos no ambiente de trabalho, os quais tem como objetivo melhorar o clima deste.
Além disso, a empresa deixa de ser refém de algum trabalhador em específico, o qual detém o conhecimento. O conceito de colaboração se estende das tarefas rotineiras às decisões estratégicas. Com isso em mente, é simples compreender que diversos profissionais possuem o entendimento da situação da companhia e a habilidade para executar inúmeras atividades.
Engajamento e motivação
Um dos grandes benefícios de investir nesse tipo de técnica é melhorar o engajamento de sua equipe. O foco aqui está, então, em promover um espaço de trabalho que agregue todos e faça com que o clima organizacional seja o melhor possível. Os funcionários se sentem mais motivados e, por isso, se esforçam ao limite para auxiliar seus colegas e a empresa.
Indiretamente, essa vantagem também atinge outros pontos da atuação da companhia, os quais apresentam grande importância. O turnover, ou seja, a taxa de rotatividade, tende a cair bastante se tudo for feito corretamente. Outro índice que tende a baixar seus números é o de absenteísmo, também conhecido como a taxa de faltas, justificadas ou não.
Como promover um ambiente colaborativo na empresa?
Agora que já sabe o que é, qual a importância e as vantagens do ambiente colaborativo, é preciso se focar no como. A ideia aqui é, portanto, compreender maneiras de melhorar o espaço de sua organização e se aproveitar de todos os benefícios mencionados acima. Para isso, o mais indicado é seguir as dicas abaixo, aplicando-as de acordo com a necessidade e as possibilidades de sua empresa.
Investir na diversidade
Se faz necessário entender, desde o princípio, que nenhum ambiente colaborativo surte efeito se todos os trabalhadores possuem o mesmo perfil. Em geral, situações como essa acabam apresentando uma única visão, que não necessariamente vai de acordo com o que sua clientela deseja. Por isso, é primordial, não somente para isso, mas para o desenvolvimento da sociedade, que haja diversidade dentro do seu time.
Diferentes visões, diferentes ideias, diferentes vivências. Esse é o grande objetivo de toda essa técnica, já que é essa pluralidade que traz resultados mais interessantes. Assim, é preciso que o departamento de Recursos Humanos seja incluído na estratégia. É ele, afinal, que possibilitará essa busca por talentos que, além do conhecimento técnico, tragam novas visões para a empresa.
Traçar objetivos comuns
Uma situação bastante comum em grandes corporações é a definição de objetivos por departamento ou grupo de trabalho. O departamento de marketing possui os seus, enquanto o financeiro conta com outros. Obviamente, em algum nível essa prática se faz necessária para o crescimento da organização. Ainda assim, a criação de objetivos comuns auxilia na sensação de pertencimento e no trabalho em grupo.
Com isso em mente, se faz necessário que, junto às métricas do negócio, haja algumas metas compartilhadas entre os setores. Aqui, é possível trabalhar objetivos que envolvem a própria diversidade, bem como outros mais focados na colaboração entre as áreas. Essa é uma forma mais direta e objetiva de garantir o ambiente colaborativo na corporação.
Focar no espaço de trabalho
Mesmo que muito do investimento para um ambiente colaborativo venha da cultura interna, o escritório também precisa de um upgrade. Não é possível, afinal, pedir por mais colaboração entre os profissionais se cada um fica preso em sua sala o dia todo. Dessa forma, prover uma área em que esse relacionamento ocorra de forma mais natural é extremamente indicado.
Uma boa reforma no escritório pode auxiliar bastante nesse tópico, em especial com foco na cooperação entre os trabalhadores. De acordo com alguns cases de sucesso, cômodos amplos, coloridos e alegres favorecem o entrosamento dos funcionários. Não à toa, empresas como Google e Facebook apresentam ótimos índices de colaboração entre seus times.
Promover a capacitação dos colaboradores
Ninguém nasce pronto para nada e, no ambiente corporativo, essa é uma grande verdade. Seja em suas habilidades socioemocionais ou em sua capacidade técnica, é sempre possível se aprimorar. Muitas vezes, então, a empresa precisa se mexer para garantir que o ambiente colaborativo deixe de ser apenas uma ideia, tornando-se uma realidade.
Há, inclusive, inúmeros treinamentos corporativos voltados apenas à cooperação e ao trabalho em equipe. De fato, esse é o calcanhar de Aquiles de muitas corporações, mesmo grandes multinacionais. Assim, essa é uma ideia válida, principalmente para fazer com que o time compreenda a importância e o funcionamento dessa nova situação.
Utilizar a tecnologia como aliada
Dois pontos apresentam grande destaque na discussão a respeito do ambiente colaborativo. O primeiro se refere à comunicação entre os colaboradores, enquanto o segundo está relacionado à utilização da tecnologia nesse espaço. Felizmente, ambos podem ser solucionados — ou ainda aprimorados — de uma só vez. Basta investir certo nesse momento.
Há, hoje em dia, inúmeros softwares voltados justamente para o trabalho em equipe e o diálogo entre os membros de diferentes times. Buscar por tais soluções faz parte do processo, já que garantem o ambiente ideal para que a estratégia seja de fato tirada do papel. Além disso, são excelentes maneiras de diminuir os ruídos na comunicação e garantir que as mensagens sejam passadas corretamente.
Modernizar a cultura da empresa
Um fator que deve ser levado em consideração na formação de um ambiente colaborativo é a cultura da empresa em si. Não terá efeito algum, afinal, investir em inúmeros aspectos se essa nova realidade não estiver enraizada no coração da corporação. É preciso, sim, que isso se torne parte do estilo de trabalho da organização, o qual ditará a postura desta.
Incentivar a colaboração não é, portanto, apenas uma mensagem, mas sim um posicionamento institucional. Todos os passos e as ações da companhia, dentro e fora do mercado, devem seguir tal princípio. Além de fazer sentido, essa é uma forma de reafirmar o conceito e dar o exemplo para os colaboradores. Sem isso, parece mais uma estratégia de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Liderar como exemplo
Para finalizar essas dicas de como promover um ambiente colaborativo, não há como não citar os gestores e líderes da companhia. São eles que dão o exemplo, e os quais serão sempre analisados pelos demais funcionários. Logo, se não apresentarem tais características junto a seus subordinados, não poderão cobrar nada diferente destes.
É com isso em mente que tudo deve ser muito bem pensado ao longo dessa mudança de posicionamento. O processo de contratação deve buscar talentos que tenham esse instinto de colaboração, bem como que queiram auxiliar nessa transição. Com isso, há um modelo a ser seguido, respeitado e copiado. E, dessa forma, as chances de êxito crescem consideravelmente.
Busque ajuda para criar um ambiente colaborativo
Após ler tudo o que foi descrito acima, você deve ter duas opiniões passando por sua mente. Realmente, tudo faz sentido, mas não parece simples tirar todos essas ideias do papel. De fato, essa não é uma tarefa fácil, e é por isso que deve ser feita com o auxílio de especialistas. Para isso, o mais indicado é contar com parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Uma das empresas que trabalha nesse setor é a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa. Desde 2005 atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais.
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