ESTILO VINTAGE

Qual sua diferença para o retrô e por que tem ganhado espaço na moda, arquitetura e decoração?

Cada vez mais o estilo vintage tem se destacado em ambientes comerciais e residenciais, provando sua importância no cenário atual. Sua aplicação, para além da arquitetura, também pode ser vista na decoração de interiores e na moda, com roupas masculinas e femininas.

Estilo Vintage  x  Estilo Retrô

O estilo vintage consiste em se utilizar de peças antigas e originais de décadas passadas na decoração. Em contrapartida, o retrô representa o uso de objetos modernos, mas com a aparência de antigo. Por exemplo optar por uma geladeira datada de 1980 é vintage. Se a escolha for por um modelo moderno, mas que remete aos anos 1970, então é retrô

Características do estilo vintage

ATENÇÃO ÀS DÉCADAS 

.

Como se sabe, cada uma delas apresenta aspectos diferentes, que podem ou não combinar com a ideia que se tem em mente. Dessa forma, é bom compreender quais são essas características para programar sua obra empresarial

LINHAS ARREDONDADAS E ORGÂNICAS

.

Ao contrário do se vê em outros estilos, como o moderno e o industrial, as linhas retas não possuem tanto destaque no vintage. Na verdade, o foco aqui é o oposto, investindo em formas mais orgânicas e com cantos arredondados.

PALETA DE CORES

Em geral, é possível apostar em tons pasteis, madeira escura e papel de parede estampado. Tudo isso, obviamente, não em um mesmo ambiente. Essas são algumas das principais características do vintage, mas é possível utilizá-las de forma a complementar o design atual de seu escritório.

Está gostando?

Ou continue lendo

Seta

MOBILIA DE ÉPOCA

.

Ponto chave de todo o conceito do estilo vintage, é a mobília que irá destacar o espaço, especialmente se escolher certo. Nesse momento, porém, é preciso se lembrar da diferença deste para o retrô. Aqui, os móveis devem ser antigos, e não somente parecer de uma outra época.

OBJETOS DECORATIVOS

Esta, é uma das técnicas mais utilizadas para se aplicar o estilo vintage sem sobrecarregar o ambiente. É possível, por exemplo, decorá-lo da maneira contemporânea, mas adicionar pequenos toques do estilo vintage. E são eles que chamarão toda a atenção do espaço.

PÔSTERES E QUADROS

Ainda no tema de decoração, se faz preciso trazer um destaque às paredes se pretende seguir esse estilo. Por isso, não tenha medo de encher os ambientes com estas peças, até porque o minimalismo não faz parte do estilo vintage.

MATERIAIS E TEXTURAS

Quando se fala nos materiais mais indicados para seguir o estilo vintage, é comum que haja confusão. O principal motivo para isso é a forma cíclica com que estes são utilizados, voltando à moda a cada certo período.

ILUMINAÇÃO COMO DESTAQUE

Ao falar sobre a iluminação, o foco aqui não está tanto na forma como ela é feita, diferente de outros estilos. Nesse caso, o destaque vai para os objetos utilizados para trazê-la, como lustres e luminárias. Isso se dá porque esta é uma oportunidade excelente para trazer alguns daqueles objetos antigos mencionados.

ACABAMENTOS E DETALHES 

Quando se pensa em um ambiente antigo, seja de qualquer uma das décadas já citadas, logo vem à mente o excesso. Esse excesso pode ser apresentado na forma de mobília, cores ou qualquer outro dos tópicos.

PLANTAS E FLORES 

Esqueça dos vasos bonitos, cheios de detalhes e caríssimos que você pode encontrar em grandes lojas. A sustentabilidade aparece aqui muito antes de ter esse nome, e torna o custo da obra ainda menor. Para isso, aposte em garrafas de vidro usadas, bules antigos e cestas de bicicleta inutilizadas. Esses itens trarão um charme especial ao seu escritório!

O estilo vintage se apresenta como uma das melhores opções para trazer estilo e exclusividade ao seu ambiente de trabalho. Para isso, porém, o mais indicado é contar com quem entende do assunto, um parceiro que tenha experiência e te auxilie durante todo esse processo.

Como aplicar o estilo vintage em seu ambiente de trabalho

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!