O local de trabalho é comumente conhecido como um ambiente sério, com todos focados em suas funções. No entanto, sempre existem aqueles colegas de trabalho que acordam animados e estão muito bem-humorados… e acabam proporcionando aos seus colegas um clima de descontração mais leve, fazendo algumas brincadeiras, piadas, etc.
E não tem problema nenhum, desde que um não se sobreponha aos desejos do outro e nem seja inconveniente, com brincadeiras sem graças ou preconceituosas. Acreditamos que um pouco de humor não faz mal a ninguém!
Não é segredo que o trabalho no escritório pode ficar muito chato. Mas é praticamente impossível que você não tenha aquele colega mais brincalhão! E por falar nisso, qual é a coisa mais engraçada ou má que você ou seus colegas já fizeram no escritório?
Brincadeiras no escritório
Em contrapartida desse comportamento, também existem pessoas que acabam indo muito além das brincadeiras e, por consequência, impressionam os outros com a criatividade e ousadia na hora de descontrair- até mesmo gerando o sentimento de antipatia em alguns- mas é sempre preferível rir do que chorar, não é mesmo?!
Mas como tudo na vida tem um limite, no trabalho também e é preciso entender onde fica essa linha e não atravessá-la. E qual a melhor maneira de fazer isso? Apresentando exemplos de comportamentos que já ultrapassaram os limites dentro do ambiente de trabalho e trabalhar com a prevenção para que não venham a acontecer na sua empresa.
Para isso selecionamos algumas brincadeiras que não podiam deixar de ser registradas:
1 – Colaboradores que estão não estão no trabalho certo
Você já se deparou com algum funcionário da sua empresa realizando outras tarefas, em vez de cumprir com as suas obrigações? Assim como aqueles escultores, artistas que aproveitam um tempinho para dar uma outra cara para um lápis ou para praticar suas técnicas de desenho?
É importante entender que, às vezes os colaboradores ficam cansados e precisam de um tempo para renovar as energias, descansar, desfocar dos problemas e desafios do trabalho, mas esculpir um lápis pode levar tempo demais, concorda?
2 – Sempre tem alguém que é engraçadinho e adora fazer piadas no trabalho e/ou com os colegas
Em qualquer empresa tem um colaborador que está sempre fazendo piadinhas e brincadeiras que, muitas vezes, é sem graça e desrespeitosa com o colega ou com o ambiente de trabalho!
As piadas sempre giram em torno de algo vergonhoso e que pode causar algum tipo de constrangimento para alguém, assim como o tipo físico, a maneira de falar ou de se comportar e as brincadeiras podem ser as mais criativas e surpreendentes do mundo, proporcionando algumas risadas ou até mesmo uma antipatia por parte de quem deseja trabalhar com foco e dedicação ao trabalho.
3 – Quando a equipe ou um funcionário tem tempo de sobra no trabalho
Geralmente os escritórios corporativos tem uma lousa no ambiente ou em uma sala de reuniões e é nesse momento que os artistas aparecem. Fazem desenhos, colocam frases, fazem piadas e perdem muito tempo de trabalho sem nenhum objetivo.
Escrever uma frase motivadora ou inspiradora para a equipe é um comportamento bacana e pode ser até beneficiário para todos ou para alguém que esteja se sentindo desmotivado com o emprego ou situações da vida. No entanto, perder tempo fazendo pequenos desenhos na lousa toda é demais e ultrapassa todos os limites.
4 – “O objetivo da próxima vez é fazer uma casa de papelão”
A sua empresa trabalha com a produção de papelão? Se sim, já pode ter se deparado com brincadeiras feitas pelos funcionários com o material, não é mesmo? Já foi registrado momentos em que a equipe de trabalho confeccionou um barco de papelão e o objetivo da próxima brincadeira é produzir uma casa.
Esse comportamento pode ser engraçado e gerar um momento de descontração para uma boa foto, mas se já existe planos para uma próxima vez, é importante estar atento e trabalhar essa atitude com a equipe.
Vale a pena observar se os colaboradores não estão se sentindo cansados demais com o trabalho e tentando escapar por meio de brincadeiras ou prejudicar o trabalho com o desperdício do material, afinal o papelão é o produto da empresa, é da onde vem os lucros e resultados proporcionado pela mesma. Por isso, fique atento a sua equipe!
5 – Festa de Halloween no trabalho ou arte em post it
A sua empresa também proporciona comemorações em dias festivos? Como ceia de natal, comemoração pelo ano novo e festa de Halloween? E nessa hora é preciso ter criatividade para inventar e improvisar se você tiver esquecido a fantasia.
Algumas mentes criativas abusam da imaginação e utilizam o papel higiênico para se enrolar e fazer uma fantasia de múmia ou usam os famosos post it para cobrir o corpo e criar algo bem original. Não podemos negar que criatividade as pessoas têm, mas usar e abusar dos instrumentos e equipamentos básicos de trabalho e higiene podem passar dos limites concebidos pelo escritório.
Contudo, as brincadeiras não param nas fantasias de Halloween, pois colar post it no carro todo dos colegas, desde as rodas até as portas, janelas e pára-brisa pode ser uma diversão e tanta para alguns funcionários.
6 – “A gerente de projetos da empresa vai casar”
O noivado de alguém é sempre um motivo para comemorar e nesse momento os colegas de trabalho não medem esforços para criar brincadeiras ou algo que represente essa data importante.
Por essa razão que a gerente de projeto deste escritório ganhou um capacete todo decorado com pérolas e um pequeno véu. No entanto, pode ter sido divertido para colega que recebeu dos companheiros de todos os dias de trabalho um presente pensado e confeccionado com carinho e representando um dos dias mais importantes da sua vida.
E aí na sua empresa, rola muito algum tipo de brincadeira? Você acha legal esse tipo de comportamento dentro do ambiente corporativo? Escreve pra gente nos comentários!