O anúncio da Cor do Ano Pantone 2021, feita no final de 2020, pegou todos de surpresa. A expectativa era grande, visto que o ano foi um dos mais desafiadores que a humanidade já passou.
Ainda assim, ninguém esperava que duas cores fossem eleitas juntas pela segunda vez. De qualquer maneira, é notório que muito mais do que criar moda, a marca americana entende o contexto.
A Pantone foi criada em 1962 e desenvolvia, no início, cartões de cores para companhias cosméticas. Logo em seguida, passou a criar um sistema de cores próprio, que determina as tonalidades a serem utilizadas em um projeto. Na prática, um cliente define uma cor, passa o código ao fornecedor e este saberá como produzi-la.
Em pouco tempo a organização e seu guia se tornaram referência no mercado mundial. A Cor do Ano Pantone determina, hoje, como diversos setores atuarão nos próximos 12 meses. Entre eles encontram-se a moda, decoração, beleza, design gráfico, de produto e de embalagens.
PANTONE 17-5104 Ultimate Gray +
PANTONE 13-0647 Illuminating
Voltando as atenções agora para as escolhas de 2021, é fácil entender como aplicá-las em uma decoração. De fato, a combinação já estava em alta no mercado, sendo utilizada em diversos ambientes. Não há dúvidas, amarelo e cinza são tons contrastantes e que se complementam muito bem.
Assim, não há muito segredo na hora de se jogar no mundo colorido e diversificado da decoração. A dica é usar e abusar dos tons, mas sempre tentando encontrar um equilíbrio entre eles. Nem mais, nem menos, simplesmente o essencial.
A decoração de um escritório comercial pode ser feita da mesma maneira que um ambiente residencial. Afinal, muitas vezes passa-se mais tempo aqui do que em casa. Por isso, focar na utilização de tons, em especial da Cor do Ano Pantone, é uma dica especial. Mas pode ser complicado deixar um espaço assim sem o auxílio de especialistas, não é?