Pelos mais diversos motivos, algumas empresas precisam investir em um escritório de luxo para encantar seus clientes. Esse tipo de estratégia é bastante comum, especialmente em determinados nichos do mercado. Grifes de alto requinte, escritórios de advocacia e consultórios sofisticados são apenas alguns dos exemplos mais evidentes.
Alcançar esse objetivo, entretanto, não é fácil — e muito menos barato. Mais do que bom gosto, se faz necessário ter conhecimento sobre a área e dinheiro de sobra. Não são apenas os móveis que trazem essa opulência ao ambiente, mas também inúmeros outros fatores do projeto. A notícia boa é que, seja ele moderno ou clássico, o luxo está sempre na moda.
Ficou interessado no tema? Fique atento ao texto a seguir para descobrir como elevar o nível de requinte de seu ambiente de trabalho. Mais do que isso, ao longo dos próximos parágrafos você poderá encontrar 10 dicas incríveis para considerar nesse projeto!
O que é um escritório de luxo?
Quando inicia uma reforma, toda empresa deseja que seu espaço de trabalho conte com uma certa sofisticação. Seja por conta da opinião do dono ou as necessidades da organização, este é um cenário comum. Para começar o projeto, porém, se faz preciso entender ao certo este conceito para não haver nenhuma confusão.
Primeiramente, é necessário ficar evidente que luxo não tem a ver — obrigatoriamente — com valor. Na verdade, o termo possui inúmeros significados, e o que mais se enquadra neste caso se relaciona com conforto, requinte e comodidade. Luxo, afinal, é contar com um ambiente bonito, funcional, limpo, confortável e organizado.
Por que investir em um escritório de luxo?
Como explicado acima, há diversas razões pelas quais uma empresa pode investir em um escritório de luxo. Por vezes, esta é apenas uma vontade dos gestores, enquanto em outras é uma maneira de se posicionar no mercado. Encantar os clientes também é bastante lembrado, tal como trazer conforto aos colaboradores ou mesmo se destacar perante os demais.
A grande verdade, entretanto, é que o mercado de luxo cresce a passos largos no Brasil, em especial nos últimos anos. Ainda que possa parecer controverso em um país com economia instável, essa é a realidade. De acordo com a consultora de moda Gloria Kalil, os brasileiros ainda estão se acostumando com o setor e entendendo suas características.
“O Brasil está tendo grande visibilidade e, com isso, tanto nós temos mais acesso a gastronomia, viagens, produtos e serviços luxuosos, quanto as grandes marcas estão de olho no País. Porém, deve-se pontuar que a noção de luxo é muito variada. As pessoas estão conhecendo os produtos desse segmento e, quanto mais conhecem, mais exigentes ficam.”
Gloria Kalil
Como montar um escritório de luxo?
Uma parte bastante importante do mercado de luxo é que ele não apresenta um padrão. O que é sofisticado para um, pode não ser para outro, e é essa diversidade que o torna interessante. Dessa forma, uma boa ideia é seguir algumas dicas para não se perder em meio a tantas opções incríveis. Para isso, confira abaixo 10 sugestões de pontos a considerar durante esse projeto e garantir o sucesso da empreitada.
10. Foco na funcionalidade
Antes de qualquer outra coisa, é preciso entender que um escritório de luxo é, ainda, um escritório. Isso significa que este continua a ser um ambiente de trabalho, o qual deve ser funcional e produtivo. Sem estes fatores, afinal, ele perde sua grande utilidade. E isso deve ficar evidente deste o início: o luxo não deve sobressair a funcionalidade.
Por isso, todas as suas decisões a respeito do projeto devem levar em consideração seu objetivo principal. O ambiente deve sim encantar os visitantes, mas seu foco segue nos resultados. Logo, da mobília à iluminação, do revestimento aos itens tecnológicos, tudo deve ser voltado à produtividade.
09. Considere todos os espaços disponíveis
Na concepção de um projeto como este, um ponto a se considerar é que não adianta investir em apenas um espaço. A sofisticação deve estar à vista em todos os ambientes, da sala de reunião ao banheiro. Não faz sentido, afinal, sair de uma sala maravilhosa e moderna e se dirigir a um banheiro com móveis velhos e parede descascando.
Assim, uma iniciativa como essa deve agregar valor a todas as áreas do escritório, trazendo coesão ao projeto. Mais do que apenas o luxo pelo luxo, a ideia aqui é trazer resultados, não é? Pois bem, para isso se faz preciso apresentar um escritório coerente e que encante independentemente do cômodo.
08. Defina uma paleta de cores
Não há dúvida alguma de que a paleta de cores certa pode redefinir um ambiente, seja ele corporativo ou residencial. Por isso, atenção neste momento é vital para assegurar o brilho de seu escritório de luxo. Segundo Neil Patel, especialista em marketing, a psicologia pode te ajudar nesta decisão.
“No marketing, toda empresa que tem o luxo como destaque de seus produtos, utiliza a cor preta. É uma cor ligada à legibilidade e, muitas vezes, utilizada como fundo para qualquer outra cor que precise se destacar.”
Neil Patel
Além dela, há outras tonalidades que podem reforçar esse posicionamento da empresa e seu espaço. Dourado, prateado e roxo são bastante utilizadas neste sentido, podendo aparecer como destaque ou em menores proporções. Toda essa análise, porém, deve ser feita junto a especialistas, como designers de interiores ou arquitetos.
07. Pense bem nos materiais
Se tem algo que traz requinte a um ambiente é a correta escolha dos materiais a serem utilizados. E isso independe do estilo de arquitetura que você deseja aplicar em seu escritório de luxo. Alguns dos que mais trazem tal opulência ao espaço são o vidro, o couro e o inox.
Ainda assim, é possível sair das escolhas comuns e investir em algo totalmente novo, desde que o projeto seja pensado desse modo. O rústico está na moda, e com ele vem a madeira e superfícies mais brutas. Dessa forma, é possível sim encontrar oportunidades interessantes que fogem do ponto comum.
06. Invista em um bom mobiliário
Muitas pessoas consideram um escritório uma tela em branco, pronta para receber o toque do artista. Com os tópicos acima, um bom esboço já foi feito, mas ainda há mais a se fazer. O próximo passo, então, é a escolha dos móveis que serão utilizados no espaço e trarão vida a ele.
Considerando sempre as cores e os materiais do projeto, chega o momento de se dedicar à mobília. No ambiente corporativo, porém, algumas são as soluções que afetam tanto a estética quanto a produtividade do cômodo. Cadeiras e mesas são os itens principais desta área, e levar em consideração a ergonomia é vital para o sucesso.
05. Tecnologia é sempre bem-vinda
Atualmente, o moderno e o sofisticado estão extremamente interligados, inclusive na arquitetura. Sendo assim, não há como investir em um ambiente requintado, mas sem a tecnologia que o trará ao século XXI. Obviamente que sempre levando em consideração os custos e as necessidades, este é um fator de destaque no assunto.
Por isso, diversas são as organizações que optam por tornar seus escritórios luxuosos em maestrias da tecnologia. Computadores, impressoras, celulares e assistentes de voz são sempre bem-vindos. Mais do que isso, busque por soluções que realmente façam a diferença no dia a dia de seus colaboradores.
04. Não se esqueça do conforto
Um erro bastante comum — e as vezes fatal — na hora de montar um escritório de luxo é se esquecer do conforto. Não é nenhum desafio, afinal, entrar em um local maravilhoso, mas não conseguir ficar 5 minutos sentado na cadeira. Pode ser linda, mas de confortável não tem nada.
Imagine, então, que esta é a sensação que seu cliente ou seus colaboradores têm toda vez que entram no espaço. Não é o ideal, correto? Por isso, este é um item que deve estar nas prioridades do projeto, sendo preciso investir tempo para analisar as opões. Na hora de comprar, teste, sente, analise. Somente assim fará a escolha certa.
03. Aposte na decoração
Nem somente de móveis e aparelhos eletrônicos se faz um escritório, e você sabe disso. Mesmo com estes objetos, ainda fica faltando um toque final para o projeto, aquela cereja em cima do bolo. E, na arquitetura corporativa, essa é representada pelos itens decorativos, os quais trazem vida ao ambiente.
Apostar em plantas é uma ideia incrível e que funciona em todas as situações. Além de auxiliar na estética, elas trazem um contraste com os demais itens e auxiliam na saúde mental dos presentes. Quadros para escritórios, espelhos, tapetes, almofadas e outros objetos também podem ser bastante úteis neste momento.
02. Fique atento à iluminação
Ao mencionar a iluminação em um texto sobre escritórios de luxo, é natural vir à mente um grande lustre todo de cristais. Na prática, entretanto, não se faz preciso investir milhares de reais em uma única peça. Se puder e quiser, sem problemas. Mas o foco aqui está na claridade que o espaço proverá.
A iluminação natural é uma excelente escolha, mais sustentável e que traz uma sensação boa. Para isso, é preciso ter grandes áreas envidraçadas, as quais servirão como um lindo quadro a depender de sua localização. Investir em lâmpadas LED também é uma ótima opção, especialmente para espaços mais escuros.
01. Complete com acessórios
Pode parecer que sua reforma está pronta com todos os tópicos mencionados mais acima. Na realidade, porém, ainda falta um ponto para realmente poder chamar seu escritório de requintado ou sofisticado. Estes são os acessórios, itens que não são essenciais, mas podem causar uma boa impressão a trabalhadores e visitantes.
Uma boa máquina de café profissional pode ser o toque de classe, bem como a louça em que ele será servido. Uma grande televisão na recepção, um sistema completo de áudio ambiente ou mesmo uma área ao ar livre também são ótimas escolhas. Aqui, o céu é o limite para você encantar seus clientes, mas sempre utilizando o pensamento lógico e focado nos resultados.
Que tal investir em um escritório de luxo?
É bem verdade que ter um escritório de luxo não é essencial para a grande maioria das empresas. Ainda assim, há segmentos em que este requinte se faz necessário e não há como fugir. Se este é o seu caso, o mais indicado é ter ao seu lado um parceiro que possa agregar conhecimento e experiência ao projeto.
Desde 2005 a T2 Arquitetura e Engenharia Corporativa atua no mercado como um parceiro para outras empresas no planejamento de obras. Tem como foco o trabalho junto às companhias, especialmente em projetos comerciais. Com escritório em São Paulo, atende todo o Brasil, realizando todas as etapas de um projeto. Da obra à entrega das chaves, você não se preocupa com nada. É mais facilidade e comodidade para você e seus colaboradores.
Tem alguma dúvida ou precisa de um auxílio? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas sobre sua situação. Ficaremos felizes em poder te ajudar nesse momento tão especial!