A altura de uma mesa de escritório não é apenas uma questão de estética, mas também de ergonomia. Isso porque uma mesa muito alta ou muito baixa impacta diretamente no bem-estar do colaborador e pode até mesmo resultar em um rendimento mais baixo. Mas você sabe qual é a altura ideal de uma mesa de escritório?
Na hora de escolher a mobília do ambiente de trabalho é muito importante se embasar na NR-17 quando o assunto é ergonomia e saúde ocupacional para os trabalhadores, já que é essa a norma que determina a altura da mesas, cadeiras, questões ligadas à temperatura ambiente e tudo o que envolve o bem-estar e saúde do trabalhador.
Para lhe auxiliar na hora de montar seu escritório e escolher a mesa ideal, separamos um post que explica melhor sobre o que a NR-17 diz a respeito da altura da mobília. Confira a seguir!
Qual é a altura ideal de uma mesa de escritório?
A NR-17 estabelece que a mesa de escritório deve proporcionar uma condição de boa postura de modo que permita o posicionamento e movimentação adequada do corpo. Para estabelecer a altura ideal, a norma usou a altura média da população brasileira que gira em torno de 1,60 metro para as mulheres e 1,73 para os homens.
Levando em consideração esses valores, a mesa ideal para mulheres deve ter 65 cm de altura e para os homens, 70 cm, de modo que a coluna fique ereta e os joelhos fiquem o tempo todo dobrados formando um ângulo de 90º.
A norma ainda fala também sobre as dimensões do assento e apoio de braço, que para homens é de 47 e 26 cm, respectivamente, e para mulheres 43 e 24 cm.
Porém, como existem pessoas de estaturas muito diferentes dessa média usada, é importante usar móveis flexíveis como cadeiras que possam ficar mais altas e mais baixas, a fim de que não seja necessário trocar a mobília.
Vale lembrar que esses valores são valores padrões, e que mudam de acordo com o seu colaborador. Pessoas mais altas podem se sentir desconfortáveis em uma mesa dessa altura, já que as pernas podem ficar em uma posição desconfortável.
Como saber a altura ideal de uma mesa de escritório para colaboradores muito altos ou muito baixos?
Caso o colaborador tenha uma altura muito distante da usada como referência na NR-17, você deve escolher uma mesa que tenha uma altura de modo que os cotovelos e antebraços fiquem retos sobre a mesa sempre que a parte superior do braço estiver relaxada, e que os joelhos se encaixem na parte inferior sem parecer que estão “espremidos”.
Afinal, quando a mesa é muito alta, a coluna se força em uma curvatura que pode ser prejudicial para a saúde à longo prazo, causando danos sérios para a saúde do trabalhador.
Em contrapartida, quando está muito baixa, os ombros ficam empurrados para cima e acabam tensionando a musculatura do pescoço e nuca.
Por que é importante uma mesa com altura ideal dentro do escritório?
Além de causar os problemas citados acima, uma mesa que tenha uma altura inadequada prejudica a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo sua produtividade e ainda aumentando o estresse, o que muitas vezes influencia no seu rendimento e no convívio dentro do ambiente corporativo.
Qual a posição correta de acordo com a ergonomia do trabalho?
Para que uma pessoa esteja sentada corretamente em uma mesa de escritório, é necessário levar em consideração 4 pontos importantes:
O monitor
O monitor deve estar sempre abaixo do eixo visual horizontal, e sua posição deve ter uma distância de pelo menos um braço até o rosto do colaborador. Isso porque quando o monitor está perto demais, ou alto demais, a postura corporal tende a ficar contraída nos membros e na nuca, causando tensões e dores musculares, e em alguns casos, até mesmo problemas mais sérios na postura e visão.
O teclado
O teclado também deve estar bem posicionado junto com o mouse, e ambos devem estar alinhados com o cotovelo para que o peso não fique unilateral nem apenas na parte superior do corpo. Isso evita tensões, dores e desgastes musculares.
O apoio de mão também é recomendado, especialmente para quem passa horas em frente ao computador com as mãos no mouse. O apoio evita que mão dobre e acaba desencadeando a síndrome do túnel do carpo, um problema relacionado à repetição de movimentos e compressão de nervos das mãos e braços.
A cadeira
A cadeira deve ser escolhida para que a bacia do colaborador fique em uma leve inclinação, a fim de deixar as costas com uma postura mais ereta e natural. Essa inclinação ainda ajuda a aliviar a pressão nos discos intervertebrais e na musculatura da região.
Os pés
Os pés devem estar sempre fixados no chão e em posição paralela para uma postura mais saudável da coluna, já que o peso é dividido em partes iguais sob as duas metades do corpo, e não fica apenas na parte superior diretamente na coluna.
Agora que você viu qual é a altura ideal de uma mesa de escritório, use nossas dicas na hora de escolher uma mesa para montar seu ambiente de trabalho. É importante que você sempre leve a ergonomia em consideração quando for adquirir móveis novos para os colaboradores, principalmente quando a mobília for de uso diário como mesas e cadeiras. Você ainda pode procurar a ajuda de arquitetos especialistas no assunto para lhe auxiliar na hora da escolha.