É preciso separar o estilo futurista em duas vertentes bastante diferentes. A primeira, diz respeito a um conhecido movimento artístico que se iniciou na Itália na década de 1920. Já a segunda vertente que ficou conhecida como neo-futurismo onde há grandes formas orgânicas, que não por coincidência se assemelham às naves espaciais que se vê em tantas séries e filmes.
Se você se interessou no estilo futurista e pretende aplicá-lo em uma reforma em seu escritório, é indicado compreender a fundo suas características. A seguir você encontrará os aspectos mais marcantes desse movimento. Com base nessas informações, é hora de se preparar para um grande projeto que tornará sua empresa destaque entre as demais.
Quando se fala em estilo futurista na arquitetura, a primeira coisa que se pensa são as linhas desse movimento. Em geral, estas não trazem muita geometria, focando mais nas formas orgânicas, aquelas que podem ser encontradas na natureza. Dessa forma, dificilmente encontrará retas ou curvas perfeitas.
Em geral, três são os principais a serem utilizados em praticamente todas as construções. Esses podem ser definidos como o vidro, o ferro e o concreto. Obviamente, outros insumos podem ser usados no decorrer da obra, mas estes são os que mais se destacarão
O vidro é utilizado para fazer a conexão entre os espaços interno e externo. Dessa forma, a iluminação natural ganha o espaço. Como forma de te levar ao futuro utiliza-se da iluminação LED. Esse tipo de tecnologia permite um consumo muito menor de eletricidade, garantindo também a eficiência energética de sua empresa.
Com poucas tonalidades e uma harmonia baseada na simplicidade. Nas fachadas, por exemplo, o mais comum é verificar a aplicação apenas do branco e talvez preto, com o ferro sendo seu contraste.
A grande maioria dos projetos com essa temática aposta, então, em móveis sob medida que se adaptem ao conceito. Fora isso, é possível buscar por lojas especializadas — mas é bom destacar que o custo costuma ser maior
Pequenos quadros podem ser boas alternativas, desde que não possuam muitas cores contrastantes. O mais indicado, porém, é apostar em técnicas mais simples, como estátuas, plantas e a própria mobília. Com isso, poderá apresentar aos visitantes um escritório bonito, elegante, surpreendente, mas confortável e acolhedor.
Por fim, se faz preciso mencionar que todo o acabamento de uma obra de estilo futurista deve ser descomplicado. Como ele tende a seguir a estética mais simplista, não há por que dar destaque a esses detalhes. Assim, boas ideias a serem aplicadas são sancas orgânicas e com iluminação embutida.
1
2
3