Se faz preciso, primeiro, saber que este não é um termo exclusivo do ambiente corporativo. O conceito pode ser utilizado em diferentes situações, representando então a falta de pontualidade ou assiduidade perante algum compromisso. Este, portanto, pode ser sim sua presença no trabalho, mas também em eventos ou qualquer outra atividade.
– Justificado: Aquele em que há um motivo plausível e informado previamente para a ausência do colaborador. – Injustificado: Aqui encontram-se os casos em que não uma causa coerente ou ao menos informada para sua ausência. – Presenteísmo: Casos em que o funcionário se encontra no espaço de trabalho. Ainda assim, apresenta um desempenho muito abaixo do esperado.
Para calcular o índice de absenteísmo, é preciso utilizar uma fórmula. – Número de colaboradores (C): 60 – Jornada mensal (J): 20 dias – Faltas totais no mês (F): 1 por profissional
(C x F) / (C x J) = 60 x 1 / 60 x 20 = 60 / 1.200 = 0,5 ou 5% de absenteísmo