O mundo corporativo é cheio de termos e expressões, e a mais nova delas é o tal do anywhere office. O conceito é uma espécie de evolução do home office, porém com uma característica ainda mais abrangente. Na prática, o indivíduo pode não apenas trabalhar de casa, mas também de qualquer lugar do mundo. Literalmente.
A técnica tem ganhado espaço nas empresas, muito por conta do avanço tecnológico visto nos últimos anos. A pandemia foi outro fator que auxiliou na adoção de tal estratégia, já que ficou provado que é possível sim ter uma equipe fora do escritório. Mas, afinal, será que essa é uma tática que traz benefícios?
Para entender isso e muito mais, fique atento ao texto a seguir. Ao longo dos próximos parágrafos, você poderá conferir a que se refere o tema, o que o fez surgir e quais as suas vantagens, tanto para as organizações quanto para os profissionais.
O que é Anywhere Office?
Ao se traduzir o termo do inglês, anywhere office pode ser entendido como um escritório em qualquer lugar. Ou seja, este é um conceito que visa adotar um esquema de trabalho em que o colaborador não precisa, necessariamente, estar presente no ambiente corporativo. Basicamente, ele pode realizar suas funções de qualquer local do mundo.
Para isso, tudo que ele precisa é de um computador — talvez um celular ou tablet possa fazer o trabalho — e uma conexão de internet. Com esses dois pontos resolvidos, sua atuação pode ser feita de qualquer lugar. De Maceió às Filipinas, de Cingapura ao Alaska. E, como já foi possível perceber ao longo dos últimos anos, isso em nada afetará na qualidade de suas entregas.
O surgimento do Anywhere Office
Para se falar desse conceito, é preciso, primeiramente, entender o contexto em que o anywhere office surgiu. Assim, pode-se dizer que esta é na realidade a evolução do home office, representando ainda mais liberdade que seu antecessor. Ou seja, você não apenas pode atuar de sua casa, mas também de qualquer local com uma boa conexão à internet. Simples, não é?
Toda essa discussão se difundiu ainda mais a partir de 2020, quando a pandemia prendeu o mundo todo em casa. Nesse momento, ficou comprovado que era possível realizar qualquer atividade sem estar no escritório da empresa. Por consequência, algumas organizações passaram a liberar sua equipe para atuar de onde quisessem. Mas isso não é tudo.
Deve ser considerado, também, que a sociedade como um todo evoluiu durante esse período. Não é de hoje, afinal, que os trabalhadores pedem por mais liberdade e autonomia para exercerem suas funções. Na prática, portanto, essa foi uma situação em que se uniu o útil ao agradável. De um lado, empresas fechadas sem poder receber seus funcionários. Do outro, profissionais buscando mais flexibilidade.
Quais as vantagens do Anywhere Office para as empresas?
Agora que você já entende o que é e como funciona o anywhere office, chega o momento de conferir seus benefícios. Para isso, é preciso entender que há vantagens para ambos os lados dessa negociação, mas o foco aqui estará nas organizações. A questão que fica, então, é o que as empresas ganham ao adotar tal estratégia.
#01 Redução de custos
Não é preciso analisar muito para descobrir que aplicar o anywhere office nos negócios traz uma considerável redução de custos. A lógica é bastante simples, já que a organização não precisará mais de um grande escritório para acomodar toda a sua equipe.
Dessa forma, o custo com infraestrutura cai, assim como as contas de luz, internet, água e condomínio. Isso sem considerar itens adicionais, como alimentação, material de escritório, ar-condicionado e tantos outros.
#02 Qualificação da equipe
Um fator que poucas pessoas consideram ao adotar essa prática está na busca por novos talentos. Este é, na realidade, um dos maiores benefícios da estratégia, já que permite que a empresa contrate profissionais de qualquer lugar.
Com isso, o departamento de Recursos Humanos aumenta sua área de pesquisa e, consequentemente, tem acesso a mais currículos. Indiretamente, portanto, a técnica possibilita que a empresa encontre talentos mais capacitados, independentemente de sua localização.
#03 Produtividade e satisfação
Muitos podem torcer o nariz ao ler este título, mas a verdade é essa: o anywhere office traz mais produtividade. E isso quem diz é a FIA — Fundação Instituto de Administração —, em estudo realizado com 139 empresas de pequeno e médio porte.
Nessa análise, foi descoberto que 50% dos gestores acreditam que a produtividade de sua equipe aumentou com o trabalho remoto. Mais do que isso, 34% dizem que pretendem continuar a aplicar a técnica no futuro.
Quais as vantagens do Anywhere Office para os profissionais?
De nada adianta entender apenas a versão das empresas nessa discussão, já que uma boa análise considera os dois lados. Sendo assim, é preciso também conferir os benefícios que os profissionais recebem ao adotar o trabalho remoto. Obviamente, há inúmeras vantagens para esses trabalhadores, mas algumas das principais são as que seguem.
#01 Liberdade, flexibilidade e autonomia
Sem a menor dúvida, o ponto que mais alegra os profissionais em anywhere office é a liberdade. Agora, afinal, eles não precisam mais se deslocar para o mesmo espaço todos os dias. Na verdade, tais trabalhadores podem atuar de onde quiserem, podendo se dirigir a um restaurante, um espaço de coworking ou mesmo a outro país.
Mais do que isso, a estratégia dá mais autonomia para que eles controlem seu próprio tempo e façam a gestão de suas tarefas. Indiretamente, afeta também em sua confiança e na forma como eles se sentem respeitados pela organização.
#02 Saúde e bem-estar
Não ir todo dia ao escritório da empresa pode representar inúmeras coisas. Uma delas, porém, é a redução de tempo perdido no deslocamento, a qual interfere diretamente no estresse do indivíduo. Sem isso, ele pode acordar mais tranquilo, comer bem e não se desgastar logo cedo.
Seguindo essa lógica, o anywhere office possibilita mais tempo com a família, bem como para praticar atividades físicas e se dedicar a hobbies. Todos esses são aspectos que interferem no emocional do profissional, o auxiliando a melhorar sua saúde mental.
#03 Experiência de vida
Um grupo que leva o anywhere office ao seu extremo é o dos nômades digitais, que se adaptaram rapidamente à nova realidade. Mais do que apenas isso, estes são profissionais que souberam aproveitar de todos os seus benefícios e conciliar trabalho e vida de forma magistral.
Para isso, costumam viajar pelo mundo, conhecendo novos países e culturas a cada dia. Todos os gastos são pagos com seu salário, já que eles continuam a exercer suas profissões, mas agora do outro lado do mundo. Assim, essa é uma oportunidade única para quem tem o sonho de sair por aí sem rumo, mas com alguma segurança financeira.
Como aplicar o anywhere office em uma empresa?
Com todo o conhecimento que adquiriu nos últimos parágrafos, chega o grande momento. Agora, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu, e nada melhor para isso do que descobrir como aplicar esse conceito em uma empresa. Para isso, é preciso seguir algumas etapas a fim de garantir o sucesso do projeto.
#01 Investir em tecnologia
Ainda que seja muito lindo na teoria, aplicar o anywhere office em uma organização não é tão simples. O primeiro passo é investir pesado em tecnologia, principalmente naquelas que possibilitem essa estratégia. Em especial, destacam—se as soluções em nuvem, as quais permitem que sua equipe acesse documentos e arquivos de qualquer local.
Além disso, ferramentas de videoconferência, análise de dados e tantos outros programas devem ser adaptados a essa realidade. Com isso, você provê todo o necessário para que seus colaboradores atuem de forma eficiente.
#02 Mudar a cultura da empresa
Engana-se quem pensa que, de um dia para o outro, se pode aplicar essa técnica e apenas esperar pelos resultados. Na verdade, toda a cultura organizacional deve ser adaptada a essa nova estratégia, o que não é algo simples. De nada adianta, afinal, adotar a técnica, mas chamar os profissionais para reuniões presenciais toda semana.
Assim, para que tudo isso funcione, é vital que a empresa como um todo entenda as diferenças nessa atuação. A partir de agora, o foco está na liberdade e, com isso, todos os seus processos devem se adaptar a isso, permitindo que o colaborador atue da maneira como desejar.
#03 Capacitar os profissionais
Todas essas ferramentas e a cultura mencionadas nos tópicos acima não são, necessariamente, de conhecimento geral. Isso significa que boa parte de seu time não está acostumado a esse tipo de atuação. Sendo assim, você terá que capacitá-lo para que consiga atuar de fora do escritório.
Uma boa ideia é realizar a capacitação da equipe ainda antes de liberá-los para o anywhere office. Assim, eles já entendem todas as mudanças, tiram suas dúvidas e, portanto, se apresentam mais prontos para render nesse novo cenário.
#04 Treinar os líderes
Um ponto de grande destaque nessa discussão, mas que comumente é esquecido, diz respeito à liderança. O pensamento aqui é óbvio, já que somente um gestor que entenda e aprove esse novo conceito poderá tirar o melhor de seus funcionários. Sem isso, haverá uma diferença entre a teoria e a prática, confundindo toda a empresa.
Sabendo disso, é mais do que importante ter ao menos uma reunião com toda a gestão da organização. Aqui, é preciso explicar como funcionará esse cenário mais livre, e como eles devem se conectar, conversar e até cobrar sua equipe. Dessa forma, o processo de adaptação será mais simples e os resultados mais interessantes.
#05 Buscar por parceiros
Para facilitar a vida de seus colaboradores — e apresentar a eles mais um benefício — uma estratégia bastante interessante é a de parcerias. Aqui, o foco é entrar em contato com hotéis, coworkings, cafeterias e até companhias aéreas. Nesta conversa, a sugestão é promover parcerias que possibilitem que sua equipe se utilize desses serviços para realizar seu trabalho.
A ideia é inteligente, pois apresenta aos profissionais uma nova possibilidade, a de atuar fora da empresa, mas também fora de casa. Ou seja, é uma chance de eles terem ainda mais liberdade, mas com a garantia de internet de qualidade e um espaço calmo para trabalhar.
Anywhere Office e o escritório físico
Ao ler todo este texto, grande parte das pessoas chega a uma conclusão quase que óbvia: não é mais preciso ter escritórios físicos. Essa, porém, é uma ideia que não reflete a realidade do mercado atual. Na verdade, mesmo com essas novas formas de trabalho, a maioria das empresas está investindo em seus espaços corporativos.
A justificativa para isso é simples, já que elas desejam prover um espaço para os colaboradores. Caberá a eles, porém, decidir se optarão por este ou qualquer outro local disponível. Independentemente de sua opção, então, as companhias continuam a oferecer a chance do trabalho presencial para aqueles que desejarem. Com isso, atendem às necessidades de todos e tornam-se espaços mais aberto às demandas da equipe.
Anywhere Office: a liberdade de trabalhar de onde quiser
Cada vez mais o mercado de trabalho apresenta mudanças importantes em sua estrutura e seus processos. O anywhere office é a mais nova dessas tendências, levando a qualquer local do mundo suas atividades e compromissos. Às empresas, cabe se adaptar à nova realidade, seja investindo em tecnologia ou, como explicado acima, em seus escritórios físicos. Para isso, aliás, o ideal é contar com parceiros que possam te ajudar nesse projeto.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!