É bom deixar claro que, mesmo que a empresa tenha sua fração de responsabilidade, todos devem contar com uma também. Seja organizar suas próprias mesas ou mesmo lavar o que utilizar no café.
Em diversos casos, afinal, uma simples ordenação dos objetos, ou mesmo sua correta distribuição no cômodo, pode alterar significativamente sua aparência. E essa, novamente, é uma atividade que deve ser exercida tanto individual quanto coletivamente.
O foco, aqui, está em definir algumas regras para que a higienização do seu novo espaço de trabalho esteja sempre de acordo. Para isso, é possível combinar com sua equipe de todos os dias, ao final do expediente, cada um organizar sua mesa.
Levando em consideração a sustentabilidade de sua empresa, é interessante começar a delimitar o seu uso. Uma atividade comum em grandes companhias é a utilização de rascunhos para anotações diárias, ou mesmo documentos não oficiais. Outra sugestão é incentivar o uso da tecnologia para diminuir a papelada diária.
É bastante comum, afinal, andar pelo estacionamento ou pelos espaços ao ar livre e encontrar embalagens, cigarros e tantos outros itens jogados no chão. Para evitar que isso ocorra e garantir a limpeza no escritório e fora dele, você pode seguir uma estratégia bastante interessante.
Um desses pontos de destaque está nos tapetes e cortinas, que frequentemente são esquecidos durante a faxina. Eles, porém, podem acumular bastante poeira, dando sempre aquele impressão de que o ambiente está sempre sujo.
Durante a limpeza do escritório, se faz preciso ter foco nos pequenos detalhes comumente esquecidos, tais como os citados no tópico anterior. Aqui, é interessante instruir os profissionais a, de vez em quando, dar certo destaque a estes itens.
Esse é um ponto de atenção, visto que não possibilita a correta respiração da área como um todo, possibilitando até o surgimento de mofo. Por isso, é sempre bom deixar, pelo menos por alguns minutos, todo o escritório aberto, com as janelas e as portas deixando o ar de fora entrar.
Muitos se esquecem de garantir a correta manutenção dos dispositivos. Os filtros devem ser trocados e higienizados com frequência, evitando inclusive danos à saúde de sua equipe.
Os itens eletrônicos também podem acumular poeira. Monitores, teclados, mouses e até mesmo seu smartphone estão sujeitos a isso. Logo, passar um pano seco ou mesmo um espanador de vez em quando é mais do que indicado.
A grande presença de cabos dos mais diversos tipos, tamanhos e funcionalidades espalhados pelo cômodo. Não à toa, investir em bons organizadores para isso é uma excelente ideia, mantendo a limpeza do escritório e garantindo uma estética mais positiva
A limpeza desse espaço deve abranger uma infinidade de outros fatores. As folhas que caem das árvores, os insetos mortos, a grama que cresce e a poeira que vem da rua são alguns dos exemplos. Assim, uma equipe especializada deve estar constantemente na corporação para garantir tal trabalho.
A própria segurança física dos colaboradores fica em risco em um espaço desorganizado. O acúmulo de fios, caixas e tantos outros materiais pode ser um desafio para a locomoção dos profissionais, atrapalhando também a rotina da empresa.
No Brasil, quem faz essa fiscalização é a ANVISA — Agência Nacional de Vigilância Sanitária —, e ela pode te autuar se algo estiver fora do permitido. Seu objetivo, afinal, é o de garantir a saúde de toda a população, e isso inclui os trabalhadores dentro de sua corporação.
O ideal é contar com o auxílio de especialistas, os quais já estão acostumados a atuar nesse setor. Há diversas empresas, inclusive, que trabalham apenas com a terceirização de mão de obra para limpeza de escritórios.
A limpeza de um escritório é ponto chave para o seu correto funcionamento. Dessa forma, é preciso tirar um tempo para focar os esforços de todos em formas de melhorar tal aspecto. O que poucos sabem, porém, é que na construção do espaço é possível criar soluções que reduzam esse trabalho.