GERAÇÕES NO MERCADO

Quais são elas e suas principais características

Um dos maiores desafios dos gestores de grandes empresas é lidar com as diferentes gerações no mercado de trabalho. A realidade da maioria das corporações, afinal, é a convivência, em um mesmo espaço, de pessoas mais jovens e mais experientes, cada qual com suas próprias características. Muito disso, então, tem a ver com o corte geracional a que representam, o que pode muitas vezes explicar suas ações, pensamentos, demandas e vontades.

Quais são as gerações no ambiente de trabalho?

Baby Boomers (1945 – 1960); – Geração X (1961 – 1980); – Geração Y (1981 – 1995); – Geração Z (1996 – 2010).

Compreender as gerações que estão no mercado de trabalho possibilita aos gestores saber como lidar com elas. Mais precisamente, é simples compreender seus instintos e os porquês de suas atitudes. Com isso, buscar por uma solução se torna uma tarefa mais fácil e rápida

características

das gerações

Considerando o período dos Baby Boomers, é lógico dizer que essa geração já está encerrando sua carreira. Por contar com nascidos entre 1945 e 1960, seus participantes apresentam hoje idade de 61 a 76 anos. Com isso, muitos deles já se aposentaram, enquanto outros finalizam suas vidas profissionais em cargos de destaque.

Baby Boomers

Na década de 1960 surgiram os membros da Geração X, os quais se encontram em seu auge profissional. Os participantes desse recorte geracional estão hoje na faixa dos 40 a 60 anos. Dessa forma, costumam ocupar cargos de liderança dentro das corporações, possuindo então funções mais estratégicas.

Geração X

A tão conhecida Geração Y deixou de ser a mais nova dessa lista há poucos anos, sendo representada agora por pessoas entre seus 25 e 40 anos. Com isso, essa geração já se destaca no mercado de trabalho, alcançando cada vez mais cedo cargos de gerência e diretoria.  Não à toa, pegaram de surpresa seus antecessores da Geração X.

Geração Y

Por fim, surge a Geração Z, dos nascidos entre o fim da década de 1990 e os primeiros anos do novo milênio. Com seus vinte e poucos anos, os membros dessa geração começam a entrar no mercado de trabalho agora. Como estagiários, auxiliares ou assistentes, já apresentam sua personalidade, a qual conviveu desde sempre com a tecnologia e a internet.

Geração Z

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Seta

Como lidar com diferentes gerações no ambiente de trabalho?

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conheça as características

O primeiro passo para tornar esse um espaço de trabalho saudável está sendo feito neste exato momento. Ao buscar por informações a respeito de cada uma das gerações, você está se munindo de dados. Com isso, tem mais facilidade de entender suas frustrações e seus comportamentos e, assim, sugerir os passos corretos para cada situação.

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Se faz interessante, também, incentivar a troca de experiências entre as diferentes gerações no mercado de trabalho. Muitas vezes, o que se vê é que as similaridades entre os indivíduos são maiores do que se espera. Para isso, portanto, se faz interessante juntar esses colaboradores na sala de reunião e fazer grandes discussões.

promova troca  de experiências

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invista em dinâmicas  e treinamentos 

Como é de se imaginar, esses conflitos geracionais não são exclusivos da sua empresa, muito pelo contrário. Por conta disso, existem diversos treinamentos corporativos focados exclusivamente em resolver tais problemas. Essa é uma ideia interessante, em especial por contar com dinâmicas pensadas exatamente no convívio entre diferentes gerações.

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Outro ponto a se analisar nesse contexto está na forma como ocorre a interação entre essas gerações no ambiente de trabalho. Se esta somente acontece em meio às atividades, com pressão e cobranças, a tendência é que ela só piore. Dessa forma, é bastante indicado que haja um espaço focado na convívio entre os grupos sem o caos.

espaços de interação

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Valorize cada geração

Boa parte dessa discussão se encontra, justamente, nas diferenças de personalidade, atitude e visão entre essas quatro gerações. O que se deve pensar, porém, é que todas elas possuem em comum a capacidade de te auxiliar em algum momento. Sabendo disso, sugere-se valorizar os mais diversos aspectos que cada um desses grupos pode trazer ao ambiente.

6

Um ponto de grande destaque a se mencionar nesse debate é a responsabilidade dos líderes nessa situação. Como pôde-se ver, todos os tópicos acima necessitam de um mediador, um componente que faça a ligação entre os diferentes grupos. No ambiente corporativo, essa é a função do líder, o qual deve tomar as rédeas da situação e buscar por soluções aplicáveis.

Seja líder!

Não é novidade para ninguém que tratar do relacionamento entre os colaboradores é um dos maiores desafios de qualquer empresa. A situação se torna ainda mais complexa quando envolve as diferentes gerações que se encontram no mercado de trabalho atual. Como explicado, muitas das recomendações nesse caso são comportamentais, porém há boas mudanças no espaço físico que podem te auxiliar. E, para isso, o mais indicado é contar com o parceiro certo!

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!