Uma tarefa quase impossível de se cumprir hoje em dia é realizar alguma de suas atividades profissionais sem acessórios tecnológicos. A evolução que o mundo apresentou nas últimas décadas fez com que a necessidade por esse aparato crescesse mais a cada dia. Como consequência, hoje é muito complicado fazer qualquer coisa sem o auxílio destes.
Por isso, ao invés de nadar contra a maré, o melhor a se fazer nesse momento é abraçar a mudança. Investir nesses gadgets pode ser bastante útil se você souber como tirar um bom proveito deles. Com essa ajuda extra, afinal, todos os seus processos podem ser tornar mais ágeis e eficientes. E isso vale tanto para o trabalho presencial quanto para o modelo remoto.
Para entender mais sobre esse conceito, fique atento ao texto a seguir. Ao longo dos próximos parágrafos, você poderá conferir a importância desses aparelhos, bem como 12 acessórios que você não pode deixar de ter consigo!
O que são acessórios tecnológicos?
Antes de iniciar essa lista, se faz preciso entender mais a fundo a que ela se refere ao certo. Dessa forma, pode-se dizer que, neste contexto, acessórios tecnológicos representam qualquer tipo de aparelho que possa te auxiliar no ambiente de trabalho. Ou seja, são facilitadores para que você possa atuar com máxima performance.
Vale a pena mencionar, entretanto, que estes não são os aparatos básicos, mas sim aqueles que os acompanham. Na prática, então, o foco deste texto não está em computadores, celulares e televisores. Mas sim nos itens que têm como função apoiar os gadgets principais.
Qual a importância dos acessórios tecnológicos?
Para entender a importância desses produtos, basta analisar a sua rotina de trabalho e como você a leva. Muito provavelmente, para iniciar o seu dia, há sempre aquela checada no celular para ver mensagens, e-mails e notícias. Em seguida, há reuniões, discussões e diversas outras atividades que fazem parte do seu dia a dia.
Pois bem, os acessórios tecnológicos estão presentes em cada uma dessas etapas, mas talvez você não perceba. O celular não se carrega sozinho, e o notebook por si só pode não oferecer tudo o que você precisa. Logo, se faz necessário investir em outros gadgets que complementem esse processo e o facilitem.
12 Acessórios tecnológicos para te auxiliar no trabalho
Com tudo isso em mente, chega o momento de, enfim, começar a listar esses acessórios. Uma dica interessante, porém, é analisar cada uma das tecnologias descritas abaixo e verificar sua real necessidade. Nem todos serão úteis para suas atividades, mas com certeza algum deles fará total diferença em seu cotidiano.
1. Smartwatch
Para começar essa lista, nada melhor do que um item que não sai da sua mão, ou melhor, do seu pulso. Os smartwatches, ou relógios inteligentes, já se tornaram febre, tanto no trabalho quanto na vida. Mais do que apenas mostrar o horário, eles têm como objetivo facilitar o seu dia e te trazer informações.
Para isso, são conectados ao seu celular e exibem as notificações do aparelho sem precisar tirá-lo do bolso. No cotidiano corrido de um profissional, são excelentes ferramentas para ganhar tempo e render mais. Podem ser encontrados por valores de 150 a 5.000 reais, a depender da marca e das funcionalidades oferecidas.
2. Assistente de voz
Outro dos acessórios tecnológicos que já é moda em grandes escritórios é o assistente de voz. Popularizado pela Amazon com sua Alexa, o aparelho apresenta inúmeros recursos para te ajudar ao longo do dia. O principal deles, como se pode imaginar, é não precisar nem se mexer na cadeira para fazê-lo funcionar.
Mais do que isso, essa pequena caixa de som com microfones embutidos pode servir de inúmeras maneiras. Ouvir música, fazer uma lista de compras, pesquisar algo ou tirar uma dúvida. Tudo isso podem ser feito sem que nenhum dedo seja levantado. Para isso, é preciso investir algo entre 200 e 1.500 reais.
3. Teclado e mouse sem fio
Pode até parecer básico demais citar esses itens por aqui, mas muitas pessoas ainda utilizam seus notebooks sem eles. Um ponto de destaque, porém, é que suas funcionalidades não estão apenas na mobilidade. Em especial, sugere-se sua utilização por conta da ergonomia que oferecem ao profissional.
Além disso, são produtos relativamente baratos, principalmente se analisado seu custo benefício. Também são extremamente fáceis de se encontrar e a instalação é rápida e simples. É possível comprar o pacote com os dois ou cada um individual, e os preços variam entre 50 e 400 reais.
4. Power Bank
Infelizmente, mesmo com toda a evolução vista nos últimos anos, as baterias dos celulares continuam a deixar seus donos na mão. Em geral, as cargas sofrem para aguentar um dia todo de trabalho, o que faz com que os usuários estejam sempre à procura de uma tomada para conectá-los.
Nada disso será preciso com o auxílio de um power bank, a famosa bateria externa que salva tantas pessoas de ficar offline. Hoje, há modelos por indução, em que nem é preciso conectar o aparelho, sendo preciso apenas deixá-lo sobre estes acessórios tecnológicos. A depender da potência, apresenta valores de 70 a 500 reais.
5. Hub USB
Talvez você nem saiba a que se refere um Hub USB, mas sem a menor dúvida já teve a necessidade de contar com um. Este é um adaptador que apresenta várias entradas USB, super útil para quando você precisa conectar mais de um aparelho ao computador. Uma situação bastante comum quando há tantos gadgets importantes.
Celular carregando, HD externo, teclado e receptor de mouse sem fio, por exemplo, já ocupam três de suas entradas. Isso levando em consideração que seu notebook tenha essa quantidade, já que alguns modelos oferecem menos. Atualmente, é possível encontrar um hub como esse com até 7 portas com valor de 15 a 400 reais.
6. Headphone ou fone de ouvido
Na hora de comparar o trabalho presencial ao home-office, há um tópico difícil de se decidir sobre qual é o pior ambiente para trabalhar. Obviamente, este é o barulho, que pode desconcentrar em ambos os espaços, seja com outros colaboradores ou com cachorro latindo e obra no vizinho.
Para isso, a melhor solução é investir em um bom aparelho de headphone, de preferência sem fio. Se não gostar deste, é possível encontrar boas oportunidades de fones de ouvido, com ou sem fio, a preços mais interessantes. Em geral, pode-se encontrá-los em lojas por 50 a 2.000 reais a depender do modelo e da configuração.
7. Webcam
Muitas pessoas podem se perguntar sobre o porquê de, em pleno 2022, terem que comprar webcams. A grande verdade, porém, é que as câmeras dos computadores não são as melhores para algumas atividades. Em especial após a pandemia, a utilização desses acessórios tecnológicos cresceu e a demanda aumentou.
Ao procurar em lojas especializadas, você poderá encontrar modelos bem diferentes dos que usava há alguns anos. Atualmente, esses aparelhos contam com bluetooth, câmeras Full HD e diversas outras tecnologias interessantes. Para isso, cobram quantias que pode começar nos 50 e chegar aos 500 reais.
8. Monitor
Para os profissionais que se utilizam de notebooks para trabalhar, a tela pode ser um grande problema. Eles ficaram menores e mais leves para trazer mobilidade, mas tal evolução acabou atrapalhando na usabilidade. Sendo assim, nada melhor do que ter um outro monitor para facilitar suas tarefas.
Há, inclusive, quem opte por utilizar o notebook apenas como uma CPU, deixando todas as informações no monitor externo. Outras, por sua vez, preferem utilizar as duas telas a fim de ter mais espaço para abrir planilhas, documentos e navegadores. Para isso, é necessário investir algo em torno de 500 a 3.000 reais.
9. HD Externo
A quantidade de arquivos que se utiliza atualmente é extremamente maior do que o que se via há alguns anos. Não à toa, a memória dos computadores passou de poucos GB para alguns TB em questão de nem uma década. Infelizmente, tal aumento não aliviou a vida de pessoas que trabalham com materiais mais complexos.
Fotos, vídeos e inúmeros programas acabam por tomar boa parte do que se tem disponível, inutilizando assim o aparelho. Contar com um HD externo, portanto, se tornou uma necessidade para esses trabalhadores. A depender da capacidade desejada, é possível encontrá-los por preços de 150 a 1.000 reais.
10. Adaptadores
É muito difícil encontrar uma pessoa, no ambiente que for, que nunca tenha tido problemas com suas conexões. Hoje em dia, afinal, existem cabos para tudo, e um nunca é compatível com o outro. O resultado disso é uma grande confusão que acaba por complicar o seu trabalho e atrapalhar o seu dia.
Por isso, o mais indicado é ter sempre com você alguns adaptadores, acessórios tecnológicos extremamente úteis. Seja para celular, computador ou até mesmo para a televisão, em algum momento você precisará deles. Felizmente, tais itens podem ser encontrados por valores baixos em praticamente qualquer lugar.
11. Organizador de cabos
Ainda que não seja exatamente um item tecnológico, o organizador de cabos é aquele objeto simples e que ajuda muito. A justificativa para isso está na quantidade de fios que uma pessoa deve ter ao seu lado para poder atuar corretamente. Carregadores do celular e do computador, cabo HDMI e USB, além de tantos outros.
Assim, uma boa solução é investir em pequenos itens plásticos feitos para organizar essa confusão. Há diversos modelos disponíveis no mercado, com capacidade para inúmeros cabos e com preços bem baixos. Com 10 reais já é possível encontrar alguns, mas é sempre bom analisar a durabilidade e a praticidade de usar o item.
12. Mesa digitalizador
Para finalizar essa lista, surge um aparelho que muitos profissionais talvez nunca tenham visto. Mais do que isso, podem nem chegar a utilizá-lo, já que é um dos acessórios tecnológicos que se enquadra em apenas alguns setores. Mas, se você trabalha com desenho, imagens ou projetos complexos, com certeza já ouviu falar.
As mesas digitalizadoras funcionam como um grande tablet em que você pode desenhar e realizar inúmeras funcionalidades. Geralmente, são mais utilizadas por designers, arquitetos ou mesmo fotógrafos, já que dão mais precisão ao seu trabalho. Ainda que haja opções por 200 reais, produtos de alta qualidade podem facilmente ultrapassar os 20.000 reais.
Está na hora de investir em acessórios tecnológicos!
Mesmo os profissionais que não são muito adeptos à tecnologia precisam se adaptar a essa nova realidade. Para o bem ou para o mal, esses acessórios tecnológicos vieram para ficar, e cabe aos trabalhadores fazerem o melhor uso deles. De nada adiantará, entretanto, ter tudo isso se seu espaço corporativo não for funcional. Para garantir este ponto, o ideal é ter ao seu lado parceiros que agreguem conhecimento e experiência ao projeto.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!