Uma das ideias mais comuns de se aplicar em qualquer espaço é o teto rebaixado de gesso. A estratégia está ganhando o gosto da população e sendo usada nos mais diversos ambientes. Nas residências, é bastante utilizada nos quartos, na sala e até nos banheiros. No corporativo, porém, também é uma ótima opção por conta de suas inúmeras vantagens.
O primeiro tipo de rebaixamento de teto de gesso possível é o feito no forro inteiro. Aqui, a intenção é diminuir o pé direito do ambiente ao, literalmente, rebaixá-lo em 10 a 20 centímetros. Em geral, a técnica é muito utilizada no ambiente residencial, mas pode ser uma excelente escolha para empresas.
Outra opção bastante interessante é se utilizar da prática para criar desenhos e detalhes na parte superior do ambiente. Aqui, o mais comum é rebaixar apenas parte do teto com gesso, criando assim recortes que se destoam do resto. Para deixar ainda mais bonito, é comum aproveitar esses espaços como molduras entre o teto e a parede
Aqui, o foco está nas placas removíveis, excelentes para esconder fios e cabos que acabam afetando na estética do espaço. Além disso, possibilitam uma troca fácil por serem móveis, dando acesso ao forro sem precisar de nenhuma obra.
1
Uma das principais utilidade do teto rebaixado de gesso é a aposta na iluminação indireta. Essa utilização, além de comum, é bastante interessante financeiramente, já que as fitas de LED são acessíveis e seu gasto energético é bem menor se comparado às lâmpadas regulares.
2
Infelizmente, é difícil encontrar uma obra em que superfícies planas como o teto e as paredes sejam, de fato, planas e uniformes..Assim, apostar no teto rebaixado de gesso representa uma maior uniformidade da parte superior do espaço, principalmente por conta das placas.
3
Para quem se preocupa com a instalação de um teto rebaixado de gesso, não há muito com o que se afligir. O processo como um todo é bastante rápido e não precisa tirar seus colaboradores do espaço de trabalho por um longo tempo.
4
Também se faz interessante citar, novamente, a possibilidade de utilizar o forro rebaixado para esconder cabos e fios. Obviamente que um dos objetivos de tal estratégia é tirar tais objetos da vista de visitantes. Ainda assim, há um benefício no que se refere à organização do escritório como um todo.
5
Por fim, é bastante interessante citar que essa é uma excelente forma de investir na decoração de um escritório. Na verdade, esse é um processo que entra na fase de acabamento, já representando os toques finais da obra. Com isso, o que se vê é uma excelente oportunidade de trazer certo requinte ao cômodo.
1
Não é novidade para ninguém que o gesso não se dá muito bem com a água. Na verdade, esse é um de seus pontos fracos, já que é bastante suscetível a manchas e danos se entrar em contato com qualquer líquido.
2
O foco aqui está, então, no peso que o material suporta por metro quadrado. Por conta disso, é interessante verificar com os instaladores a possibilidade de posicionar objetos que se utilizem de sua estrutura como suporte.
3
O teto rebaixado de gesso pode tirar até 20 centímetros de altura do espaço. Dessa forma, não é recomendada sua instalação em ambientes baixos, já que pode causar problemas para pessoas de maior estatura. O mais indicado é apostar apenas se o pé direito do cômodo em questão for superior a 2,50m.
4
Por conta de sua formulação, ele é mais suscetível a amarelar ou mofar com o passar dos anos. Assim, se faz interessante manter um acompanhamento constante para garantir sua resistência.
O teto rebaixado de gesso é uma estratégia bastante interessante, tanto para o ambiente residencial quanto para o corporativo. No segundo caso, então, sua aplicação deve ser analisada seguindo as necessidades da empresa e sua capacidade de investimento. É bom mencionar, porém, que o custo-benefício da solução é bastante interessante. Para aproveitar de suas vantagens, entretanto, o mais indicado é contar com o parceiro correto.