DEPARTAMENTOS DE UMA EMPRESA

Como desenvolver um espaço que atenda às necessidades de cada um

Muitas pessoas ainda acham que a arquitetura corporativa se resume à criação de grandes escritórios padronizados. Ainda que esse seja sim um de seus objetivos, não é o único, muito menos o mais comum. Atualmente, cada vez mais se faz necessário entender as necessidades de cada um dos departamentos de uma empresa para desenvolver o ambiente ideal.

É bastante comum, afinal, verificar espaços compartilhados em que diversos colaboradores trabalham. Até aí nenhum problema, já que essa é uma tendência dos escritórios comerciais. O problema, entretanto, se dá quando um departamento começa a atrapalhar o outro. E isso é mais do que comum.

As necessidades de cada departamento

Uma situação bastante comum é haver pequenas rixas entre os departamentos de uma empresa. Na maioria das vezes, isso é causado justamente pela convivência e proximidade entre eles. Cada um deles, afinal, apresenta uma necessidade diferente, e isso deve ser respeitado em qualquer projeto de reforma.

O desafio de cada departamento

Existem departamentos que requerem um ambiente mais calmo e silencioso, enquanto outros apresentam uma tendência mais dinâmica e ativa. As empresas devem analisar profundamente cada setor, sempre considerando suas necessidades. Com isso, deve-se alocar os colaboradores em espaços em que fiquem confortáveis ao longo do dia. Ao mesmo tempo, todos devem sentir que fazem parte da companhia como qualquer outro colaborador.

"

"

Eneida Junqueira, RH Business Partner

Está gostando?

Ou continue lendo

Arrow

A arquitetura corporativa e os departamentos 

Vendas

O comercial, como é conhecido o setor de vendas, é um dos mais movimentados departamentos de uma empresa. Com contato constante com os clientes, é comum que estejam sempre ao telefone, falando alto e dando risada. Engana-se, porém, quem acha que estão se divertindo, essa é uma maneira que encontram para se conectar com os consumidores.

marketing

Geralmente próximo ao departamento comercial, o setor de marketing e comunicação é outro bastante agitado. Costuma ser o mais animado de uma companhia, apresentando assim uma pequena rixa com os demais. Música, risadas e muita movimentação fazem parte da rotina de quem trabalha com a criatividade.

financeiro

Em contraponto aos setores citados acima, os trabalhadores que cuidam das finanças de uma organização precisam de mais silêncio. Em geral, realizam muitos cálculos e precisam de total concentração para não cometerem erros. O barulho e a movimentação aqui não são muito bem-vindos. Ao contrário, na verdade.

fiscal

Normalmente junto ao financeiro encontra-se o departamento fiscal, o qual é responsável pelas obrigações tributárias da empresa. Mais uma vez, o que se vê aqui são trabalhadores que precisam do máximo de concentração possível para realizar suas tarefas. Pequenos erros podem ser fatais, especialmente junto ao governo.

engenharia

É fato que algumas companhias nem possuem um departamento exclusivo para a engenharia. Em geral, este tópico se aplica mais a indústrias, mas também pode ser utilizado em outros mercados de acordo com suas necessidades. Independentemente de suas atividades, este é um dos departamentos mais focados de uma empresa mais e, também, com muitos cálculos.

rh

Chega-se então a um setor com características únicas dentro de uma companhia, o que necessita mais atenção. O recursos humanos apresenta particularidades que o fazem diferente dos demais. Afinal, esta é uma equipe que comumente trabalha com dados confidenciais, como salários, benefícios e contratações.

compras

Tudo o que é preciso na empresa é requisitado ao departamento de compras, sendo este o centro dos pedidos. Dessa forma, este é um setor que está com contato não somente com os outros setores, mas com possíveis fornecedores. Logo, é de se imaginar a necessidade de um espaço que os possibilite realizar ligações sem atrapalhar os demais.

P&D

Em indústrias, é comum que a comunicação de P&D seja maior com o time de engenharia. Em outros mercados, entretanto, pode ser que seus principais parceiros sejam as equipes de vendas e marketing. Logo, um estudo se faz necessário para definir a melhor localização de seu ambiente de acordo com o cenário.

manutenção

Como é de praxe, esse estudo das características próprias de cada organização é precisa em todos os departamentos de uma empresa. A manutenção, por exemplo, é um dos que mais se encaixa aqui, já que suas funções dependem totalmente do ramo de atuação da companhia. Em indústrias, as tarefas estão mais ligadas à produção, enquanto em escritórios são bastante diferentes.

Ti

Companhias pequenas já necessitam de uma grande estrutura, especialmente de hospedagem e servidores. As grandes e, principalmente com foco em tecnologia, precisam mais. Nesse ambiente, o primordial é a refrigeração para não sobrecarregar as máquinas.

diretoria

Diversas organizações colocam gerência, diretoria e C-Level (CEO, CFO, CMO) junto aos outros colaboradores. A ideia com certeza é interessante e possui um significado muito grande, especialmente para os funcionários. O problema, porém, está na falta de privacidade que esses profissionais enfrentam.

Como você pôde perceber, trabalhar com arquitetura corporativa não é tarefa simples. Existem diversos departamentos dentro de uma empresa e cada um deles tem suas próprias necessidades e particularidades. Por conta disso, o ideal é deixar esse trabalho com alguém que seja especialista no assunto e já saiba os atalhos desse caminho.

Conte com a T2 Arquitetura Corporativa para te ajudar nesse momento tão importante!