O que é Absenteísmo 

Como a arquitetura corporativa pode diminuir o índice

Caqui
Caqui

Muito se pergunta sobre o que é absenteísmo e quais suas causas, já que este é um assunto de extrema importância. Comumente conhecido pela falta dos colaboradores, a realidade é que há diversos tipos a serem analisados.  Da mesma forma, os porquês dessa ausência também devem ser verificados, em especial se apresentar. em um alto índice.

Caqui

Afinal, o que é absenteísmo?

Se faz preciso, primeiro, saber que este não é um termo exclusivo do ambiente corporativo. O conceito pode ser utilizado em diferentes situações, representando então a falta de pontualidade ou assiduidade perante algum compromisso. Este, portanto, pode ser sim sua presença no trabalho, mas também em eventos ou qualquer outra atividade.

Caqui

Quais os tipos de absenteísmo no ambiente de trabalho?

Justificado: Aquele em que há um motivo plausível e informado previamente para a ausência do colaborador. Injustificado: Aqui encontram-se os casos em que não uma causa coerente ou ao menos informada para sua ausência. Presenteísmo:  Casos  em que o funcionário se encontra no espaço de trabalho. Ainda assim, apresenta um desempenho muito abaixo do esperado.

Caqui

Como calcular os índices de absenteísmo no trabalho?

Para calcular o índice de absenteísmo, é preciso utilizar uma fórmula. Número de colaboradores (C): 60 Jornada mensal (J): 20 dias Faltas totais no mês (F): 1 por profissional

(C x F) / (C x J) = 60 x 1 / 60 x 20 = 60 / 1.200 = 0,5 ou 5% de absenteísmo

Como o espaço de trabalho influencia no absenteísmo?

Está gostando?

Ou continue lendo

Seta

Cultura organizacional

Em geral, aqui estão aspectos da rotina do colaborador, seus vínculos no escritório e o relacionamento com a liderança. Ainda que estas situações não estejam diretamente ligadas ao espaço em si, há formas deste te auxiliar a solucionar esse problema

O espaço  deve ser acolhedor e incentivar a equipe a produzir o seu melhor, trazendo produtividade e resultados para a empresa. Um ambiente monótono pode ser um difusor da desmotivação de um colaborador ou de um time inteiro.

Espaço de trabalho

Esta se define pela relação dos profissionais com o trabalho em si, podendo ser dividida entre as áreas física, organizacional e cognitiva. Comumente, porém, o foco se encontra na primeira, a qual interfere diretamente na saúde de uma equipe e suas condições.

Ergonomia do trabalho

Investir na saúde dos profissionais que trabalham com você e te ajudam diariamente é sempre uma boa ideia. Essa pode ser uma campanha do departamento de RH, com parcerias com academias de musculação, dança ou natação, por exemplo.

Saúde física e mental

Não há dúvidas de que o absenteísmo é um dos grandes problemas que uma empresa pode se deparar.  Por isso, investir em formas de diminuir o índice é mais do que necessário.  Ainda assim, o mais indicado é fazer isso junto a parceiros que te auxiliem durante todo esse processo.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!