Diversos são os estilos de arquitetura corporativa que você pode seguir no momento de realizar a reforma de seu escritório. De tendências mais minimalistas a opções mais clássicas e tradicionais, há uma infinidade de opções
Com tantos caminhos para escolher, o mais indicado é compreender bem os pontos positivos e negativos de cada um. Muito mais do que apenas a estética, essa decisão pode afetar também na produtividade de sua equipe e nos resultados da companhia. A partir disso, então, a situação se torna mais desafiadora.
Outra palavra para descrever um escritório tradicional é “comum”. Ou seja, esse é aquele ambiente que todo estão acostumados a ver, geralmente com divisórias navais ou de PVC.
Mesmo com uma paleta mais básica, esse não é um tipo simplista de decoração, muito pelo contrário. Os móveis tendem a ter muitos ornamentos, passando um ar de realeza e luxo. Atemporal, pode ser aplicado em diversos cenários, mas acaba sendo mais complicado para escritórios. Em geral, costuma ser utilizado em salas de advogados.t
Queridinho do momento, o industrial é um dos estilos de arquitetura corporativa mais em alta no momento. Se diferencia dos demais por apresentar detalhes. Sua execução, além disso, pode ser feita em praticamente qualquer mercado e com um custo relativamente baixo.
Ele traz um ar mais simplista consigo, sem tantas cores e ornamentos, mas sem deixar de lado o requinte. Isso se acentua pela escolha da paleta, repleta de tons de cinza, preto e marrom.
Em geral, os móveis aqui utilizados são clássicos, especialmente das décadas de 70 e 80. Com isso, é possível esperar por muitas cores e combinações totalmente inesperadas, dando um up ao ambiente. Também pode ser um estilo barato, visto que muito de sua mobília pode ser encontrada em brechós e antiquários.
Startups e agências de comunicação e marketing adoram o estilo. Afinal, traz consigo um toque de originalidade e muita inspiração criativa para toda a equipe. O foco aqui é justamente sair do padrão e apresentar aos visitantes e funcionários uma realidade mais alegre e cheia de vida.
A ideia é básica, bem como seu conceito. Para seguir os pensamentos dessa vertente, basta ter sempre consigo o lema “menos é mais”. Da decoração às cores, dos móveis aos ambientes, tudo aqui é menos. O que faz desse um dos estilos de arquitetura corporativa mais queridos é justamente o clean que ele traz ao escritório.
É possível apostar nesse estilo como uma forma de se distanciar do regular. Para isso, a ideia é não economizar em madeira, principalmente as mais cruas. Da mobília à decoração, esse será seu ponto de partida para deixar o espaço com uma cara de fazenda ou sítio de férias.
Para ter esse efeito, é comum que se busque por móveis diferenciados, de preferência com formas fluidas e cores claras. O tom predominante, aliás, é o branco, que em muitas situações ocupa quase todo o espaço, literalmente. Por isso, ainda que extremamente clean e intrigante, um escritório desses pode ser também cansativo e até agoniante.
Na arquitetura corporativa com a ajuda de bons profissionais, isso pode dar certo. É até comum ver empresas em que o escritório do diretor segue um estilo extremamente clássico. As baias dos colaboradores são super minimalistas, enquanto o departamento de marketing foge para o colorido. Essa é uma tática que busca adaptar cada estilo com os diferentes departamentos da empresa.
Conhecer um pouco dos diferentes estilos de arquitetura corporativa é uma ótima maneira de iniciar uma reforma. Ao ter contato com cada um deles, você pode compreendê-los melhor e visualizar seu novo espaço. Independentemente do escolhido, porém, o ideal é contar com parcerias para realizar tais mudanças.