Seminovo é utilizado para produtos com menos tempo de uso e pouca ou nenhuma avaria, Quando se fala de móveis usados para escritórios, entretanto, a ideia é de um período de utilização maior, o que pode representar alguns danos à estrutura. Há boas oportunidades em ambas as situações, sendo necessário avaliar caso a caso para ter uma melhor noção.
Fica até complicado listar as vantagens dos móveis usados para escritórios sem citar e economia. De fato, esse é seu grande diferencial, visto que pode se encontrar preços bem abaixo dos praticados para produtos novos. Dependendo do caso, é possível achar etiquetas com valores até 70% mais baixos que em lojas tradicionais
Quando se foca nos contras, porém, essa lista tende a aumentar, visto que há várias preocupações com esse tipo de aquisição. A primeira e mais importante diz respeito ao estado de cada uma das peças. Para evitar qualquer problema, o ideal é inspecionar minunciosamente os produtos, verificando se as cadeiras giram, as gavetas abrem e as estantes não estão comprometidas.
A forma mais comum de encontrar essa mobília já utilizada é por meio da internet, principalmente em sites especializados no tema. Em geral, são portais com foco na venda de itens usados, que vão de aparelhos eletrônicos a automóveis. Assim, se faz preciso gastar um tempo procurando.
Há diversas lojas especializadas na venda de móveis usados para escritórios. Em alguns casos, inclusive, elas vendem tanto novos quanto seminovos, cabendo a você fazer a decisão mais coerente com o seu orçamento.
Uma maneira ainda pouco difundida de comprar móveis para seu escritório é por meio de leilões. Nessa caso, em geral são peças de empresas que fecharam ou faliram, tendo todo seu mobiliário apreendido. É comum encontrar produtos em perfeito em estado, mas nem sempre essa é a realidade.
A sugestão é entender bem sua necessidade e focar-se nela ao longo de todo o processo. Na prática, isso significa que, se você precisa de uma mesa de escritório, não faz sentido voltar para a empresa com cinco cadeiras porque estavam com o preço bom.
O foco aqui está em analisar a qualidade dos móveis usados para escritórios que pretende comprar, em especial seu estado de conservação. Muitas vezes, pela pressa ou ansiedade, acaba-se pulando esta etapa, se encontrando com um grande problema meses depois.
É bom entender se essa mobília pertencia a uma empresa privada ou pública, se era muito utilizada e se foi comprado na loja própria ou de fornecedores, por exemplo.
Vale a pena entender o período em que estes móveis usados para escritórios estão disponíveis no mercado. Com isso, entenderá por quanto tempo estão tomando pó, sem nenhuma utilização, e até quantas pessoas já o visualizaram e preferiram não comprar.
Se for o início de seu negócio, é bem provável que você necessite de mais de um item, sendo interessante procurar por lotes prontos. Estes são pacotes que já incluem vários produtos, perfeitos para alguns projetos corporativos. Na maioria das vezes, o preço compensa justamente por ser um kit completo
É preciso garantir que esses tais valores extraordinários sejam, de fato, bons negócios para sua empresa. Para compreender melhor essa questão, o indicado é colocar na ponta do lápis todos os custos. Assim, inclua nessa análise o preço dos móveis usados, o frete até o escritório, a manutenção, etc.