Basicamente, o que precisa estar claro é que o primeiro é baseado no movimento modernista. Este é conhecido por ter ocorrido na primeira metade do século XX, representado por nomes como Tarsila do Amaral e Van Gogh. O contemporâneo, por sua vez, traz um retrato do momento atual. Ou seja, é uma aplicação mutável, que se adapta às necessidades e aos pensamentos da sociedade contemporânea.
São as linhas que servem para guiar a organização de um ambiente, sendo então uma linha de posicionamento para mobília e itens de decoração. Em geral, são utilizadas para criar um caminho imaginário a ser seguido pelos móveis. Com isso, criam uma ordem geométrica e harmônica para a estética do escritório.
Para quem é fã de cores chamativas e alegres, o estilo moderno pode não ser o ideal para seu ambiente de trabalho. Isso se dá porque, normalmente, a paleta escolhida aqui apresenta tons básicos, como o preto e o branco. Junto a eles, é possível se utilizar de tons terrosos e/ou pasteis, como cinzas, marrons e alguns beges.
Os traços do estilo minimalista tem como objetivo de valorizar o espaço como um todo. Assim, o foco fica no aproveitamento da área livre, bem como na clareza das informações dispostas no ambiente.
Se faz preciso destacar aqui a necessidade de focar nos espaços livres a fim seguir o estilo moderno. Essa preocupação, porém, não deve estar apenas na decoração, mas sim no projeto de reforma corporativa como um todo.
O mais comum é apostar em grandes áreas envidraçadas, que podem ocupar o cômodo inteiro, por meio de portas ou janelas. Outra forma de incluir esse aspecto no projeto é investindo numa quantidade maior de janelas. Essas, por sua vez, devem conter características mais clean
Tanto na decoração quanto na finalização do espaço, o foco dentro do estilo moderno está em materiais com aspecto mais cru e natural. Sendo assim, é normal visualizar nesses ambientes muita madeira (não pintada), assim como couro, cimento, metais e fibras naturais
Como resultado de todos os itens citados, é possível imaginar que o estilo moderno não apresente grande requinte. A realidade, entretanto, é outra, visto que há um investimento em outros elementos para trazer esse toque de elegância. Em geral, estes são materiais reflexivos, os quais refinam o ambiente sem adicionar tanto ao custo da obra.
Quando se chega ao tema da mobília, há alguns aspectos aos quais você deve ficar atento para seguir o estilo moderno. O primeiro e principal ponto para isso é simplificar ao máximo seu projeto, com a menor quantidade de itens possível. Além disso, estes devem apresentar uma aparência mais clean, simples e minimalista
O grande objetivo com tudo isso é tornar o estilo moderno em uma estratégia que traga praticidade ao ambiente corporativo. Não é do interesse de ninguém, afinal, que a equipe se perca com tanta informação visual, bem como com a adição de elementos e mobiliários sem necessidade.
Visualizando ambientes que sigam o estilo moderno, é possível pensar que esses são espaços mais formais e sérios. Na realidade, porém, é simples tornar estas áreas mais pessoais e menos corporativas. Em especial, essa é uma técnica empregada para não cansar os colaboradores e manter um ambiente acolhedor e produtivo.
O estilo moderno está presente em seu dia a dia nos mais diversos espaços, sejam eles residenciais ou corporativos. Para aplicá-lo com eficiência, o ideal é não fazer isso sozinho. O mais indicado aqui é contar com parceiros que tragam conhecimento e experiência ao projeto.