ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIO 

Como estruturar seu espaço comercial e trazer mais produtividade à equipe?

Algo que nem toda empresa tem foco é a organização de escritório, mas esse é um grande erro. Muito mais do que apenas um espaço mais limpo e simples de se trabalhar, o tema está diretamente ligado à produtividade da companhia. Quando se traz esse ponto à conversa, o interessa muda, e diversos são os gestores que passam a se preocupar com isso.

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Seta

Qual a importância da organização de escritório para uma empresa?

Para entender melhor como isso funciona, basta calcular quanto tempo seu time gasta com tarefas desnecessárias. Procurar um documento, agendar uma reunião, arrumar a mesa. Todas essas são atividades que, além de básicas, tomam um precioso período do dia a dia de seus funcionários. Com uma organização bem planejada e que todos sigam, isso deixa de existir e eles podem se focar no que realmente importa.

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Como a organização de escritório pode influenciar na produtividade?

Pequenas modificações já afetam a produtividade das pessoas, e essas estão espalhadas por todas os espaços. De uma simples limpeza de arquivos a uma grande reforma do escritório, você pode conseguir visualizar os efeitos dessa nova mentalidade rapidamente.

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Como aplicar o 5S

        NA ORGANIZAÇÃO DO ESCRITÓRIO?

1. Seiri (classificar): Avaliar a relevância do que há na empresa, evitando o acúmulo de  itens; 2. Seiton (organizar): Colocar cada objeto em seu devido lugar;  3. Seisô (limpar): Limpar o que restou; 4. Seiketsu (padronizar): Instituir as três etapas iniciais como padrão para a rotina corporativa; 5. Shitsuke (manter): Tornar essa em uma parte de sua cultura institucional.

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10 Dicas para aplicar a organização de escritório em sua empresa

Agora que já sabe todo o conceito por trás da organização de escritório, chega o momento de colocá-la em prática. 

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1

Analisar a necessidade dos itens

Em pouco tempo, você perceberá o quanto de coisa inútil e sem sentido há em sua companhia. Prepare os sacos de lixo, as fragmentadoras de papel e não tenha dó nem piedade. Se não está sendo usado há mais de um mês, provavelmente não será mais.

2

Digitalize todos os papeis e documentos e os mantenha na nuvem, seguindo sempre as indicações do departamento de TI, que é quem saberá realizar a tarefa da maneira mais segura possível.

Digitalizar arquivos e documentos

3

Aproveitar todos os espaços disponíveis

Aqui, não se fala de mais itens de decoração de escritório, mas sim nichos, estantes e gaveteiros. Muitas vezes, as paredes são mal utilizadas no ambiente corporativo, mas são uma ótima forma de tirar a bagunça das mesas e alocá-las de forma apropriada.

4

Se puder investir um pouco na organização de seu escritório, aposte nos objetos organizadores. Eles estão em alta no mercado, auxiliando empresas e residências a tornar tudo mais estruturado. Em especial, são indicados para escritórios pequenos, que exigem mais criatividade para alocar todo o necessário.

Investir em organizadores

5

Rever a utilidade dos móveis

Sem dúvida alguma, os móveis de escritório são uma ótima forma de tornar um ambiente corporativo mais bonito e convidativo. Ainda assim, é preciso rever a real utilidade de cada um deles. Em muitos casos, eles nem são utilizados, estando apenas ocupando um espaço precioso

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6

Se atentar à poluição visual

Um aspecto pouco comentado da organização de escritório é a poluição visual. Esta é, na prática, a presença de muitos itens em um mesmo espaço, fazendo com que haja muitos pontos de destaque para o olho de quem ali estiver.

7

Nada mais lógico do que contar com esses aparatos eletrônicos também na estruturação de sua empresa. Aqui, fala-se da organização não física, mas em termos de trabalho, agenda e rotina.

Contar com o auxílio da tecnologia

8

Se adequar ao conceito minimalista

A ideia aqui é praticar o desapego e contar apenas com aquilo que se mostra altamente necessário para a realização de suas tarefas. Esqueça o acúmulo e a mania de colecionar objetos.

9

Se for preciso, junte todos na sala de reunião e explique o que está acontecendo e o porquê. Quando todos entendem o desafio e os benefícios que a solução trará, fica mais fácil contar com seu suporte ao longo do processo.

Treinar e capacitar sua equipe

10

Ser exemplo para os demais

Nada adianta cumprir tudo o que foi explicado acima se os gestores não derem o exemplo para seus subordinados. Será uma situação bastante desconfortável, por exemplo, se as mesas dos funcionários estiverem limpas e a organização do escritório do líder for precária

A organização de escritório pode trazer diversos problemas. Entre eles, estão a queda na produtividade, os conflitos internos e a falta de comprometimento da equipe. Com isso, é simples entender a importância de investir na solução para melhorar os resultados. Para isso, o mais indicado é contar com parceiros com experiência e conhecimento no assunto.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!