Diversas preocupações afligem gestores de todos os tipos de empresa, mas nenhuma chega perto à segurança virtual. O tema têm ganhado cada vez mais relevância, o que faz com as organizações passem a se movimentar para evitá-lo. Mesmo assim, os números de ataques somente se multiplicam, deixando evidente que é preciso fazer mais.
Toda a existência de um negócio se encontra na internet atualmente, o que explica tamanha preocupação. Ao ter seus dados expostos por criminosos, uma empresa pode sofrer todos os tipos de dano, incluindo sua falência. Dessa forma, se preparar para esse cenário é mais do que indicado para quem deseja proteger suas informações.
Para entender mais sobre este assunto, fique atento ao texto a seguir. Ao longo dos próximos parágrafos, você poderá conferir o que é, qual a importância e como garantir que sua organização esteja segura.
O que é segurança virtual?
Quando se fala em segurança virtual, o foco da conversa está em um conjunto de técnicas, políticas e processos que visam tornar um sistema protegido. Basicamente, portanto, está diretamente ligado à proteção de dados, mas pode abranger mais tópicos se necessário. A lógica aqui está em preservar a integridade das informações e dos indivíduos que se utilizam do ambiente digital.
Mais do que isso, o conceito faz referência a outros dentro deste campo de estudo. Na prática, então, cuida de tudo o que tem a ver com a segurança da empresa no mundo virtual. Para isso, se concentra em alguns pontos a fim de possibilitar uma maior proteção à organização, seus dados, o escritório comercial e a equipe. Estes são conhecidos como os 3 pilares do tema, conforme você pode analisar abaixo:
- Confidencialidade: Diz respeito ao sigilo dos dados e aos usuários que têm acesso ao material. Medidas bastante utilizadas são a utilização de senhas, tokens e criptografia;
- Disponibilidade: Se relaciona com o acesso aos dados, garantindo que somente pessoas autorizadas abram os documentos. Também auxilia na organização das informações e na agilidade com que é possível encontrá-las;
- Integridade: Refere-se ao acesso ao material de forma total e completa. Ou seja, tem como foco assegurar que nada fique incompleto em meio ao sistema.
Qual a importância da segurança virtual?
Não é preciso ser nenhum especialista para saber da importância de estar protegido, seja no meio físico ou digital. Não à toa, grande parte das corporações já investe milhões de dólares — literalmente — em segurança virtual. Seu maior bem — a informação —, afinal, está em risco, o que justifica os montantes gastos.
Mais do que isso, é necessário considerar os efeitos que um possível ataque pode trazer à organização. Além da perda do material em si, um ponto de grande destaque é sua imagem perante o mercado, que fica bem descredibilizada. Há a possibilidade, porém, dessa situação acabar nos tribunais no caso de a informação ser de seus clientes ou fornecedores. E aí a dor de cabeça é ainda maior.
Quais as principais ameaças à segurança virtual?
Para se proteger de um problema, o ideal é apresentar um bom conhecimento sobre esse risco. Dessa forma, uma estratégia interessante é pesquisar mais a fundo cada uma dessas ameaças a fim de garantir sua segurança virtual. Dito isso, confira a seguir alguns dos mais comuns riscos ligados à internet.
- Spyware: Bandidos monitoram tudo o que um usuário faz, tendo acesso não autorizado às informações digitadas em tempo real;
- Phishing: Páginas existentes são falsificadas de maneira a ficarem iguais às originais, enganando os usuários e recolhendo seus dados;
- Malwares: Arquivos mal-intencionados que infectam o dispositivo, podendo prejudicar seu funcionamento e roubar suas informações;
- DDoS: Bastante popular, visa quebrar um servidor por meio do acesso simultâneo de uma grande quantidade de requisições.
Quais os benefícios de investir em segurança virtual?
Mesmo que não se faça necessário pela importância do tema, é sempre válido destacar os benefícios de investir em segurança virtual. Obviamente, a proteção dos seus dados, de seus clientes e fornecedores é um dos destaques. Ainda assim, há mais vantagens que podem te interessar.
Economia de custos
Você já deve imaginar que o investimento para se proteger não é barato, em especial se optar por fornecedores mais capacitados. Isso não significa, porém, que você sairá no prejuízo ao dar o devido destaque à segurança virtual. Na verdade, o que acontece na maioria dos casos é uma redução de gastos.
Essa economia está diretamente ligada aos valores que você despende ao tentar tratar invasões que já ocorreram. Mais do que isso, há também os custos para resolver o problema, a comunicação para melhorar sua imagem e os processos legais. Ao deixar de gastar com esses pontos, você verá uma economia interessante.
Maior lucratividade
Um índice interessante de se analisar é a produtividade de sua equipe quando ela não está preocupada com sua proteção. Por conta disso, a empresa rende mais e, por consequência, fatura mais, entregando seus produtos e serviços de forma rápida e eficaz.
Alia-se a isso a redução de custos descritas no tópico anterior e o que se tem é uma lucratividade bem mais robusta. Este ponto merece um destaque, já que em mercados concorridos, essa pode ser a diferença entre ser o líder ou o último colocado. E, com certeza, você não deseja estar no final dessa competição.
Reputação e imagem
Também é válido mencionar que a reputação de uma empresa que investe em segurança virtual é maior. Essa é, pelo menos, a visão do mercado e de seus consumidores, que passam a confiar nos processos da organização. Indiretamente, este é um fator que traz mais vendas.
O ponto chave de tal discussão está na imagem que a corporação passa a quem busca informações sobre ela. Já imaginou, por exemplo, buscar por um banco e a primeira notícia que encontrar ser de um vazamento de dados? Pois é, este não é o cenário ideal, o que justifica a adoção de tais medidas.
Como melhorar a segurança virtual de uma empresa?
Com tudo o que foi dito até aqui, você já compreende a importância do tema e a necessidade de investir nele. Agora, porém, o foco estará em como fazer isso, já que os criminosos evoluem tanto quanto você. Ainda assim, algumas simples atitudes já pode facilitar muito sua atuação.
Login e senha
Uma estratégia já utilizada em muitas organizações se relaciona ao login e à senha dos usuários. A fim de proteger o sistema contra invasões, é obrigatório que todos os colaboradores alterem suas senhas ao menos duas vezes ao ano. Com isso, se torna mais difícil dar alguma brecha aos invasores.
Ainda falando do básico da segurança virtual, outra dica interessante — e bastante difundida — diz respeito à complexidade desse código. De preferência, sugere-se utilizar um termo mais longo e que não se conecte com sua vida. Mais do que isso, a adição de caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas dificulta o trabalho dos criminosos.
Atualizações constantes
Uma situação rotineira para qualquer usuário da internet é verificar que uma atualização está disponível. Mais comum ainda é ignorar tal aviso e seguir sua vida como se nada te incomodasse. A realidade, entretanto, é que você está dando espaço para a ação dos bandidos digitais.
Em geral, essas atualizações são feitas para resolver problemas, os quais podem estar relacionados à sua segurança. Dessa forma, o mais indicado é sempre atualizar seus sistemas para a versão mais recente, de modo a torná-los protegidos. Esse é um passo que dura poucos minutos e pode salvar sua companhia.
Backup rotineiro
Ainda que a realidade seja bastante distinta disso, o ideal é que realizar backups faça parte da rotina da empresa e de seus colaboradores. Atualmente, a tecnologia em nuvem permite fazer essas cópias de segurança a qualquer momento e de modo a acessá-las quando quiser.
Com isso, não faz sentido deixar seu backup desatualizado, já que em caso de invasões você perderá grande parte de seus dados. E, quando se fala em segurança virtual, essa é uma medida simples e que traz muitos resultados. Mais do que isso, evita que seu trabalho de meses seja perdido em alguns segundos.
Certificados de segurança
Outra estratégia bastante inteligente está em se utilizar de certificados de segurança virtual. O SSL é o mais conhecido e respeitado por auxiliar a criptografar as informações do servidor. Assim, cria chaves e códigos secretos, os quais somente são decodificados quando o destinatário abre o arquivo.
Este é um plugin muito comum e fácil de encontrar, especialmente em sites e lojas online. Aliás, para o e-commerce ele apresenta um valor ainda maior. A explicação para isso está na imagem da organização, visto que os consumidores já entendem a importância de realizar suas compras em um ambiente seguro.
Firewall e antivírus
Muito provavelmente, se você perguntar para qualquer pessoa sobre o assunto, receberá uma incrível sugestão. Eles te falarão para instalar um antivírus e um firewall em seu sistema. Neste caso, a sabedoria popular se faz efetiva, sendo essa uma atitude inteligente perante os riscos.
Para corporações, entretanto, esses softwares devem ser específicos, já que o volume de dados é maior que um usuário comum. Por isso, o departamento de TI de sua empresa deve buscas pelas opções mais interessantes no mercado, analisando seu custo benefício e suas funcionalidades.
Segurança virtual deve ser prioridade!
A preocupação com segurança virtual é mais do que justificada, principalmente pelo número de ataques que ocorrem diariamente. Sendo assim, investir em formas de prevenir essas invasões é não somente indicado, mas também necessário se você quiser resultados expressivos. É preciso, porém, se preocupar também com a segurança de seu espaço físico, o que fica mais fácil com o auxílio de especialistas no tema.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!